120 ANOS DE AMIZADE: Câmara Municipal de São José dos Campos homenageia comunidade nikkei em plenário lotado

Mais de 600 pessoas, a maioria formada por integrantes da comunidade nipo-brasileira, lotaram no último dia 8 o plenário e o hall da Câmara Municipal de São José dos Campos para o evento em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão.

 

O presidente da Câmara, vereador Shakespeare Carvalho, conduz a sessão solene. (Foto: DIVULGAÇÃO/CMSJC)

O presidente da Câmara, vereador Shakespeare Carvalho, conduz a sessão solene. (Foto: DIVULGAÇÃO/CMSJC)

 

O principal evento da festa foi a sessão solene que lotou o plenário Mário Scholz. O Decreto Legislativo 36/2015, que concedeu o diploma “Amizade para Sempre”, foi uma proposição conjunta dos vereadores Walter Hayashi (PSB), Amélia Naomi (PT), e do presidente da Câmara, vereador Shakespeare Carvalho (PRB).

A solenidade teve a presença do vice-prefeito Itamar Coppio (PMDB), representando o prefeito Carlinhos Almeida (PT); do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), da cônsul-geral adjunta do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; do vereador Edgard Sasaki, de Jacareí; dentre outros convidados. No plenário, estavam os vereadores Prof. Calasans Camargo (PRP), Dr. Roniel (PP), Renata Paiva (DEM) e Roberto do Eleven (PP), além do ex-vereador Michiharu Sogabe.

Walter Hayashi afirmou que o evento “mostra a saga desse povo que veio para o Brasil com muitos sacrifícios, uma história que está um pouco esquecida pela nossa juventude”. Hayashi ainda revelou uma curiosidade: “Temos muito orgulho por estar em São José dos Campos, uma cidade que tem hoje mais restaurantes japoneses do que churrascarias e pizzarias”.

A vereadora Amélia Naomi lembrou as dificuldades vividas pelos primeiros imigrantes que foram direto do navio Kasato Maru para as fazendas do interior paulista. Ela também mencionou os 170 membros da colônia presos na Ilha Anchieta durante a Segunda Guerra Mundial. “O reparo foi feito em 2013, com o pedido de desculpas públicas feito pela Comissão da Verdade brasileira pelo tratamento dispensado à colônia japonesa naquele período”, ressaltou.

 

Concessão de diplomas “Amizade para Sempre” (Foto: DIVULGAÇÃO/CMSJC)

Concessão de diplomas “Amizade para Sempre” (Foto: DIVULGAÇÃO/CMSJC)

 

Homenagens – O diploma “Amizade para Sempre” foi concedido às seguintes entidades: Seicho-No-Ie do Brasil; Regional SP Central I, Núcleo Paraíso; Igreja Messiânica Mundial do Brasil; SJC Hongan Jinjya (Oterá); Associação Soka Gakkai SJC; Pastoral Nipo-Brasileira SJC; Associação Cultural Jardim Paraíso; Clube Recreativo Orion; Associação Nikkey SJC; Sociedade Bunkyo de SJC; Centro de Estudos de Línguas da Escola Estadual Professor José Vieira Macedo; e Centro de Estudos de Línguas da Escola Estadual Professor Estevam Ferri.

Também receberam diploma alguns dos membros mais antigos da comunidade nikkei em São José: Seigo Fujiki (BBC), Sueno Hirayama (Clube Paraíso, Yoshitaka Miyazaki (Clube Orion), Chiyoko Muramoto (Clube Nikkey), Tetsuo Kanno (Clube Bunkyo), major brigadeiro-do-ar reformado Pedro Frazão, desembargador Dagoberto Nishina de Azevedo (representado por Margareth Kuamoto), e Emi Ihara, neta de Esaku Ihara, primeiro imigrante japonês a chegar a São José dos Campos.

A sessão solene foi intercalada por apresentações de representantes da cultura japonesa no Brasil: orquestra e coral da Associação Soka Gakkai, cantor Joe Hirata e apresentação de Taiko do grupo Gookai Wadaiko.

A sessão foi encerrada com o ato de reinauguração simbólica do Jardim Japonês da Câmara Municipal.

 

 

 

Related Post

JYOUTO-SHIKI: Cerimônia apresenta ‘oficialmente’ ... Na terça-feira (24), à véspera de celebrar mais um aniversário, o seu 463º, a maior cidade da América do Sul começou a “desembrulhar” o presente dado ...
COMUNIDADE: Aliança Cultural Brasil-Japão busca ap... Diante da grave crise política e econômica que o país atravessa, a Aliança Cultural Brasil-Japão lançou, há cerca de 20 dias, campanha visando arrecad...
LINS: Exposição de obras de Manabu Mabe em Lins   Dan Mabe dá o acabamento no painel (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)     A abertura será no dia 15 de janeiro e estenderá até...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: HISTORIA DE UMA IGREJA     O Padre Megumi Nakayama, da Igreja Lins V, é também responsável pela Igreja do Distrito de Guapiranga. Ele revelou o que pouco...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *