120 ANOS DE AMIZADE: Japan & Asian Food Show reúne negócios e gastronomia em SP

O chef Shin Koike é uma das presenças confirmadas no evento (Foto: divulgação)

O chef Shin Koike é uma das presenças confirmadas no evento (Foto: divulgação)

Para integrar a agenda das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão a Francal Feiras promove a “Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática” nos dias 3, 4 e 5 de agosto no Expo Center Norte, na zona Norte da capital. Com abertura oficial dia 3 de agosto, às 11h. Muito mais que um encontro gastronômico, a feira traz iniciativas que ajudam empresários do setor a realizar negócios, melhorar a gestão e formar mão de obra especializada. Dois fóruns integram a extensa agenda de atividades do evento. Organizado em parceria com o Instituto da Pesca, SIPESP e demais entidades de pesquisa do setor, o Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados busca incentivar produtores, processadores, restaurantes e varejo a realizar negócios e desenvolver produtos.

Em entrevista, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala explica a importância do evento e sua abrangêcia. “A Japan & Asian Food Show é um evento profissional de negócios para a indústria e o mercado da culinária asiática, especialmente desenvolvido para atender a demanda do setor”, afirma. “Os gargalos desse segmento de mercado incluem riscos de perda de referência da culinária japonesa devido a sua expressiva população”, observa Abdala.

Durante o evento também tem programado seminário sobre Gestão de Temakerias e Restaurantes, organizado em parceria com a Abresi – Associação Brasileira de Bares, Hotéis e Restaurantes. O objetivo é mostrar práticas corretas de atendimento, serviço e gestão. Com tanto trabalho, era de se esperar um pouco de alegria aos olhos e estômago, cujas Oficinas de Gastronomia prometem saciar. Chefs renomados convidados dos expositores e entidades parceiras ministrarão aulas sobre a gastronomia asiática. Uma oportunidade para visitantes tirarem dúvidas e trocarem informações com os especialistas.

A Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes e Culinária Asiática terá eventos profissionais para os visitantes, e um dos mais aguardados é o Fórum Brasileiro de Gastronomia Asiática, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto. Empresários irão conhecer na Japan & Asian Food Show como encontrar a alma do Oriente para incrementar o negócio. Os temas escolhidos tangenciam assuntos como o crescimento da culinária tailandesa no Brasil, tecnologia gastronômica asiática e a utilização de salmão selvagem em restaurantes japoneses.

A professora Lumi Toyoda é uma das convidadas para o primeiro dia. Pesquisadora e consultora empresarial de cultura, etiqueta e gestão japonesa, vai conversar com os participantes sobre a importância da etiqueta na gastronomia oriental. Lumi defende que a cultura deve ser levada em consideração, por ser marcada por simbolismos e costumes. Isso facilita o relacionamento e os negócios com pessoas de origem japonesa.

As Estrelas da cozinha oriental como Eiji Tomimatsu, Shin Koike, Fernando Corsi, Thiago Siintani, Maurício Santi, Yong Lim, Charlie e Cristina Eguchi, além dos renomados sushiman Dalio Hiro Ozono e Hirotoshi Ogawa, fazem palestras e pilotam aulas-show nas Oficinas de Gastronomia Asiática, de 3 a 5 de agosto na Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática, no Expo Center Norte.

Os chefs, especialistas, professores e empresários compõem a seleção de atletas da gastronomia asiática escalados para os três dias de oficinas. Na abertura do evento, às 11h, acontece demonstração do resfriador rápido Intellikit. Ao meio dia, o chef Eiji Tomimatsu, da Agro Nippo, fala sobre saladas orientais. O primeiro dia tem também explicações sobre máquinas de sushi; a tradição dos Makis, com o sushiman Dalio Hiro Ozono, o chef Shin Koike, do restaurante Sakagura, mostrando o potencial do peixe da Amazônia na comida nipônica; e o sushiman internacional Hirotoshi Ogawa, para uma aula-show. O chef Yong Lim, no segundo dia, vai revelar dois pratos coreanos que prometem invadir o País, Bulgogi e Bibimpab.

No dia 5, reservado para tendências do mercado, José Madeira, diretor no Brasil do Alaska Seafood Marketing Institute, vai falar sobre pescado selvagem do Alasca. O engenheiro, com MBA em Comércio e Marketing Internacionais, analisa a indústria pesqueira e de processamento de pescado.

Atualmente, muitos restaurantes utilizam peixes criados em cativeiro e as espécies selvagens são as únicas que preservam os nutrientes necessários para uma alimentação saudável, de acordo com o engenheiro. A pesquisadora Hellen Christina de Almeida Kato, convidada também para o segundo dia do Fórum, falará sobre o uso de espécies de cultivo nativo como alternativa para a culinária asiática. Outras palestras também fazem parte da programação, como a que abordará o potencial da culinária tailandesa no Brasil, ministrada pelo renomado Chef Mauricio Santi.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.asianfoodshow.com.br.

(Luci Júdice Yizima)

 


 

 

Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes e Culinária Asiática

Data: 3 a 5 de agosto de 2015 – das 11 às 19h

Local: Expo Center Norte

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *