15ª FESTA DO JAPÃO: Academia Nipo-Brasileira de Escritores marca presença no Rio

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (Renmei), em parceria com a Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Instituto Cultural Brasil-Japão, realizam neste fim de semana (27 e 28), no Parque do Flamengo (próximo à Praia do Flamengo), na zona Sul do Rio de Janeiro, a 15ª Festa do Japão.

 

Membros do Rio Nikkei Taiko com a apresentadora do programa Encontro, Fátima Bernardes. Foto: Teruko Okagawa Monteiro

Membros do Rio Nikkei Taiko com a apresentadora do programa Encontro, Fátima Bernardes. Foto: Facebook/Cintia Cruz

 

Inserido no Calendário Oficial do Município, o evento tem como objetivo levar entretenimento e divulgar a cultura japonesa à população do Rio de Janeiro. Estão programadas diversas atrações como apresentação de danças típicas, taiko (tambores), artes marciais (judô, sumô, aikido e karatê), mostras de ikebana, origami, oshiê e shodô e shows com Nobuhiro Hirata, conjunto japonês de rock J. Coração, cosplay, entre outros. Destaque ainda para a culinária japonesa com os tradicionais pratos como yakisoba, karê, guioza, tempura e temaki.

Quem também marcará presença no evento será a Academia Nipo-Brasileira de Escritores, que estará representada por cerca de 20 de seus 35 membros, entre eles o atual presidente Hidemitsu Miyamura, o escritor Akira Chinen e o jornalista Takao Miyagui.

Presidente do Colégio Acadêmico, “que cuida tecnicamente de toda parte literária” da Academia, Chinen explica que a  participação nos dois dias da Festa do Japão se dará através de exposição de livros e conversas informais  dos escritores com os visitantes.

Antes, na sexta-feira (26), por volta das 14 h, a delegação aproveitará a estadia na Cidade Maravilhosa para conhecer as instalações da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Castelo (centro do Rio). Também na sexta, às 18h30, os acadêmicos nikkeis estarão no Instituto Cultural Brasil-Japão para duas atividades.

 

Akira Chinen com o presidente da Academia Hidemitsu Miyamura. Foto: Aldo Shiguti

Akira Chinen com o presidente da Academia Hidemitsu Miyamura. Foto: Aldo Shiguti

 

Palestra – A primeira é o lançamento do livro “Histórias de uma educadora japonesa no Brasil”, de Akira Chinen. Trilíngue, o livro será lançado também durante o 6º Festival Mundial Uchinanchu, evento que acontece em outubro, na ilha de Okinawa (Japão), com a participação de okinawanos e seus descendentes do mundo todo.

Também na sede do Instituto Cultural Brasil-Japão, o presidente da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakazawa, ministrará uma palestra sobre a passagem pelo Rio de Janeiro, em 1867, de uma fragata comandada por Enomoto Takeoki. Takeoki, um dos primeiros bolsistas da era Tokugawa e que passou 4 anos na Holanda – onde a embarcação foi construída – ficou 17 dias no Rio. A palestra será traduzida para o português pelo presidente da Academia Nipo-Brasileira de Escritores.

 

História – Fundada em 28 de março do ano passado, a Academia Nipo-Brasileira de Escritores reúne atualmente 35 escritores. Fazem parte representantes da antiga e nova geração de escritores nikikeis, como André Kondo (Contos do Sol Renascente, Contos do Sol Nascente, Além do Horizonte e Amor Sem Fronteiras, entre outros).

A “semente”, no entanto, como explica Akira Chinen, foi lançada antes. “Em conversas que contou com a presença do Içami Tiba [1941-2015], chegamos a conclusão que havia muitos nikkeis escrevendo, seja crônicas, contos, poesias ou romances, ou seja, que a parte literária estava bem servida, mas sentimos que essas pessoas precisavam se agrupar para uma melhor orientação sob vários aspectos, como distribuição, gráfica e revisão”, lembra Chinen, acrescentando que assim surgiu a Academia, cujo primeiro presidente foi Alexandre Takara. “Hoje, juntos, a Academia conta com mais de 200 títulos”, diz Chinen.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    SANTA CATARINA: NOITE JAPONESA 2015 – COMEMO... A Associação Nipo-Catarinense, o grupo Nipocultura e o Consulado Geral do Japão (Curitiba) convidam todos a participar do evento Noite Japonesa com o ...
    BEISEBOL: Taça Brasil de Beisebol define semifinal... A XXI Taça Brasil de Beisebol Adulto, principal competição do beisebol brasileiro, definiu seus semifinalistas. Atual campeão, o Nippon Blue Jays gara...
    RIBEIRÃO PRETO: Festival Tanabata traz novidades e... De 06 a 08 de julho, a comunidade nikkei de Ribeirão Preto (SP) realizará um dos mais tradicionais eventos da cultura japonesa, o Festival Tanabata, q...
    PROMISSÃO: COM CERCA DE 250 PARTICIPANTES, SEMINÁR... Realizado no dia 2 de setembro, no anfiteatro Municipal “Dr. Mauro Ferreira Grama”, em Promissão (SP), a quarta edição do Seminário Agrícola e Dia de ...

    2 Comments

    1. ‘Nosso MUITO OBRIGADO ao JORNAL NIPPAK/Redator-Chefe Aldo Shiguti!!
      Na 15ª Festa do Japão RJ, além das apresentações do Rio de Janeiro, ganharemos as presenças ilustres de membros da ANBE – Academia Nipo-Brasileira de Escritores, vindos de São Paulo: “20 de seus 35 membros, entre eles o atual presidente Hidemitsu Miyamura, o escritor Akira Chinen e o jornalista Takao Miyagui.”
      Será SUCESSO pelo empenho de todos!!

      Teruko Okagawa Monteiro, diretora cultural da Rio Nikkei

    2. Chamar esse cara de escritor é brincadeira. Poucos são os escritores nipo-brasileiros de qualidade e, Akira Chinen, certamente não é um deles. Não dá para passar das primeiras páginas.
      Uma pessoa que diz: “Eu posso processar você, sou advogado”, não é digno de respeito.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *