110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Ihoshi exalta visita ‘precursora’ e ‘produtiva’ do embaixador e do cônsul às cidades do interior de SP

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, estiveram em visita às cidades de Araçatuba, Promissão, Cafelândia, Lins e Marília entre os dias 24 e 26 de novembro. O convite às autoridades japonesas para conhecer às cidades do Centro-Oeste Paulista foi feito pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP). Segundo o parlamentar, que no início do mês acompanhou a visita do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD) às cidades de Marília, Tupã e Assis, a visita teve como principal objetivo “preparar o terreno para as comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Embaixador e cônsul visitam cidades que podem receber Família Imperial. Foto: divulgação

 

Explica-se. Marilia e Promissão, que em 2018 também estará comemorando o Centenário da Imigração Japonesa, são candidatas a receberem a visita de algum membro da família imperial, caso isso venha a se confirmar.

Em Marília, o prefeito Daniel Alonso entregou ao embaixador uma carta convidando a família imperial para visitar a cidade.

 

Autoridades japonesas na sede social do Nikkey de Marilia, onde assisitiram apresentações culturais. Foto: divulgação

 

Ihoshi também teve outro motivo para se orgulhar. “Foi a primeira incursão do embaixador ao interior. Ele poderia ter escolhido qualquer outra localidade do país, mas optou em conhecer primeiro Marília e região atendendo uma sugestão nossa em reconhecimento à importância que essas cidades tiveram para os pioneiros”, destacou Ihoshi.

A visita oficial da comitiva japonesa ao interior do Estado teve início ainda na sexta-feira (24), na Associação Cultural Nipo-brasileira de Araçatuba. No dia seguinte foi a vez de Promissão receber as autoridades japonesas. Além do embaixador e do cônsul, acompanharam a visita o 1º secretário Motohiro Hoshino e o cônsul Kenji Iwashima. além do diretor da Jica (Japan International Cooperation Agency), Hiroshi Sato.

 

Na Igreja Cristo Rei dos 26 Mártires, em Promissão. Foto: divulgação

 

Shuhei Uetsuka – A recepção foi realizada na Praça Shuhei Uetsuka e contou com a presença do prefeito Dr. Artur, do vice-prefeito Zé Higor, do presidente da Associação para as Comemorações dos 110 anos da imigração Japonesa no Brasil e 100 anos da Colonização Japonesa no Brasil, Fábio Maeda, do presidente da Nippaku Bunka Taiiku Kyoukai, Takenobu Okaji, do presidente da Associação Cultural Esportiva Nikkei de Promissão, Daniel Massahiro Yoshida e do presidente da Câmara Ricardo Rigato, além de secretários municipais.

Como parte do cerimonial, as autoridades visitaram a Igreja Cristo Rei dos 26 Mártires no bairro Gonzaga – igreja construída em 1938 pelos primeiros imigrantes japoneses –, o túmulo do Dr. Shuhei Uetsuka, no cemitério municipal e seguiram para a praça de mesmo nome onde foram realizadas oferendas de incenso e o plantio de um ipê.

Também no dia 25, a comitiva oficial esteve na Colônia Hirano, onde visitou o túmulo de Unpei Hirano, fundador e líder da primeira colônia de japoneses ao longo da Estrada de Ferro Noroeste e foram recebidos na se de da Associação Cultural Agrícola e Esportiva de Hirano.

 

Visita ao túmulo de Unpei Hirano, na Colônia Hirano. Foto: divulgação

 

Feijoada – No domingo de manhã a comitiva esteve em Lins, onde foram recepcionados na Abcel  – Associação Cultural Esportiva Lins. O  vereador e presidente da Abcel , Akio Matsuura, destacou a importância da visita. “Nossa região é o berço da Imigração Japonesa”, disse Akio. Encerrando a visita oficial da comitiva japonesa no interior do estado, o embaixador e o cônsul foram recebidos por autoridades de Marília, no Nikkey Clube, em uma cerimônia organizada pela comunidade nipo-brasileira da cidade.

Segundo Ihoshi, que acompanhou a comitiva nos três dias, além do Nikkey – onde o embaixador provou a famosa feijoada brasileira e conheceu as diversas atividades desenvolvidas pelo clube –, “apesar da formalidade e dos cuidados comuns que cercam eventos deste tipo, o embaixador e o cônsul “improvisaram” e visitaram também a Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília, que não estava na agenda.

Também em Marília, o embaixador recebeu os títulos de Visitante Ilustre, concedido pela Câmara Municipal, e de Hóspede Oficial do Município, entregue pelo prefeito Daniel Alonso, além de conhecerem os marcos da visita do príncipe Mikasa à cidade, há 50 anos, como o ipê plantado por ele em frente ao Paço Municipal e um monumento inaugurado por ele.

 

Em Araçatuba, na Associação Cultural Nipo-Brasileira. Foto: divulgação

 

Produtiva – Para o deputado, “a visita foi muito positiva”. “No caso de Marília, há muito tempo a cidade não recebia a visita de um embaixador e de um cônsul ao mesmo tempo”, explicou o parlamentar, que considerou visita das autoridades japonesas “precursora à vinda da família imperial”.

Shinichi Yassunaga, presidente da Federação das Associações de Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste – que abrange 30 entidades de Bauru a Três Lagoas – também considerou a visita “muito produtiva”. “Tanto o embaixador como o cônsul deixaram todos muito à vontade e se colocaram à disposição de ajudar no que for possível nas comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”.

 

No Memorial Comemorativo aos 100 Anos da Imigração em Lins. Foto: divulgação

 

Yassunaga disse que, independente da vinda da família imperial, os preparativos para os 110 anos da imigração japonesa estão mais adiantados em Promissão, onde a comissão dos festejos é presidida por Fabio Maeda.

A ideia é marcar a cerimônia oficial para o dia 22 de julho de 2018 já que as comissões do Paraná e de São Paulo definiram para os dias 20 e 21 de julho, respectivamente, suas solenidades comemorativas.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    POLÍTICA: Rodrigues reassume vaga na Câmara Munici... O vereador e ex-ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues (PR), retomou no último dia 13 suas atividades na Câmara Municipal de São Paulo. Co...
    VISITA DE SUAS ALTEZAS IMPERIAIS: Príncipe Akishin... O Príncipe Akishino e a Princesa Kiko desembarcaram em Mato Grosso do Sul, no domingo (1/11) e foram recepcionados por 30 crianças da Escola Visconde ...
    RIO DE JANEIRO: 13ª Festa do Japão atrai multidão ... Realizada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rio Nikkei,...
    COMUNIDADE: Ação da Associação Okinawa Kenjin do B... No último dia 24, a Associação Okinawa Kenjin do Brasil realizou na sua sede social, na rua Tomas de Limas, 72, no bairro da Liberdade, a sua “Ação en...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *