11º BUNKA MATSURI: Coordenador admite público aquém do esperado mas destaca inovações e organização do evento

O presidente da Comissão Organizadora do 11º Bunka Matsuri, Carlos Kendi Fukuhara, viveu dias apreensivos, mas tão logo terminou o evento deste ano, ele, enfim, respirou aliviado. A expectativa não era para menos. Mas se a 11ª edição não repetiu o sucesso de público do ano passado,  “pelo menos em termos de organização foi espetacular”. “Os shows, as oficinas e a participação do público, além das novidades introduzidas este ano, como o Desfile de Kimono e Jantar com o chef Shin Koike e a inclusão do Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, fazendo com que a programação fosse ampliada, foram extremamente positivos”, avaliou Fukuhara.

 

O cantor Joe Hirata e a cantora e apresentadora Angelaisa Gote no palco do 11º Bunka Matsuri. Foto: Aldo Shiguti

 

Apesar de não ter um número oficial, ele calcula que este ano o público foi menor que no ano passado. “Na verdade, criou-se uma expectativa muito grande em função do sucesso do ano passado”, disse ele, que também esteve à frente da organização em 2016. “Mesmo com a chuva, cerca de 1500 pessoas passaram pelo Pavilhão Japonês. Já no Bunkyo, mesmo que não tenhamos recebido o público que gostaríamos, de um certa forma geral foi bom”, afirmou Fukuhara, antecipando que “para o ano que vem precisamos fazer alguns ajustes”. “Nosso objetivo principal,  que é o de abrir as portas para um número cada vez maior de não descendentes de japoneses, aos poucos está sendo alcançado”, disse ele, explicando que “nosso maior patrimônio são os voluntários”.

 

Carlos Kendi Fukuhara. Foto: Jiro Mochizuki

 

Realizado anteriormente em um único fim de semana, a 11ª edição do Bunka Matsuri ganhou seis dias a mais com a abertura dos portões do Pavilhão Japonês, onde foram realizadas exposições, oficinas e apresentações culturais. Outra novidade foi o desfile de quimono e Jantar com o chef Shin Koike, designado “Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa” pelo governo japonês.

Na sede do Bunkyo, o público pôde conhecer um pouco mais a a entidade e desfrutasr de apresentações artísticas e culturais, exposições, conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, além de conferir uma série de oficinas.

 

Lideranças e convidados presentes na cerimônia de abertura.
Foto: Jiro Mochizuki

 

Abertura – A abertura oficial, no sábado, contou com a presença do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) e da presidente do Bunkyo, Harumi Goya, além de representantes de entidades nipo-brasileiras. Em seu discurso, a mandatária da entidade destacou “o esforço redobrado da equipe organizadora que, apesar dos recursos reduzidos por conta da crise que atravessa o país, manteve o compromisso de continuar e de melhorar o Bunka Matsuri”. E agradeceu aos patrocinadores e a “numerosa equipe de voluntários, principalmente os jovens, que vieram somar esforços nesta Festa da Cultura Japonesa, nos proporcionando um valioso exemplo de união”.

 

Harumi Goya. Foto: Aldo Shiguti

 

Já Walter Ihoshi lembrou que “o evento surgiu há 11 anos como preparação para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008”. “E já estamos às vésperas dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, que ocorrerá no ano que vem. Então, este evento tem um significado todo especial”, disse Ihoshi, lembrando que o Bunka Matsuri mobilizou cerca de 300 voluntários e todos os departamentos do Bunkyo.

 

Deputado Walter Ihoshi. Foto: Jiro Mochizuki

 

“É o Japão presente no bairro da Liberdade, na cidade mais japonesa do Brasil, divulgando nossa cultura. Fiquei impressionado não só com nossos descendentes, mas também vi muitos jovens não descendentes, mostrando que esse é o espírito de integração que daqui para frente vai manter nossa cultura e nossos valores acesos. E por falar em valores, é impossível não falar de mais uma crise que atravessamos, mas tenho certeza que o espírito dos nossos pioneiros, bem como os valores, fazem com que a gente se inspire na coragem, na determinação, no trabalho e no caráter. E é com esse otimismo que vamos enfrentar e superar mais essa crise e tenho certeza, o Brasil sairá ainda mais fortalecido”, destacou o parlamentar.

 

 

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Related Post

    KARATÊ: SAITO BROTHERS VISITA PROJETO SOCIAL EM CU... *Fotos: Marcones Gomes   A dupla Campeã Mundial de Karate-do Goju-kai formada pelos irmãos Akira Saito e Horácio Saito ministrou um treina...
    COMUNIDADE: Hélio Nishimoto homenageia empresário ... Em ato solene realizado no dia 29 de abril, no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Hélio Nishimoto...
    Japan Rail Pass: Decisão do Grupo JR de suspender ... Portadores de nacionalidade japonesa residentes no exterior não poderão mais adquirir o Japan Rail Pass (Passe da Ferrovia Japonesa, doravante JR Pass...
    Tomie Ohtake – Orbis Tertius De 20 fevereiro a 1 maio 2016   A singular delicadeza das curvas de Tomie Ohtake é ponto pacífico entre público e crítica. Sempre feitas ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *