120 ANOS DE AMIZADE: Águia de Ouro participa do Carvanal de Asakusa

Quinze integrantes da escola de samba paulistana Águia de Ouro embarcam na madrugada deste  sábado (22) para o Japão para participar do Carnaval de Asakusa, o Asakusa Samba Carnival, que acontece no próximo dia 29. Inspirado no carnaval brasileiro, o de Asakusa é considerado o segundo maior carnaval de rua do mundo e costuma levar mais de 500 mil pessoas às ruas. No ano passado, foram 16 agremiações, entre elas a Grêmio Recreativo Escola de Samba Nakamise Bárbaros e a Grêmio Recreativo Escola de Samba Saúde, da “quase brasileira” Miku Oguchi.

 

Doado pela cidade de Goshogawara, Tachineputa foi destaque no desfile da Águia de Ouro (Foto: Jiro Mochizuki)

Doado pela cidade de Goshogawara, Tachineputa foi destaque no desfile da Águia de Ouro (Foto: Jiro Mochizuki)

 

A Águia de Ouro, que já participa do carnaval de Asakusa há cerca de dez anos, está levando o que seria seu “time principal”, incluindo o mestre Juca Guerra, a Rainha da Bateria Cinthia Santos, o puxador de samba Douglinhas e, é claro, belas passistas, além da Rainha do Carnaval de São Paulo.

Com isso, a escola completa a segunda parte de seu projeto, que teve início em fevereiro, no Sambódromo paulistano, quando a agremiação da Pompeia apresentou o enredo “Brasil e Japão – 120 Anos de União” em homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

O desfile, que contou com apoio do Instituto Paulo Kobayashi (IPK) e do Consulado Geral do Japão em São Paulo por intermédio do ex-cônsul geral Noriteru Fuskuhima – que deixou o posto logo após o carnaval para assumir o cargo de embaixador do Japão na Argentina – mobilizou cerca de 500 foliões nikkeis, entre anônimos e personalidades, empresários, políticos, artistas e políticos e teve  direito ao Tachineputa, carro alegórico doado pela cidade de Goshogawara, e presenças do vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Takashi Uto, da designer japonesa Junko Koshino e do ex-jogador Zico, nomeado embaixador oficial dos 120 Anos.

 

Mestre Juca com Victor Kobayashi e destaques da escola (Foto: Aldo Shiguti)

Mestre Juca com Victor Kobayashi e destaques da escola (Foto: Aldo Shiguti)

 

Além dos integrantes da Águia de Ouro, estão indo também o presidente de honra do IPK, Victor Kobayashi, e o diretor de projetos, Celso Mizukami, parceiros da escola há cinco anos. Além de participar do carnaval de Asakusa, a agenda no Japão prevê reunião com Takashi Uto e apresentações em escolas públicas que tenham filhos de dekasseguis. Também está prevista uma visita de agradecimento à cidade de Goshogawara, que doou o Tachineputa.

“A parceria com a Águia de Ouro faz parte do nosso Programa de Intercâmbio Cultural Brasil-Japão e que vem rendendo bons frutos. Graças a essa parceria estamos conseguindo ampliar o número de participantes nikkeis na escola e que nesse ano culminou com a principal homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão até o momento”, destaca Kobayashi.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    ECONOMIA: Ministro Masami Uyeda fala sobre Agricul...   Em viagem a Paris em janeiro, de férias com a família o ministro Masami Uyeda, visita à amiga e Secretária Geral do Comitê Europeu de Direit...
    ARTES: MuBE apresenta ‘A Paisagem Mexicana’, de Lu...   A Embaixada do México no Brasil, o Consulado do México em São Paulo e o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura inauguram nesta sexta-feira (14...
    SILVIA IN TOKYO: ACESSO FACILITADO A ESTUDANTES ES... A PROVÍNCIA DE HYOGO ADOTA MEDIDAS PARA FACILITAR A ENTRADA DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO (“KOUKOU”)   Cena...
    JAPÃO: Drone radioativo é encontrado no telhado do... TÓQUIO (IPC Digital)  – Um drone equipado com uma pequena câmera, uma garrafa de água, uma espécie de sinalizador e um símbolo radioativo, foi encontr...

    One Comment

    1. * * * VIVAS!!! * * *
      Em 29 de agosto de 2015 o Brasil será festejado no ASAKUSA SAMBA CARNIVAL, o segundo maior carnaval de rua do mundo, em comemoração aos 120 Anos de Amizade Brasil-Japão!!!
      SUCESSO e MUITAS ALEGRIAS a todos os integrantes!!
      Teruko, Rio de Janeiro

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *