1000 TSURUS: Campanha inicia entregas em jogos no Brasil neste fim de semana e em cidades do Japão

A campanha 72 mil Tsurus pela Paz, uma iniciativa da “Ação do Bem 1000 Tsurus por 1 Desejo”, criada em Campo Grande (MS) por Lígia Oizumi em homenagem às vítimas de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki e em apoio a extinção das armas nucleares no mundo. A iniciativa de levar o bem e a paz por meio de confecção de tsurus (ave sagrada no Japão confeccionada em papel utilizando a técnica do origami com dobraduras em papel) superou as expectativas e os voluntários conseguiram atingir mais de 100 mil tsurus.

 

A idealizadora da campanha Ligia Oizumi. Foto: divulgação

 

As aves-símbolo da paz, boa sorte, saúde, longevidade e esperança começarão a ser entregues em jogos oficiais da Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. A entrega também será realizada em 4 cidades do país nipônico: Saitama, Okinawa, Hiroshima e Nagasaki, as duas últimas vítimas dos únicos ataques com bombas nucleares contra civis.

Os 103.164 tsurus serão entregues no Brasil e no Japão. Do total, 7 mil foram levados ao Japão e serão entregues por Lígia Oizumi em abrigos, asilos, hospitais e monumento da Paz nas províncias de Hiroshima, Nagasaki e Okinawa durante este mês.

O demais tsurus serão entregues pelos voluntários da campanha em jogos de futebol do Campeonato Brasileiro e Libertadores. Nos estádios, o objetivo da entrega é representar não somente uma homenagem às vítimas das bombas nuclares no Japão, mas também para conscientizar os presentes pela paz nos estádios, diante das últimas notícias lamentáveis de mortes de torcedores envolvidos em confrontos.

No Japão, Ligia Oizumi cumpre uma série de compromissos como reuniões com a Embaixadora da Paz de Hiroshima Tomoko Aikawa e visitas em Hiroshima e Nagasaki. Para isso, conta com a ajuda das voluntárias do Japão, Silvana Akimi e Rose Hirose.

 

Ligia Oizumi (centro) destaca a uniao de todos pela paz – Divulgação

 

Simultaneamente ocorrem ações no Brasil. Na segunda-feira, dia 7, a partir das 9 horas, por iniciativa do vereador George Hato (PMDB), será realizada uma sessão solene em Homenagem às Vítimas de Hiroshima, Nagasaki e da Batalha de Okinawa na Câmara Municipal de São Paulo.

Na ocasião, Ciro Yoshinaga e Kenzo Tamashiro, voluntários do projeto 1000 Tsurus por 1 Desejo em SP, realizarão a entrega de 5 placas de homenagem aos representantes das províncias de Hiroshima, Nagasaki e Okinawa, para o Takashi Morita, sobrevivente da Bomba de Hiroshima e presidente da Associação de Hibakushas do Brasil e para o vereador George Hato. As placas de homenagem foram doadas pelo projeto e confeccionadas com o tema Brasil e Japão, países irmãos, países de Paz pelas voluntárias do Mato Grosso do Sul Pimpa Aruda e Silvia Martinez

Estão programadas ações também nos jogos do Campeonato Brasileiro deste fim de semana.  Além da entrega de tsurus aos torcedores, está previsto 1 minuto de silêncio antes do início das partidas dos jogos. A ideia é com que os jogadores segurem os tsurus durante o hino nacional e após realizarão a entrega dos tsurus ao time adversário. Também as crianças que acompanham os jogadores na saída do túnel estarão com um colar de tsurus.

As torcidas também ajudarão colocando energia positiva com gritos pela Paz e com bandeiras.

Neste domingo, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, os torcedores da partida  Coritiba x Chapecoense receberão cerca de 16 mil tsurus; também no domingo, Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), serão entregues 11 mil tsurus no jogo Avaí x Santos.

Na próxima quinta-feira, 10, os torcedores que comparecerem à Vila Belmiro, em Santos, para a partida Santos x Atlético Paranaense, receberão 16 mil tsurus e no dia 13 de agosto, domingo, no jogo entre Santos e Fluminense (Vila Belmiro em Santos/SP), serão entregues outros 30 mil tsurus.

 

Objetivo da Campanha – A iniciativa 72 mil Tsurus pela Paz tem como ponto inicial fazer uma homenagem do Brasil às vítimas de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki 72 anos pós Segunda Guerra Mundial. Com intuito de conscientizar a população sobre a importância da paz, não somente por meio da ausência de guerras, mas também por meio da paz interior e viver em harmonia.

Superando metas e divisas – Participaram da campanha cerca de 30 mil pessoas, em 7 estados brasileiros (MS, DF, PR, SC, SP, RJ e PE), entre voluntários, moradores de comunidades de baixa renda, descendentes nikkeis e brasileiros, além de detentos e adolescentes em casas de recuperação para menores infratores.

A campanha teve como meta dobrar 72 mil tsurus, porém em 45 dias, superaram a meta e juntos conseguiram dobrar 103.164 tsurus. O número mostra que quando se tem um propósito, a união das pessoas faz a diferença em pouco tempo.

“Não é só dobrar um papel, é muito mais que isso. É reunir famílias, amigos e fazer novos amigos. É deixar o celular de lado por alguns minutos e se concentrar em pensar em boas coisas, sem reclamar. É você repensar nos seus sonhos de vida e na capacidade que você tem de aprender e de realizar qualquer coisa que se proponha a fazer. Sempre passo a passo, dobra por dobra você chega lá”, se a união dos voluntários nada seria possível diz a idealizadora da campanha Lígia Oizumi.

 

Curiosidade – Em média, para um dobrador experiente, leva 2 minutos para dobrar 1 tsuru. Uma única pessoa levaria 3.439 horas, 143 dias ou quase 5 meses ininterruptos sem parar 1 minuto para dobrar 103.164 tsurus.

 

HIROSHIMA

Data: 04/08 – Horário: 16h00

Ações:

– Visita ao Abrigo de Crianças Hikari no Sono Setsuri no Ie em Hiroshima. O Abrigo auxilia crianças japonesas que sofreram abusos.

– Palestra 1000 Tsurus por 1 Desejo

– Entrega de 1000 Tsurus para as crianças e um pedido de PAZ em suas vidas

 

Data: 05/08 – Horário: 15h

Ações:

– Mutsumi – Refúgio de Sobreviventes de Hiroshima

– Entrega de tsurus aos sobreviventes

 

Horário: 16h00

Ações:

– Parque Memorial da Paz de Hiroshima e Monumento das Crianças à Paz

– Entrega de 1000 Tsurus no monumento das Crianças à PAZ conforme tradição.

 

Data: 06/08 – Horário: 7h00

Ações

– Início da Cerimônia Oficial de Homenagem às vítimas das Bombas de Hiroshima e Nagasaki

 

Horário: 18h00

Ações:

– Cerimônia Toro Nagashi. Toro Nagashi é um cerimônia japonesa simbolizada através de lanternas flutuantes nas águas do rio. A lanterna (tooro) é feitas de papel, iluminada por uma vela em seu interior e inscrita uma mensagem para os antepassados e entes queridos falecidos.

 

 

NAGASAKI

Data: de 07 a 10/08

Evento: 9ª Conferência Geral de Prefeitos pela Paz

Ações: Lígia Oizumi participará representando a Prefeitura de Chapecó e na ocasião realizará entrega de placas de homenagem da Prefeitura de Chapecó aos prefeitos de Hiroshima e Nagasaki, juntamente com obras de arte em aquarela da Artista Plástica Marlowa com a temática – Brasil e Japão, irmanados pela Paz, gentilmente doados pela Associação Nipo de Chapecó/SC.

– Entrega de tsurus no Hospital de Genbaku, administrado pela Cruz Vermelha Japonesa e que presta atendimento aos sobreviventes da Bomba Atômica.

 

SAITAMA

Data: 14/08

Ações:

– Entrega de 1000 Tsurus dobrados por crianças de Chapecó/SC para crianças brasileiras de Saitama durante o treino do time Chapecoense. O Time Chapecoense jogará contra o time japonês Urawa Red Diamond no dia 15/08, final da Copa Suruga no Saitama Stadium .

 

OKINAWA

Data: 24 a 26/08

Ações:

– Lígia Oizumi se reunirá com  Governador de Okinawa, representando a Prefeitura de Chapecó e na ocasião realizará entrega de uma placa de homenagem da Prefeitura de Chapecó, juntamente com uma obra de arte em aquarela da Artista Plástica Marlowa com a temática – Brasil e Japão, irmanados pela PAZ, gentilmente doados pela Associação Nipo de Chapecó/SC.

– Visita ao Museu Memorial da PAZ Himeyuri (Himeyuri Heiwa Kinen Shiryoukan) em Okinawa.

– Entrega de tsurus em asilos e Hospitais em Okinawa (em breve locais).

 

Facebook /1000Tsuruspor1Desejo

www.tsuruspelapaz.com.br

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *