120 ANOS DE AMIZADE: Águia de Ouro participa do Carvanal de Asakusa

Quinze integrantes da escola de samba paulistana Águia de Ouro embarcam na madrugada deste  sábado (22) para o Japão para participar do Carnaval de Asakusa, o Asakusa Samba Carnival, que acontece no próximo dia 29. Inspirado no carnaval brasileiro, o de Asakusa é considerado o segundo maior carnaval de rua do mundo e costuma levar mais de 500 mil pessoas às ruas. No ano passado, foram 16 agremiações, entre elas a Grêmio Recreativo Escola de Samba Nakamise Bárbaros e a Grêmio Recreativo Escola de Samba Saúde, da “quase brasileira” Miku Oguchi.

 

Doado pela cidade de Goshogawara, Tachineputa foi destaque no desfile da Águia de Ouro (Foto: Jiro Mochizuki)

Doado pela cidade de Goshogawara, Tachineputa foi destaque no desfile da Águia de Ouro (Foto: Jiro Mochizuki)

 

A Águia de Ouro, que já participa do carnaval de Asakusa há cerca de dez anos, está levando o que seria seu “time principal”, incluindo o mestre Juca Guerra, a Rainha da Bateria Cinthia Santos, o puxador de samba Douglinhas e, é claro, belas passistas, além da Rainha do Carnaval de São Paulo.

Com isso, a escola completa a segunda parte de seu projeto, que teve início em fevereiro, no Sambódromo paulistano, quando a agremiação da Pompeia apresentou o enredo “Brasil e Japão – 120 Anos de União” em homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

O desfile, que contou com apoio do Instituto Paulo Kobayashi (IPK) e do Consulado Geral do Japão em São Paulo por intermédio do ex-cônsul geral Noriteru Fuskuhima – que deixou o posto logo após o carnaval para assumir o cargo de embaixador do Japão na Argentina – mobilizou cerca de 500 foliões nikkeis, entre anônimos e personalidades, empresários, políticos, artistas e políticos e teve  direito ao Tachineputa, carro alegórico doado pela cidade de Goshogawara, e presenças do vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Takashi Uto, da designer japonesa Junko Koshino e do ex-jogador Zico, nomeado embaixador oficial dos 120 Anos.

 

Mestre Juca com Victor Kobayashi e destaques da escola (Foto: Aldo Shiguti)

Mestre Juca com Victor Kobayashi e destaques da escola (Foto: Aldo Shiguti)

 

Além dos integrantes da Águia de Ouro, estão indo também o presidente de honra do IPK, Victor Kobayashi, e o diretor de projetos, Celso Mizukami, parceiros da escola há cinco anos. Além de participar do carnaval de Asakusa, a agenda no Japão prevê reunião com Takashi Uto e apresentações em escolas públicas que tenham filhos de dekasseguis. Também está prevista uma visita de agradecimento à cidade de Goshogawara, que doou o Tachineputa.

“A parceria com a Águia de Ouro faz parte do nosso Programa de Intercâmbio Cultural Brasil-Japão e que vem rendendo bons frutos. Graças a essa parceria estamos conseguindo ampliar o número de participantes nikkeis na escola e que nesse ano culminou com a principal homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão até o momento”, destaca Kobayashi.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    HOMENAGEM: Ato solene na Assembleia paulista homen... No último dia 9, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou as vítimas das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos nas cidades d...
    SILVIA IN TOKYO: NÚMERO DE VÍTIMAS DE HIPERTERMIA ... EM UMA SEMANA, 5.659 PESSOAS FORAM SOCORRIDAS DE AMBULÂNCIA COM SINTOMAS DE HIPERTERMIA OU INSOLAÇÃO   Pedestres em Ginza se protegem do cal...
    RIO DE JANEIRO: Universidade de Estudos Estrangeir... A Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) inaugura nesta sexta-feira (18), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Global Japan O...
    LINS: Viagem ao Japão promete boas perspectivas O presidente do Bunkyô de Lins, Akio Matsuura (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)   O presidente do Bunkyô de Lins, Akio Matsuura,  de regresso d...

    One Comment

    1. * * * VIVAS!!! * * *
      Em 29 de agosto de 2015 o Brasil será festejado no ASAKUSA SAMBA CARNIVAL, o segundo maior carnaval de rua do mundo, em comemoração aos 120 Anos de Amizade Brasil-Japão!!!
      SUCESSO e MUITAS ALEGRIAS a todos os integrantes!!
      Teruko, Rio de Janeiro

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *