110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Comissão dos 110 Anos entrega prêmios do Sorteio Filantrópico

Em cerimônia realizada no último dia 14, no Pequeno Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, a Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil entregou os prêmios referentes ao Sorteio Filantrópico cujos vencedores foram conhecidos pela extração da loteria federal do dia 24 de fevereiro.

 

Comissão entrega prêmios do Sorteio Filantrópico dos 110 Anos da Imigração. Foto: Aldo Shiguti

 

Além dos ganhadores e membros da Comissão, estiveram presentes o vice-presidente da Toyota do Brasil, Celso Simomura, o cônsul Kenji Iwashima; Eduardo Yoshida, membro do Conselho Superior da Aliança Cultural Brasil-Japão; Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz, e Eiki Shimabukuro, presidente da Associação Okinawa Kenjinkai do Brasil.

Em seu discurso, a presidente da Comissão dos 110 Anos e do Bunkyo, Harumi Goya, admitiu que “distribuir os 25 mil bilhetes deste sorteio, em poucos meses, não foi fácil”. Felizmente, pudemos contar com o apoio de inúmeras entidades, tanto de São Paulo, do interior, como de outros Estados. Contamos ainda com a incansável colaboração de numerosos voluntários, amigos e até mesmo desconhecidos nossos que se envolveram nesse desafio de vender a rifa Toyota Prius”, destacou Harumi, acrescentando que foram vendidos 23.981 bilhetes, que proporcionou uma arrecadação total de R$ 762. 160,00.

 

Eduardo Nagatomo e esposa com o vice-presidente da Toyota do Brasil, Celso Simomura (centro). Foto: Aldo Shiguti

 

“Trata-se de uma prova de que todos estão comprometidos com o sucesso dos 110 anos da imigração japonesa. Isso nos deixa imensamente felizes, com a certeza de que iremos celebrar com dignidade a memória de nossos pioneiros”, explicou, lembrando que toda arrecadação será  revertida em prol das comemorações bem como para melhorias das instalações do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP), onde anualmente é realizado o Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos.

Por fim, Harumi parabenizou o ganhador do primeiro prêmio, Eduardo Nagatomo, “por sua incrível sorte, conquistando um prêmio – o Toyota Prius – que foi desejado por pelo menos 23.980 pessoas”.

 

Helen Shiba Ohara, ganhadora do 2º Prêmio, com Teruco Kamitsuji. Foto: Aldo Shiguti

 

Antes de entregar as chaves ao ganhador, o vice-presidente da Toyota do Brasil disse que a história da montadora “sempre esteve ligada à comunidade nipo-brasileira”. “Não por coincidência, no ano que se comemoram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a Toyota do Brasil completa 60 anos sempre acreditando no país”, destacou Celso Simomura, lembrando que nos últimos anos a Toyota investiu cerca de R$ 2 bilhões nas plantas de Sorocaba e Porto Feliz e no Centro de Treinamento em São Bernardo do Campo.

 

Marie, representando o irmão, Ernesto Arashiro, recebe o 3 Prêmio. Foto: Aldo Shiguti

 

Papel fundamental – “A comunidade nikkei tem um papel fundamental na história de 60 anos da Toyota do Brasil, e estamos honrados em colaborar com essa celebração por meio da doação do Prius, nosso embaixador da tecnologia hibrida. Em julho, mês escolhido para a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa ao País, contribuiremos ainda com a implementação de conceitos e práticas do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) durante o Festival do Japão, melhorando a organização e otimizando o fluxo de visitantes na área destinada à praça de alimentação no local onde acontecerá o evento”, disse Celso Simomura.

 

Rui recebe o prêmio em nome da Toshiba Medical. Foto: Aldo Shiguti

 

Sonho – Acompanhado da esposa, dona Ritsuko, Eduardo Masahiro Nagatomo, de 69 anos, contou que não acreditou ao ser informado que havia ganho o Prius. Técnico eletrônico aposentado e atualmente um dos vice-presidentes da Associação Okinawa Casa Verde, Nagatomo explicou que comprou um único bilhete”. “Comprei  com a intenção de ajudar, mas nunca de passou pela cabeça que pudesse ganhar”, disse ele, lembrando que  estava em um cruzeiro em Punta del Leste quando recebeu a notícia.

Natural de Tupã, no interior de São Paulo, Nagatomo afirmou que “compro rifas quando aperece alguém vendendo na associação”. “Mas nunca ganhei nada”, disse ele, acrescentando que já é proprietário de um Corola.

Se Eduardo Nagatomo não levava muita fé, sua mulher confessa que até sonhou com o carro. “Quando vi o cartaz do Toyota na sede da associação o acaricei e disse para mim mesma que o carro seria meu”, conta dona Ritsuko, afirmando que pretende ficar com o carro.

 

Edson Yuki recebe o quinto Prêmio do cônsul Iwashima. Foto: Aldo Shiguti

 

Outros prêmios – Na ocasião, também foram entregues os prêmios para Helen Shiba Ohara (câmera digital Cannon); para Ernesto Arashiro, que reside em Manaus e foi representado pela irmã Marie Arashiro, (smart TV Panasonic); para Toshiba Medical do Brasil, representada por Rui Ferreira de Almeida, (um smartphone Sony ) e Antonio Kawakami representado por Edson Yuki (microondas Panasonic).

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    SOCIAL: Aliança Cultural Brasil-Japão inaugura Aud... A Aliança Cultural Brasil-Japão realizou, no último dia 27, no Centro Cultural Aliança, no bairro de Pinheiros (zona Oeste de São Paulo), cerimônia de...
    BAIRRO PRIMEIRA ALIANÇA: Moradores, Ex-Moradores e... Moradores, ex-moradores e amigos do bairro da Primeira Aliança, formado entre os municípios paulistas de Getulina e Guaimbe, reuniram-se no último dia...
    COMUNIDADE: Condecorados de Outono pelo governo ja... Trinta e quatro entidades nipo-brasileiras organizaram no último dia 7, no salão nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assist...
    LIBERDADE: Lideranças de lojistas da região centra...   Preocupados com o transito caótico e agressivo na região central de São Paulo a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro realizo...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *