18º FESTIVAL DO JAPÃO: Kenren faz doação para a Cooperativa Sempre Verde

O Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) – entidade responsável pela realização do Festival do Japão – que este ano atingiu sua 18ª edição nos dias 24, 25 e 26 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention, na zona Sul de São Paulo, doou R$ 1.000,00 para a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos Sempre Verde como parte de um acordo firmado entre as duas partes. “Tínhamos acordado que, caso fossem retiradas menos que 12 caçambas de lixo não reciclável durante os três dias do Festival, doaríamos a quantia para a Cooperativa”, conta o vice-presidente da Comissão Executiva do 18º Festival do Japão, Toshio Ichikawa, explicando que foram recolhidas apenas 9 caçambas este ano contra 27 em 2014, ou seja, uma redução de 65%.

 

Yamada e Ichikawa com os cooperados da Sempre Verde, parceira do 18º Festival do Japão (Foto: Aldo Shiguti)

Yamada e Ichikawa com os cooperados da Sempre Verde, parceira do 18º Festival do Japão (Foto: Aldo Shiguti)

Segundo a responsável pela Sempre Verde, Guiomar Conceição dos Santos, durante os três dias os cooperados da Sempre Verde recolheram 5 toneladas de materiais recicláveis, além de 500 litros de óleo.

“Isso significa que este ano foi reciclado uma quantidade muito maior de lixo”, comemora Ichikawa. O cheque foi entregue a Guiomar na manhã desta terça-feira (4), na sede da Coopetativa, no bairro de Vila Santa Catarina (zona Sul de São Paulo), com as presenças do presidente da Comissão Executiva, Yasuo Yamada, e do vice, Toshio Ichikawa.

 

Experiência – Guiomar disse à reportagem do Jornal Nippak que o dinheiro tem destino certo: será usado para pagar a multa de um dos caminhões usados pelos cooperados. Mas o mais importante explica, foi a experiência inédita proporcionada por esta parceria com o Kenren.

A Cooperativa Sempre Verde foi fundada em 2002 por iniciativa da própria Guiomar e de seu irmão, José Ronaldo, que trabalhavam como catadores avulsos. Os dois conheceram o Centro de Convivência e Cooperativa da Vila Guarani, também na zona Sul, e acabaram fazendo um curso de capacitação no Movimento Nacional dos Catadores até fundarem a Sempre Verde.

Hoje a Cooperativa funciona no galpão alugado e reúne 46 famílias, sendo que 30 ficam na estação Pão de Açúcar, e outras 16 fazem a triagem. Diariamente chegam ao galpão cerca de 10 toneladas de lixo, sendo 7 toneladas através da Prefeitura e 3  coletadas no supermercado. O material passa por uma triagem e depois é prensado.

 

Políticas públicas – “Reciclamos cerca de 120 toneladas por mês”, diz Guiomar, lembrando que nem todo material que chega à Cooperativa é reciclado. “Aproximadamente 15% é rejeitado, principalmente vidro, que tem baixo valor”, diz a responsável, explicando que cada uma das 46 famílias consegue tirar mensalmente cerca de R$ 1.000,00.

“Foi a primeira vez que fizemos uma feira como o Festival do Japão. Foi uma experiência muito rica porque abriu as portas para outros eventos. Depois do Festival, recebemos outras três propostas. Para nós a parceria com o Kenren foi um desafio e muito legal porque conseguimos vislumbrar nosso crescimento e o fortalecimento da própria Cooperativa. Agora, vamos nos aprimorar para trabalharmos mais essas parcerias”, conta Guiomar, destacando que outra luta diária dos cooperados é por melhores políticas públicas.

 

Futuro – Conforme antecipou o Jornal Nippak na edição da semana passada, os presidentes dos kenjinkais se reuniram no último dia 30 com a participação de representantes da GL events, que administra o São Paulo Expo Exhibition & Convention. Ficou agendada uma reunião para o próximo dia 20, quando será definida a  continuidade ou não do Festival. Segundo Ichikawa, apesar de os números iniciais terem apontado para um  prejuízo “de três dígitos”, o balanço final do 18º Festival pode apresentar sinais de recuperação.

(Aldo Shiguti)

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    SILVIA IN TOKYO: METEOROS DÃO BOAS-VINDAS AO ANO N... CHUVA DE ESTRELAS CADENTES QUADRÂNTIDAS ALCANÇA O PICO ESSA NOITE NO JAPÃO     Ainda dá tempo! Essa noite a chuva de meteoros das Qua...
    COMUNIDADE: Comissão Organizadora adia o 10º Nikke... A Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, que seria realizado nos dias 23 e 24 deste mês, no Centro de Eventos Pró Magno, no bairro da Casa Verde...
    ITSUKI HIROSHI NO BRASIL: Com casa cheia, cantor p... Cantor também participará do Jantar Beneficente no Bunkyo (Foto: divulgação) Considerado o principal nome da música tradicional japonesa, o cantor...
    KARAOKÊ: 20º Brasil Kohaku Utagassen promove ‘volt...   O INB – Instituto Nak do Brasil realiza neste domingo (7), a partir das 9 horas, no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cult...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *