120 ANOS DE AMIZADE: Hanabi Matsuri espera cerca de 20 mil pessoas no Autódromo de Interlagos neste sábado

Considerado o ponto alto das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Hanabi Matsuri – Festival de Queima de Fogos de Artifício – acontece neste sábado (12), no Autódromo de Interlagos (zona Sul de São Paulo). A realização é do governo japonês e conta com o apoio de diversas entidades representativas da comunidade nipo-brasileira. A entrada é gratuita, mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível.

 

Espetáculo pirotécnico na zona Sul de São Paulo terá 4500 disparos e 20 minutos de duração (foto: Marcelo Hide/fotos públicas)

Espetáculo pirotécnico na zona Sul de São Paulo terá 4500 disparos e 20 minutos de duração (foto: Marcelo Hide/fotos públicas)

 

Segundo o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, a expectativa é receber um público estimado em cerca de 20 mil pessoas. “Estamos trabalhando arduamente para isso e para que o espetáculo esteja à altura das celebrações”, disse Nakamae em entrevista ao Jornal Nippak, que torce para que o tempo esteja firme – pelo menos no dia do espetáculo.

A designer japonesa Junko Koshino, responsável pelo desenho dos fogos, deve chegar entre hoje e amanhã para comandar uma equipe formada por seis técnicos japoneses. Conforme antecipou com exclusividade a reportagem do Jornal Nippak, a queima de fogos – num total de 4500 disparos – terá duração aproximada de 20 minutos. Para efeitos de comparação, este ano, o tradicional espetáculo pirotécnico do Réveillon na praia de Copacabana – um dos mais famosos do mundo – teve duração de 16 minutos. O de Interlagos, que deve ser com um intervalo maior entre os fogos (de fabricação nacional), será sincronizado com músicas de sucesso no Brasil e no Japão.

O auge da festa acontecerá às 20 horas com a queima dos fogos, mas o público terá outras atrações durante todo o dia, como shows com artistas nacionais e japoneses, além da exposição da réplica do carro Mclaren equipado com motor Honda e que eternizou a trajetória do piloto brasileiro Ayrton Senna na Fórmula 1.

 

Mclaren equipado com motor Honda de Senna estará em exposição (Foto: divulgação)

Mclaren equipado com motor Honda de Senna estará em exposição (Foto: divulgação)

 

Atrações – A programação de palco tem início previsto por volta do meio-dia, com apresentações de grupos de taiko, da ópera Madame Butterfly, de Puccini, adaptado por um grupo de jovens atores de São Paulo, e da Família Lima interpretando canções brasileiras e japonesas com seus instrumentos clássicos (violino, violoncelo, baixo e percussão).

Dentre as atrações internacionais, está confirmada a presença dos grupos de Kao=s, com uma apresentação envolvente de instrumentos típicos japoneses e teatro; além do Ore ska Band, sucesso no Japão com músicas do anime Naruto. Além desta programação intensa, o local contará com o Hanabi Food Park, com muita culinária japonesa, brasileira, entre outras. E, para a criançada, a Sanrio estará presente com um estande com muitas atividades para as fãs da personagem.

 

Festival Food Trucks terá culinárias brasileira e japonesa (Foto: divulgação)

Festival Food Trucks terá culinárias brasileira e japonesa (Foto: divulgação)

 

Transporte – A organização informa que colocará à disposição ônibus gratuito até Interlagos a partir da estação Autódromo da CPTM. Para quem preferir transporte público, há a opção do ônibus 502J-10 – Estação Autódromo, saindo da estação Santa Cruz do metrô.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Hanabi Matsuri – Festival de Queima de Fogos de Artifício

    Quando: Dia 12 de setembro (sábado)

    Horário: das 12 às 20h30

    Onde: Autódromo de Interlagos – Avenida Jacinto Filho, 33, portão K/R/F

    Entrada gratuita, mediante entrega de 1 kg de alimento não-perecível

    Mais informações:

    www.hanabimatsuri.com.br

    www.facebook.com/hanabi-matsuri

     


     

     

    PROGRAMAÇÃO

    11h: Abertura dos Portões

    12h: Banda Animadness

    13h20: Taiko – ABT

    14h15:  Peça Madame Butterfly

    15h30: Show Kao=S

    16h45: Show Oreskaband

    18h05: Cerimonial

    18h40: Wadaiko Sho

    19h: Show Família Lima

    20h10: Fogos de Artifício

     


     

     

    Saiba um pouco mais sobre as atrações do Hanabi Matsuri

     

     

    Ore ska Band

     

    Oreskaband é formado somente por mulheres (Foto: divulgação)

    Oreskaband é formado somente por mulheres (Foto: divulgação)

     

    Originária de Osaka, da cidade de Sakai, essa banda de ska rock é formada por 6 garotas de 22 anos. Durante a primavera, quando estavam no 9º ano, as amigas de escola Ikasu (vocal e guitarra), Tomi (baixo e vocal), Tae (bateria), SAKI (trompete), Moriko (saxofone) e Hayami (trombone) reuniram-se e formaram a Ore ska Band. Sucesso no Japão e também no Brasil, pelas interpretações do anime Naruto

     

     

    Kao=s

     

    Grupo Kao=s tocará pela primeira no Brasil (Foto: divulgação)

    Grupo Kao=s tocará pela primeira no Brasil (Foto: divulgação)

     

    Grupo extremamente técnico e com beleza estética no palco, o Kao=S foi fundado em 2011 com Kaori Kawabuchi (vocais), Shuji Yamagiri (guitarra e vocal) e Jack (shamisen) e traz pela primeira vez ao Brasil um novo conceito musical. O grupo combina elementos tradicionais japoneses e estilos modernos como o rock, além de combinar em seus espetáculos encenações e elementos teatrais.

     

     

    Família Lima

     

    Família Lima apresentará repertório especial no Hanabi Matsuri (Foto: divulgação)

    Família Lima apresentará repertório especial no Hanabi Matsuri (Foto: divulgação)

     

    Levando violinos, guitarra, violão, baixo, teclados e violoncelo às performances, a Família Lima, que começou a sua trajetória em 1994, no Rio Grande do Sul, faz shows por todo o Brasil e exterior, tendo como marca o ecletismo de estilos, harmonizado as músicas clássicas  que recebem releituras, com sucessos de famosos compositores, como Renato Russo. Para a apresentação no Hanabi Matsuri, o grupo está preparando repertório especial, com músicas brasileiras e japonesas.

     

     

    Hello Kitty

     

    Personagem comemorou 40 anos no ano passado (Foto: divulgação)

    Personagem comemorou 40 anos no ano passado (Foto: divulgação)

     

    As crianças também terão um espaço garantido para se divertir no Hanabi Matsuri. A Sanrio marcará presença no evento com um estande onde as crianças poderão participar de diversas oficinas recreativas, como pinturas faciais, pinturas de desenhos, montagem de toy paper e entrega de bexigas. Todo o stand e também as atividades serão tematizadas com a personagem Hello Kitty.

    Além disso a Hello Kitty – ícone fashion de fofura e glamour estará presente distribuindo abraços e tirando fotos, levando alegria, amor, amizade e união a todos os visitantes

     

     

     

    Yasmin Yamashita

     

    Yasmin Yamashita dividirá o palco com a Família Lima (Foto: divulgação)

    Yasmin Yamashita dividirá o palco com a Família Lima (Foto: divulgação)

     

    Yasmin Yamashita mora na cidade de Tupã, interior de São Paulo, tão jovem mas já conhecida em toda o Brasil. A jovem cantora impressionou o Brasil e ganhou o Talentos Kids realizado no programa Raul Gil. No Hanabi Matsuri ela estará se apresentando com a Família Lima.

     

     

    Madame Butterfly

    Em um ato único, será contada a história, em livre adaptação, da ópera Madame Butterfly, de Puccini, sobre a história de amor da jovem gueixa Cio Cio san e do comandante da marinha Pikerton, que  revela traços importantes do choque cultural entre Japão e o ocidente. Essa montagem, preparada com exclusividade para o Hanabi Matsuri intercala árias, números musicais, de dança e teatro e será estrelado por rostos conhecidos no mundo dos musicais e nos palcos paulistas. Cíntia Kawahara (O rei e eu, Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta) é Cio Cio San. Beto Sargentelli (Mamma Mia, A familia Addams, Mudança de Hábito) é B.F. Pinkerton.

     

     

     

    Related Post

    ANDRADINA: Jamil recepciona cônsul geral do Japão ... No último dia 21, o prefeito de Andradina (SP), Jamil Ono (PT) recepcionou o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, que esteve em visit...
    SÃO BERNARDO DO CAMPO: Grupo Nittaidai se apresent... Cumprindo com o objetivo de oferecer cultura e educação e formar legítimos cidadãos capazes de exercer liderança dentro da sociedade em que vivem, a A...
    CERÂMICA: Exposição reúne mais de 100 peças na Fun...   Exposição reúne mais de 100 peças na Fundação Mokiti Okada (Foto: divulgação)   Ceramistas, professores e alunos do Instituto de...
    TRADIÇÃO: Apesar do mau tempo, Acal comemora ‘suce... Em um final de semana frio e chuvoso, a Praça da Liberdade recebeu, nos dias 4 e 5, o 37º Tanabata Matsuri. Realizado pela Acal (Associação Cultural e...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *