104 ANOS: Abertura da Semana Cultural do Japão reúne cerca de 200 pessoas na Câmara dos Deputados

No último dia 26, a Câmara dos Deputados, por meio do grupo parlamentar Brasil-Japão e com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, promoveu a abertura oficial da Semana Cultural do Japão em homenagem aos 104 anos da Imigração Japonesa no Brasil. O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB-PR), presidente do grupo parlamentar Brasil-Japão, foi o idealizador da solenidade. Em sessão solene presidida por Luiz Nishimori, os deputados Hidekazu Takayama, Keiko Ota (PSB-SP) e Junji Abe (PSD-SP) participaram da entrega de menção honrosa a descendentes nikkeis e pessoas que auxiliam na promoção e divulgação da cultura japonesa no Brasil.

 

Cerimônia reuniu cerca de 200 pessoas na Câmara (foto: divulgação)

 

No total, foram dez homenageados: o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa; o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Massami Uyeda; os diretores de empresas de comunicação Raul Takaki, presidente da Editora Jornalística União Nikkei – que edita os jornais Nikkey Shimbun (em japonês) e Jornal Nippak (em português) e Eduardo Mizumoto; e presidentes e colaboradores de associações e entidades nikkeis, como Takumi Shimada; Mitsutoshi Akimoto; Hatiro Shimomoto; Hideo Iwasaki; Toyohiro Shimura; e Yoshio Okamura.

 

O ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto foi homenageado (foto: divulgação)

 

Na ocasião, o embaixador Miwa enfatizou que pretende continuar se empenhando na parceria tradicional entre Brasil e Japão, citando diversas ocasiões e visitas em que os dois países têm se relacionado. Miwa elogiou o trabalho dos parlamentares, em especial ao deputado Luiz Nishimori pela organização da sessão e disse estar muito agradecido pela homenagem.

 

O embaixador Miwa enfatizou que pretende continuar empenhando-se na parceria tradicional entre Brasil e Japão (foto: divulgação)

 

O ministro Massami Uyeda também destacou a honra de receber a homenagem, além de agradecer ao Brasil pelo acolhimento aos imigrantes japoneses e destacar o trabalho e dedicação que nossos antecedentes deixaram. A finalização foram as palavras do hino nacional: “Terra adorada. Entre outras mil és tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil”.

 

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Massami Uyeda (foto: divulgação)

 

Os homenageados Takumi Shimada e Akimoto Mitsutoshi também agradeceram a menção honrosa e mostraram-se muito contentes pelo reconhecimento.

Durante a semana foram realizadas exposições no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados. Foram expostos quadros da tradicional estampa ukiyo-ê e painéis sobre a reconstrução e aspectos culturais da região de Tohoku após o Grande Terremoto do Leste do Japão, além de ikebanas, os tradicionais arranjos florais japoneses.

“O evento foi uma justa homenagem a algumas pessoas que fazem a diferença na nossa sociedade e, ao mesmo tempo, integram, difundem e mantêm a cultura nipo-brasileira. Os homenageados são representantes de milhares de pessoas que, com pequenos atos do dia a dia, contribuem por uma causa maior, uma causa de todos”, afirma Nishimori.

 

O deputado Luiz Nishimori foi o idealizador do evento (foto: divulgação)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CAMPO GRANDE: ‘Maior e com mais atrações’, Bon Odo...   Considerada a maior festa da comunidade japonesa de Campo Grande (MS), o tradicional Bom Odori chega este ano a sua 30ª edição. O evento mar...
DANÇA: Espetáculo na Comunidade Yuba reúne dois íc... A Associação Comunidade Yuba, com o apoio de Japan Foundation São Paulo, Matsubara Hotel, Departamento Municipal de Cultura da Cidade de Mirandópolis ...
JOJOSCOPE: O Livro de Travesseiro   Sei Shonagon, retratado provavelmente por Tsukioka Settei Escrito no século 10 em Heiankyô (平安京), atual Kyoto, por Sei Shônagon (c. 966-...
A SAMURAI: Campanha para viabilizar graphic novel ... Imagine-se no Japão, meados do período Edo. Você é uma menina que, ainda muito pequena, foi vendida para o okiya (casa das gueixas) para ser doutrinad...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *