RIO DE JANEIRO: 18ª Gincana de Artes da Rio Nikkei reúne participantes de 4 a 65 anos

 

Rio de Janeiro, 28/10/2012: XVIII Gincana de Artes Nikkei. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

A Associação Nikkei do Rio de Janeiro realizou no dia 28 de outubro a 18ª Gincana de Artes Nikkei que teve como objetivo incentivar novos talentos e promover a confraternização entre artistas. O tema foi a própria associação – localizada na Rua Cosme Velho, nº 1166 – e ou adjacências. O evento contou com o Apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Moderu-ko e Fubokai que compõem a Rio Nikkei, Escola Japonesa do Rio de Janeiro. E, em São Paulo, do Jornal Nippak, cuja publicação carinhosa premia a todos como fecho de ouro da gincana.

 

Participantes da XVIII Gincana de Artes Nikkei. (Foto de Minoru Matsuura)

 

Integraram a Comissão Julgadora Ai Takei, vice-cônsul cultural do Japão no Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, Minoru Matsuura, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Sandra Nunes, renomada artista plástica e Yasuko Matsumoto, presidente do Bikoo-kai. As obras, feitas no período da manhã, foram avaliadas apenas pelas inscrições e categorias; as notas ponderadas dos julgamentos individuais foram processadas por Mario Tokoro, vice-presidente da Rio Nikkei.

 

Jurados Akiyoshi Shikada, Minoru Matsuura, Yasuko Matsumoto, Sandra Nunes e Ai Takei, com coordenadora Teruko Okagawa Monteiro. (Foto de Minoru Matsuura)

 

Artistas plásticos interpretam o tema: Rio Nikkei e ou adjacências. (Foto de Maria Zilda Martinelli)

 

O Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Gina Martins, encantou os participantes da categoria infanto-juvenil enquanto aguardavam o julgamento das obras dos adultos, que tinham prazo maior para confecção.

 

Coral Rio Nikkei pela Maestrina Gina Martins, no aguardo de resultados.(foto: MInoru Matsuura)

 

Prêmios e brindes. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

 

 

A cerimônia de premiação foi aberta pelo presidente Minoru Matsuura, da qual participaram a diretora cultural Shirley Yurica Kanamori Atsumi, a diretora coordenadora Teruko Okagawa Monteiro, a presidenta do Fubokai Tieko Okuno e os ilustres jurados.

 

 

 

 

Direita, Masahiro Sekiyama, Minoru Matsuura, Akiyoshi Shikada, Mario Tokoro e seinen Akemi Tomino. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

O sucesso foi fruto do empenho e carinho de todos, e em especial, da força Rio Nikkei: generosa doação do diretor de Patrimônio Masahiro Sekiyama, medalhas pelo  presidente  Minoru Matsuura, lanches pelas primeira dama Rosa Matsuura, e diretoras Shirley Atsumi e Noemi Katayama. Ainda, a força simpática dos Seinens Akemi Tomino, Fernando Doki, Marcelo Eiti Banja, Nathália Pimentel Lima e Yugo Sakamoto.

 

Seinens Rio Nikkei: Yugo Sakamoto, Marcelo Eiti Banja, Fernando Doki, Akemi Tomino e Nathália Pimentel Lima. (Foto de Teruko Okagawa Monteiro)

 

Premiação – Os concorrentes, de 4 a 65 anos, foram contemplados com diplomas de Honra ao Mérito, medalhas, prêmios e brindes.

 

Hiroshi Fujiuchi e Tomiko Fujiuchi, diretor da Escola Japonesa/RJ e esposa, Categoria A partir de 60 anos, respectivamente Menção Honrosa e Medalha de Bronze. (Foto de Rika Hagino)

 

Medalha de Ouro: Claudite Tavares, Marcelo Hermont Costa, Maria A. C. Picanço Gomes, Nathália Ribeiro Monteiro, Simone Valle, Takana Nakata; Medalha de Prata: Clara Izumi Iwanaga,  Ilson Fernandes Costa, Mariana Ayumi Iwanaga,  Vanda Sinder, Yugo Sakamoto; Medalha de Bronze: Daniel Massahiro Suzuki, Kotori Nakata, Olívia Norma Mota Borges, Takuro Nakata, Tomiko Fujiuchi; Menção Honrosa: Daniel Martinelli, Domingas Caetana da Silva Pantoja, Hiroshi Fujiuchi e Wemilly Lourenço Geronimo.

 

Minoru Matsuura, Yasuko Matsumura, Maria Antonia Cprrêa Picanço Del Nero Gomes, 8 anos/Medalha de Ouro – Categoria II-B 6 a 8 anos , Shirley Atsumi, Teruko Monteiro e Tieko Okuno. (Foto de Maria Zilda Martinelli)

 

Direita, Simone Valle, Medalha de Ouro – Categoria Profissional e Jurada Sandra Nunes. (Foto de Rika Hagino)

 

(Texto de Teruko Monteiro)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MISS NIKKEY: Karina Molica representará MG no Miss... Karina Yumi Molica, de Viçosa, será a representante de Minas Gerais no Miss Nikkey Brasil 2015, que acontece no palco do 18º Festival do Japão, em São...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
SILVIA IN TOKYO: “TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS” EM M... O filme  “Tudo Que Aprendemos Juntos” – chamado em japonês de “Street Orchestra”, dirigido por Sérgio Machado e estrelado por Lázaro Ramos, já passou ...
ACESA: Grupo Kitsume Faz Convite Para Novos Integr...   O grupo Kitsume teve início de sua formação por jovens em 25 de outubro de 2009 com o apoio da (ACESA) Associação Cultural e Esportiva de Sa...

One Comment

  1. Feliz e emocionada com a publicação da XVIII GINCANA DE ARTES NIKKEI neste conceituado JORNAL NIPPAK: para todos os participantes, é prêmio e estímulo!!! Querida EQUIPE NIPPAK, nosso MUITO OBRIGADO por esse grande carinho ao Rio de Janeiro, e à nossa RIO NIKKEI!!!
    Muitas felicidades!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *