120 ANOS DE AMIZADE: Heizo Takenaka participa de Seminário na Câmara Municipal

O professor de Economia da Universidade Keio, do Japão, Heizo Takenaka, será um dos palestrantes do Seminário “120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão” que acontece nos dias 11 e 12 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo, como parte das comemorações dos 120 Anos de Amizade.

 

O professor de Economia e ex-ministro do Japão Heizo Takenaka (Foto: divulgação)

O professor de Economia e ex-ministro do Japão Heizo Takenaka (Foto: divulgação)

 

O evento é uma realização conjunta da Comissão Organizadora dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e do Centenário do Consulado Geral do Japão em SP e da Escola do Parlamento da Câmara Muncipal de São Paulo.

Dirigido a todos os in-teressados pelo tema dos imigrantes e da cultura japonesa, o curso é gratuito e as vagas são limitadas a 150 inscrições.

Ex-ministro das Relações Internacionais e Comunicação e ex-ministro de Estado e Privatização do Serviço Postal, Heizo Takenaka será o palestrante do dia 12. Ele abordará o tema “Economia no Brasil e no Japão”. O professor de Economia da PUC-RJ, Luiz Eduardo Melin, ex-chefe de Gabinete do Ministério da Fazenda e representante do Brasil no G20, será o outro convidado do dia.

Confira os palestrantes do evento que terá como mediador o sociólogo Sedi Hirano:

 

Dia 11 (Sala Oscar Pedroso Horta, 1º Subsolo)

Das 18 às 20h – Tema: “Imigração Japonesa” (com Célia Sakurai, especialista em história da imigração japonesa, e Jorge Okubaro, e editorialista do jornal O Estado de S.Paulo)

Das 20 às 22h – Tema: “Imigração recente: os dekasseguis retornados (com Kyoko Nakagawa, psicóloga e coordenadora do Projeto Kaeru; Hélio Ishii, diretor de documentários e filmes; Masato Ninomiya, professor de Direito Internacional da USP)

 

Dia 12 (Auditório Prestes Maia, 1º andar)

Das 15 às 18h – Influências da Imigração Japonesa no Brasil: culinária, cinema, arte, arquitetura e literatura (com Koichi Mori, professor da USP; Alexandre Kishimoto, mestre em Antropologia Visual; Paulo Franchetti, professor de Linguística; Hugo Segawa, professor da FAU/USP; Lica Hashimoto, professora do Departamento de Letras Orientais)

Das 19 às 22h – Economia no Brasil e no Japão (com Heizo Takenaka e Luiz Eduardo Melin)

Inscrições: www.camara.sp.gov.br/escoladoparlamento

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    ANIME: Jesus e Buda passam férias juntos em Tóquio...   Se Jesus Cristo tirasse férias ele iria para onde? Já imaginou essa situação? E se ele viesse aqui para a Terra, faria o quê? Agora junte Je...
    KOBUDO: Treino comemora 370 anos de falecimento d... Em comemoração aos 370 anos de falecimento de Musashi Sensei, os filiados da Confederação Brasileira de Kobudo realizam neste sábado (23) um treino es...
    COMUNIDADE: 1º ENCONTRO DE SENHORAS DE OKINAWA REÚ... Com o objetivo de fortalecer o Departamento de Senhoras e, por tabela, fortalecer também o próprio kenjinkai, o Fujinkai da Associação Okinawa Kenjin ...
    JAPAN HOUSE SP: Universidade Meiji doa 200 livros... No último dia 5, às vésperas de abrir suas portas para o público, a Japan House São Paulo recebeu a doação de 200 livros de mangá da Universidade de M...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *