104 ANOS DA IMIGRAÇÃO: Na Assembleia Legislativa de São Paulo, Jooji Hato promete cerimônia ‘ousada’

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo será palco de dois eventos alusivos aos 104 Anos da Imigração Japonesa no Brasil em menos de uma semana. O primeiro, solicitado pelo deputado estadual Jooji Hato (PMDB), será nesta segunda-feira (18), quando se comemora o Dia da Imigração Japonesa, e está marcado para ter início às 20 horas no Plenário da Casa. O segundo, por solicitação do deputado Hélio Nishimoto, acontece no dia 21 (quarta-feira), às 18h30, no Auditório Franco Montoro da Alesp.

 

O deputado Jooji Hato "Não vou decepcionar a comunidade" (foto: Aldo Shiguti)

 

“Pela primeira vez a homenagem será realizada no Plenário da Alesp”, ressalta Hato, afirmando que pretende realizar uma cerimônia “ousada”. “Não quero decepcionar nossa comunidade. Por isso, a ideia é homenagear os pioneiros que sofreram muito quando aqui chegaram. Sem saber os costumes e tendo que se adaptar a uma alimentação diferente da sua, nossos antepassados superaram todas as adversidades com muita luta e trabalho. Então, nada mais justo do que prestar uma homenagem à altura, na maior casa legislativa do país”, exalta o deputado peemedebista, acrescentando que o Plenário comporta 1200 pessoas.

“Para mim será um grande desafio lotar aquele espaço. Afinal, a cerimônia será realizada em plena segunda-feira, à noite, e é bom lembrar que as pessoas terão que enfrentar o trânsito caótico de São Paulo”, conta Hato, para logo em seguida emendar, empolgado: “Vamos encher”.

 

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo abrigará evento comemorativo da imigração (foto: divulgação)

 

E o deputado conta que a solenidade não ficará restrita a quem estiver no local. O evento, antecipa, será transmitido para a TV Alesp para 640 municípios. “Desta forma, a trajetória dos imigrantes japoneses, não só o sofrimento como também sua cultura, poderão chegar a um número maior de lares”, enfatiza Hato, que nesse dia terá a “concorrência” de um outro evento comemorativo na Câmara Municipal de São Paulo (leia matéria nesta página).

“Tentamos conversar, mas não teve jeito. O meu evento estava agendado desde o início do ano.”, lamentou, afirmando que “pelo menos o deputado Hélio Nishimoto se comprometeu a realizar um único evento em 2013”.

A programação na Assembleia Legisltiva consistirá em homenagens a todos os kenjinkais , a personalidades – entre elas Yoshiko Okamura, de 102 –, ao cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, às entidades assistenciais e as entidades representativas da comunidade nipo-brasileira, incluindo Bunkyo – alvo da homenagem a poucos quilômetros dali –, além da imprensa nipônica e professores de karaokê.

 

Pedacinho do Japão – “Estão programados vários eventos para o mesmo dia, mas o que marca a imigração japonesa ao longo desses 104 anos é o conjunto dos kenjinkais porque cada um representa um pedacinho do Japão. O objetivo é fazer com que essa homenagem sirva de exemplo para as futuras gerações, pois bons exemplos devem ser preservados”, diz Jooji Hato.

Para facilitar o acesso dos visitantes, no dia 18 o estacionamento da Alesp será liberado.

Após a solenidade será oferecido uma degustação de comida japonesa no hall da Assembleia.

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MISSA: Missa de 7º Dia de Cláudio Hori Claudio Hori. Jornalista e apresentador de rádio e televisão Será celebrada neste sábado, 20, ao meio-dia, na Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforc...
BERTIOGA: Festa da tainha atrai visitantes de vári...   Evento acontece às sextas-feiras, sábados e domingos, até 04 de agosto     (Foto: divulgação)   O terceiro fi...
SOCIAL: Homenagem o desembargador aposentado do Tr... HOMENAGEM – A Aliança Cultural Brasil-Japão organizou um jantar de adesão no último dia 14, no Buffet Colonial (zona sul de São Paulo) para cerca de 6...
CINEMA: Festival Indie Mostra de Cinema Mundial sã...   Além das retrospectivas dedicadas aos diretores Jean-Claude Brisseau (com dez longas-metragens), da França, e Wang Bing (com oito fitas), da...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *