11ª BEAUTY FAIR: Apesar da crise, setor de beleza e cosméticos comemora conquistas

A crise econômica que o país atravessa foi o principal assunto na cerimônia de abertura da 11ª Beauty Fair, no último dia 5. Encerrada, nesta terça (8), no Expo Center Norte, em São Paulo, a Beauty Fair é considerada a maior feira de beleza profissional das Américas e a segunda maior do mundo – atrás apenas da Cosmoprof Bolonha, da Itália. Em quatro dias, a expectativa era receber um público estimado em mais de 100 mil visitantes.

 

Cerimônia de abertura da 11ª edição da Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas (Foto: Jiro Mochizuki)

Cerimônia de abertura da 11ª edição da Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Autoridades, personalidades do mercado de beleza e o 8° Prêmio Anabel 2015 foram alguns dos destaques que marcaram a cerimônia de abertura da 11ª edição da feira. Estiveram presentes o presidente de honra da Beauty Fair, o empresário Hirofumi Ikesaki; o diretor geral, César Tsukuda; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; o empresário Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP); os deputados federais Walter Ihoshi (PSD-SP), Keiko Ota (PSB-SP) e William Woo (PV-SP); os deputados estaduais Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB); os vereadores Masataka Ota (Pros) e Aurélio Nomura (PSDB) – autor da Lei que inseriu a Beauty Fair no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo – e a presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya, entre outros.

 

Convidados participam da cerimônia do Kagami Biraki (Foto: Jiro Mochizuki)

Convidados participam da cerimônia do Kagami Biraki (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Ikesaki lembrou que o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimenta hoje cerca de 2 milhões de profissionais e conta com mais de 550 mil salões de beleza. Segundo ele, o Brasil é hoje o terceiro maior consumidor do mundo, sendo que  o setor gera aproximadamente 6,5 milhões de empregos. Assim mesmo, não está isento da crise.

 

Hirofumi Ikesaki, presidente de honra da feira (Foto: Jiro Mochizuki)

Hirofumi Ikesaki, presidente de honra da feira (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Crise – “Nosso setor poderá ser atingido pela crise. É momento dos empresários não recuarem e sim avançar em busca de soluções para fazer deste setor um dos pilares para o crescimento do país”, discursou Ikesaki, lembrando que a Beuaty Fair reuniu mais de mil marcas nacionais e importadas, cerca de 500 expositores e 150 mil profissionais que ocuparam os 84 mil metros quadrados do Expo Center Norte.

 

Autoridades e convidados posam ao lado do casal anfitrião (Foto: Jiro Mochizuki)

Autoridades e convidados posam ao lado do casal anfitrião (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Já o diretor Cesar Tsukuda destacou o trabalho da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. “Pela primeira vez o setor de beleza tem voz ativa no Congresso”, comemorou Tsukuda, que chamou a atenção para a crise do setor que, “se não é moral, é baseada na falta de uma liderança política clara que nos últimos anos não tem correspondido aos anseios do país”.

 

O diretor geral Cesar Tsukuda (Foto: Jiro Mochizuki)

O diretor geral Cesar Tsukuda (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Segundo ele, os próximos anos não serão fáceis para o setor. “A iniciativa privada tem a obrigação e o dever de mudar esse cenário e a mudança não virá da classe política. A verdadeira mudança quem fará será a iniciativa privada com a ajuda da sociedade”, afirmou Tsukuda.

 

Setor conta com mais de 2 milhões de profissionais (Foto: Jiro Mochizuki)

Setor conta com mais de 2 milhões de profissionais (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Progredir, inspirar e liderar  – Chamado carinhosamente de “meu professor de vida” por Ikesaki, Alecar Burti disse que “o melhor caminho para o futuro é não mais falar em crise, mas em soluções”. Já o cônsul Takahiro Nakamae traçou um paralelo entre um mercado dominado pelas “damas” e o discurso proferido na Assembleia Geral das Nações Unidas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, em que o premiê recebeu grandes elogios por parte da comunidade internacional ao criar uma “sociedade onde as mulheres brilhem”.

 

O cônsul Takahiro Nakamae (Foto: Jiro Mochizuki)

O cônsul Takahiro Nakamae (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Nakamae lembrou ainda que, durante sua passagem pela capital paulista, em agosto de 2014, Shinzo Abe propôs três ações para a retomada do crescimento do Brasil e da América Latina: “progredir juntos, inspirar juntos e liderar juntos”. E concluiu seu discurso afirmando que “juntos criaremos uma sociedade onde as mulheres brilhem. E os homens também”.

Falando em nome de todos os parlamentares, o deputado federal Walter Ihoshi explicou que o setor de beleza cresceu 11,8% em 2014, registrando um faturamento na ordem de R$ 101,7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Segundo Ihoshi, esse mercado responde por mais de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e gera 4,8 milhões de empregos no país.

 

Walter Ihoshi discursou em nome dos políticos (foto: Jiro Mochizuki)

Walter Ihoshi discursou em nome dos políticos (foto: Jiro Mochizuki)

 

“Ocupamos a terceira posição no ranking mundial, mas ainda temos muito a crescer”, disse o parlamentar, que lembrou sua luta constante para reduzir a carga tributária que prejudica o setor. Nós sabemos que esse setor é movido por inovações, mas enfrentamos dificuldades, sobretudo, no campo da tributação. A nossa luta é constante. E vamos continuar lutando para reduzir essa carga tributária para revertê-la em investimentos para esse mercado promissor que há anos vem crescendo na casa de dois dígitos”, ressaltou Ihoshi.

 

Feira atraiu mais de 100 mil visitantes em quatro dias (Foto: Jiro Mochizuki)

Feira atraiu mais de 100 mil visitantes em quatro dias (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Supersimples – Em meio ao clima de alerta por conta da economia, o parlamentar destacou positivamente a aprovação na Câmara do Projeto de Lei 25/07 que amplia e reformula o sistema unificado de tributação, também conhecido como Supersimples.

De acordo com o novo enquadramento, o valor da receita bruta de R$ 360 mil aumenta para R$ 900 mil na nova faixa de cálculo tributário. Já para as pequenas empresas, o teto passa de R$ 3,6 milhões para R$ 7,2 milhões, em 2017. As pequenas que pertencem ao setor industrial, a partir de 2018, terão limite elevado para R$ 14,4 milhões.

“O Supersimples visa permitir o crescimento do microempreendedor. Essa aprovação vai fazer com que os donos de pequenos negócios não tenham medo de crescer. Essa rampa suave de tributação criada com o Supersimples vai dar tranquilidade para que os pequenos empresários continuem a trabalhar com seus investimentos”, afirmou Ihoshi.

Ihoshi ainda falou sobre a aprovação do projeto do Salão-Parceiro nas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Emprego que possibilitará uma relação mais segura entre os donos dos salões de beleza e os profissionais. “São quase 450 mil microempreendedores profissionais de beleza que serão beneficiados com essa lei”, afirmou.

 

Segundo estimativas, país tem cerca de 550 mil salões de beelza (foto: Jiro Mochizuki)

Segundo estimativas, país tem cerca de 550 mil salões de beelza (foto: Jiro Mochizuki)

 

Pujança – Já o vereador Aurélio Nomura explicou que o deputado federal William Woo, presidente da Anabel (Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza), foi o padrinho da Lei, de sua autoria,  que inseriu a Beauty Fair no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. “Esse reconhecimento ressaltou a grande importância da feira, que tem sido referência para milhares de profissionais individuais e pequenos comerciantes que vêm de todas as partes do Brasil em busca de atualização e das novidades do mercado que são fundamentais para este setor”, explicou Nomura, acrescentando que o setor da beleza é um dos mais penalizados pelos tributos, com taxação que varia de 51% a quase 700% (no caso de produtos importados). “Apesar dessas barreiras, esse setor, que valoriza a vaidade feminina e masculina, tem um mercado fantástico que movimenta mais de R$ 38 bilhões por ano no Brasil”, afirmou o vereador.

 

Aurélio Nomura e Hélio Nishimoto (Foto: Jiro Mochizuki)

Aurélio Nomura e Hélio Nishimoto (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Segundo ele, a Beauty Fair “é a prova concreta da pujança do mercado de beleza dentro da economia brasileira”. “A feira contribui decisivamente para que a cidade de São Paulo reafirme sua posição de uma das maiores capitais de eventos do mundo. Só para citar alguns números a cidade realiza um evento a cada seis minutos. No ano passado, São Paulo recebeu 11,4 milhões de visitantes motivados por negócios e eventos, e o número total de turistas foi 15 milhões”, explicou Nomura.

 

Phytotratha: Responsabilidade Ambiental (Foto: Jiro Mochizuki)

Phytotratha: Responsabilidade Ambiental (Foto: Jiro Mochizuki)

 

 

8º Prêmio Anabel – Pelo oitano ano, o presidente da Anabel, o deputado Willian Woo, anunciou os premiados deste ano em três categorias. São eles: Responsabilidade ambiental: Projeto Conta Gotas (Phytotratha Cosméticos, representada por Mirian Porser, proprietária da marca); Responsabilidade social: Beleza Solidária (Inoar, representada por Inocência Manuel, proprietária da marca); Fornecedor do ano: Belliz Company (representada por Adriano Basetto, responsável pela marca).

 

Inoar: Responsabilidade Social (Foto: Jiro Mochizuki)

Inoar: Responsabilidade Social (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Categoria Fornecedora do Ano: Belliz Company (Foto: Jiro Mochizuki)

Categoria Fornecedora do Ano: Belliz Company (Foto: Jiro Mochizuki)

 

 

ALDO SHIGUTI

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Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
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