110 ANOS da IMIGRAÇÃO: Paraná anuncia presença de Taro Aso na solenidade oficial

Comissão do PR anuncia presença de Taro Aso na solenidade oficial. Foto: divulgação

A Comissão Organizadora de Festejos do Imin 110 no Paraná anunciou a vinda do vice-primeiro-ministro e ministro da Fazenda do Japão, Taro Aso para a Solenidade Oficial marcada para o dia 20 de julho, às 19 horas, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. A informação foi transmitida pelo deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), a representantes da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, diretores da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá) e membros de associações nikkeis do Estado do Paraná que participaram de uma reunião no último dia 20, na Acema, para “alinhar alguns pontos importantes das comemorações”.

Em entrevista ao Jornal Nippak, Nishimori, que preside o Grupo Parlamentar Brasil-Japão, informou que Taro Aso virá somente para a cerimônia oficial no Paraná. O parlamentar disse que Taro Aso não poderá estar em São Paulo no sábado, dia 21 de julho, quando acontece a solenidade oficial em São Paulo porque “nesse mesno dia ele terá que embarcar para uma reunião em Buenos Aires”.

“Fiz o convite pessoalmente porque o Taro Aso nunca esteve no Paraná. Foi um pedido muito particular”, disse Nishimori, acrescentando que a visita a Maringá deve ocorrer entre o meio-dia e 18 horas do dia 20.
Nishimori disse ainda que a presença de Taro Aso “não tem nada a ver com a vinda de algum membro da família imperial” que, segundo o parlamentar, ainda deve ser confirmada pela Casa Imperial.

Presidente executivo da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa em São Paulo, Yoshiharu Kikuchi confirmou ao Jornal Nippak que “oficialmente não sabemos nada sobre a visita de Taro Aso”. “Estamos negociando a vinda de um representante da família imperial”, disse Kikuchi.

 

Nishimori durante reunião no último dia 20, na Acema. Foto: divulgação

 

Roteiro – Conforme revelou o Jornal Nippak, a Comissão do Paraná já definiu um roteiro para receber o membro da família imperial. A visita terá início no dia 19 de julho, com um almoço na capital paranaense e que deve contar com a presença do governador Beto Richa (PSDB) e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN). Ainda na quinta-feira, a comitiva deve pernoitar em Londrina (no norte do Paraná). No dia 20, sexta, a programação começa com com visita à Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) e à Praça Tomi Nakagawa. De Londrina, a delegação seguirá para Rolândia, onde está localizado o Museu Histórico da Imigração e Colonização Japonesa no Paraná. Entre as atividades previstas, o(a) representante da família imperial deve depositar flores em homenagem aos pioneiros falecidos no Imin Center.

De Rolândia, a comitiva embarca para a cidade de Maringá, onde almoça. Por volta das 16 horas está prevista a chegada no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, palco das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Estado.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    CIDADES: Aniversário de São Paulo é comemorado com... Para celebrar a data em que a cidade completa 464 anos, desde quarta-feira (10), o Metrô recebe em suas estações três exposições temáticas que buscam ...
    COMUNIDADE: Naguisa visita dona Ana Sachiko Wada, ... Se por acaso, o Papai Noel resolvesse terceirizar a parte de entrega de presentes, com certeza dona Ana Sachiko Wada seria uma das escolhidas. Depois ...
    VALE DO RIBEIRA E REGIÃO: Yamamura é reeleito e Uc... Em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 23 de janeiro, na Associação Cultural e Esportiva de Piedade, a Uces – União Cultural e Esportiva da Su...
    JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: MC Karioka usa o coti... Quando a crise mundial chegou com força ao Japão, os brasileiros e demais estrangeiros foram os primeiros demitidos das fábricas, que precisavam corta...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *