110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Imprensa japonesa anuncia visita da princesa Mako para as comemorações em SP e no PR

Ao que tudo indica, a expectativa envolvendo a presença de um representante da família imperial nas comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil parece ter chegado ao fim. Ou melhor, uma representante. Pelo menos foi o que anunciou parte da mídia japonesa, entre elas a NHK –  organização nacional de radiodifusão pública do Japão – nesta segunda-feira, 29. De acordo com o órgão, a princesa Mako deverá visitar o Brasil em julho e, segundo informações, deverá ser sua primeira e também última visita ao país como membro da família imperial – a princesa deve se casar em novembro com um japonês que não pertence a família imperial.

 

Mídia japonesa anuncia vinda da princesa Mako para as comemorações. Foto: Juan Yamaoka e Marko Nara

 

Filha mais velha do casal de príncipes Akishino e Kiko, Mako deverá visitar cidades brasileiras com grande concentração de descendentes de japoneses. Por sua vez, em junho os pais devem participar das comemorações do 150º aniversário da imigração japonesa no Havaí.

Consultada pelo Jornal Nippak, a Embaixada do Japão não confirmou oficialmente a visita. A notícia, no entanto, pegou as Comissões de São Paulo e do Paraná de surpresa.

 

A princesa Mako durante a cerimônia de comemoração dos 80 anos da imigração japonesa no Paraguai. Foto: Juan Yamaoka e Marko Nara

 

Preocupação – Para o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR),  presidente da Comissão Organizadora dos 110 anos da Imigração Japonesa do Paraná – Imin 110 – que um dias antes, no domingo, acompanhou a visita do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, no norte do Paraná, “estávamos torcendo desde o início para que a indicada fosse a princesa Mako”.

“Em 2017, deixei bem claro que gostaria que a princesa Mako representasse a família imperial nas comemorações porque sua presença será muito importante para os jovens”, disse Nishimori, que demonstrou preocupação apenas com um detalhe. A princesa estará no Paraná nos dias 19 e 20, conforme roteiro já divulgado com exclusividade pelo Nippak.

A cerimônia oficial no Paraná será realizada no dia 20 de julho, sexta-feira, por volta das 19 horas, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.  “Pode ser que a gente comece um pouco antes por causa da visita do vice-primeiro-ministro Taro Aso [informação também divulgada em primeira mão pelo Nippak]”, conta Nishimori.

De qualquer forma, a comitiva da princesa deve pernoitar em Maringá e seguir apenas na manhã de sábado, 21, para São Paulo. Na capital paulista, a solenidade está marcada para ter início às 11 horas, dentro do 21º Festival do Japão. “Acredito que não daria tempo. Para não ter problemas, acho que São Paulo deve fazer um ajuste em sua programação”, disse Nishimori.

 

Ajustes – Para Harumi Goya, presidente da Comissão para a Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, “a princípio, a ideia é manter a programação já estabelecida”. “Vamos consultar o Consulado Geral do Japão em São Paulo para saber se essa programação é viável ou não”, explicou Goya, acrescentando que, dependendo da resposta, “vamos conversar com o deputado Luiz Nishimori e a nossa equipe”. “Conversando a gente chega a um bom termo”, afirmou Goya, destacando que, mesmo não tendo nada oficial, “a notícia da visita da princesa nos dá mais segurança e respaldo para continuarmos nosso trabalho”.

“Caso seja confirmado, será um momento histórico tanto para a princesa como para nós”, diz Goya, destacando que esta será a primeira e última visita da princesa como membro da família imperial. “Ela é jovem e deve motivar ainda mais os jovens, que já estão nos ajudando nos preparativos”, conta.

 

Princesa deve visitar cidades de grandes concentrações de nikkeis em São Paulo e no Paraná. Foto: Juan Yamaoka e Marko Nara

 

Emblemático – Para o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), que em novembro do ano passado acompanhou a visita do embaixador Akira Yamada e do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi às cidades de Araçatuba, Marília, Promissão e Cafelândia, “a visita da princesa Mako, mostra a consideração do Japão para com o Brasil, em especial os jovens, nesses 110 anos de amizade”. “Essa visita acontecerá em um momento muito importante e emblemático para todos nós”, disse Ihoshi.

O presidente da Comissão Organizadora para as Comemorações dos 100 Anos da Colonização Japonesa em Promissão e para as Comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil em Promissão, Fábio Maeda, disse que recebeu a notícia com um “sentimento de muito orgulho, alegria e satisfação”.

“Estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura Municipal de Promissão, a Câmara Municipal e toda a comunidade nipo-brasileira na realização de uma grande festividade no dia 22 de julho, na Praça Dr Shuhey Uetsuka, em Promissão, para recepcionarmos a princesa”, disse.

 

Simpática – Para o gerente de operações da Japan House São Paulo, Claudio Kurita, que teve oportunidade de conhecer a princesa em 2016, no Paraguai, por ocasião das comemorações dos 80 anos da imigração japonesa naquele país, a família imperial estará bem representada. “Ela representa a nova geração e está muito próxima das pessoas, além de ser simples e muito simpática”, disse Kurita.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    RIO DE JANEIRO: Sabores do Japão da Rio Nikkei reú...   Em 10 de novembro de 2012, apesar da chuva fina, cerca de 600 amantes da culinária e cultura japonesas estiveram presentes no "Sabores do Ja...
    COMUNIDADE: Associação Okinawa Kenjin do Brasil fa... Fundada em 1926 com o objetivo de promover e incentivar a mais ampla e perfeita harmonia entre os associados e apoiar atividades culturais, esportivas...
    PARANÁ/120 ANOS: Paraná aguarda vinda de represent... O Estado do Paraná comemora em 2015 os 120 anos de amizade entre os dois países, o Centenário da Imigração Japonesa no Norte do Estado e os 45 anos de...
    LÍNGUA JAPONESA: Aliança Cultural Brasil-Japão ini... Em fevereiro, o Centro Cultural Aliança dará início às aulas do novo curso “Nihongo Business Communication Course”, que será ministrado pelo professor...

    One Comment

    1. Como nissei, estou muito feliz da comunidade brasileira ser prestigiada pela Princesa Mako!!! Que ela tenha grandes alegrias e lembre carinhosamente do Brasil!!!

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *