110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Comissão convida governador Geraldo Alckmin para a cerimônia oficial no dia 21 de julho

Representantes da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil se reuniram no último dia 9 com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com o intuito de convidá-lo para a cerimônia oficial que acontece no dia 21 de julho, concomitantemente com o 21º Festival do Japão, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (zona Sul de São Paulo). A solenidade deve contar com a presença da princesa Mako, conforme informações divulgadas pela imprensa japonesa.

 

Comissão busca apoio do governo estadual para as comemorações. Foto: Jiro Mochizuki

 

A audiência com Alckmin, realizada na sala de reuniões do Palácio dos Bandeirantes – edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador – foi solicitada pelo vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e presidente da Comissão de Relações Governamentais da entidade, Carlos Kendi Fukuhara – que na ocasião representou também o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro. Estiveram presentes a presidente do Bunkyo, Harumi Goya – que também preside a Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa –, a cônsul geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; o cônsul Kenji Iwashima; o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) – entidade responsável pelo Festival do Japão –, Yasuo Yamada; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aiichiro Matsunaga; o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Akeo Yogui e o presidente do 21º Festival do Japão, Toshio Ichikawa, que também preside a Associação Toyama Kenjin do Brasil.

A delegação foi recebida pela chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do Governo do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava. Também participaram do encontro a assistente do Cerimonial para Assuntos Internacionais, Mariana Pace, e o assessor especial Pedro Guerra.

 

Governador Geraldo Alckmin se colocou à disposição da comunidade para a celebração. Foto: Aldo Shiguti

 

Princesa – Após entregar o convite para a cerimônia oficial, Harumi Goya falou sobre a logomarca dos 110 anos, criada pelo artista plástico Kazuo Wakabayashi. Goya informou que, em ocasiões especiais como esta, a família imperial “sempre envia alguém”. “Apesar de ainda não termos nada confirmado oficialmente, os jornais dão como certa a vinda da princesa Mako”, disse Goya, que também entregou uma lista com todos os eventos comemorativos e mostrou um exemplar da obra coletiva coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada, intitulada Intercâmbio Cultural Brasil-Japão.

Carlos Fukuhara se encarregou de apresentar um a um os membros da delegação e lembrou que, em 2004, Alckmin assinou um decreto, instituindo o Grupo de Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de proceder o encaminhamento das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Estado de São Paulo. O Grupo de Trabalho foi presidido pelo então vice-governador do Estado, Claudio Lembo, e coordenado por José Roberto de Andrade Filho, assessor especial da Assessoria Internacional do Governo.

 

Governador ficou curioso sobre hierarquia das gerações. Foto: Aldo Shiguti

 

Ao ser informado por Yasuo Yamada que o Kenren reúne 47 associações de províncias, Alckmin lembrou que esteve no Japão em 2004, ocasião em que visitou a província de Toyama – que há 33 anos mantém Acordo de Fraternidade com o Estado de São Paulo – e conheceu o governador Yutaka Nakaoki, que ficou seis mandatos no cargo.

Pré-candidato do PSDB à Presidência da República e presidente nacional do PSDB, Alckmin lembrou também a visita que o ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi fez ao Brasil, em 2004, e sua emoção ao sobrevoar, de helicóptero, a comunidade de Guatapará.

No final, Alckmin disse que “a festa também é nossa” e se colocou à disposição no que for preciso.

 

Alckmin folheia o livro Intercâmbio Cultural Braasil-Japão. Foto: Aldo Shiguti

 

Parceiro – Ao Jornal Nippak, o governador disse que o Estado de São Paulo não podia ficar fora das comemorações. “Para nós é uma alegria comemorar junto com a comuinidade japonesa e todas as províncias japonesas os 110 anos da chegada do Kasato Maru aqui em São Paulo, no porto de Santos, e destacar o grande trabalho e a integração da comunidade japonesa no Brasil e dizer que nós, brasileiros, nos orgulhamos de ter a maior comunidade japonesa aqui no Estado de São Paulo e que está na vanguarda das artes, da agricultura, das empresas indústrias da inovação, do comércio, dos serviços, das profissões liberais e da área financeira. Então, se Deus quiser, estaremos juntos comemorando esta importante presença da comunidade japonesa e os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ainda na época da cultura do café no Estado de São Paulo”, destacou Alckmin, acrescentado que hoje o Japão é hoje um dos maiores investidores do mundo e um importante parceiro do Estado de São Paulo.

 

Harumi Goya conversa com governador durante audiência. Foto: Aldo Shiguti

 

Harumi Goya destacou a importância do encontro explicando que foi uma forma de envolver o governo estadual nas comemorações. “O governador se colocou à disposição da comunidade no que precisar. Ele não prometeu um decreto a exemplo do que fez nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, mas somente o fato de ele ter se colocado à disposição para a comunidade no que precisar já abre um importante caminho para nós. E como a assessora para Assuntos Internacionais também estava presente, a reunião foi muito produtiva”, disse Goya.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    9º Prêmio Internacional de Mangá As inscrições já estão abertas e terminam em 12 de junho Já estão abertas as inscrições para a nova edição do Prêmio Internacional de Mangá, promovid...
    ASIAN & JAPAN FOOD: CÔNSUL-GERAL DO JAPÃO EM ... Na companhia do presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, visitou os corredores da As...
    COMUNIDADE: Livro “Em Tarde Ser – Crônicas, Fotos ... O advogado e psicanalista Gonçalo Luiz de Melo e o fotógrafo Luiz Barros Braga lançam o livro “Em Tarde Ser – Crônicas, Fotos e Haikais” nesta sexta-f...
    NIPPAK JOVEM: Paulista de Drift recebe primeira pi... Drift 1ª etapa da segunda temporada terá a primeira piloto a competir (foto: divulgação)   Aline Hiromi Ito, 31 anos, será a primeira pilo...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *