22º FURUSATO MATSURI: Festival Agrícola destaca mini alface e pé de tomate cereja

 

Já está quase tudo pronto para a 22ª edição do Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes –, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro, na sede da Associação dos Agricultores de Cocuera, entidade responsável pelo evento.

Este ano, o Festival, que faz parte do calendário oficial de Mogi das Cruzes, terá como tema “Brasil, Nosso Furusato. Terra da Fartura”.

 

Já está quase tudo pronto para a 22ª edição do Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes (foto: divulgação)

 

Segundo Armando Saito, um dos coordenadores do Furusato Matsuri, a festa homenageia os antigos moradores do primeiro bairro agrícola de Mogi. “Furusato” em japonês significa “volta para casa”, simbolizando os filhos e netos dos fundadores que saíram do bairro e retornam nestes dias de festa. “E terra da fartura porque aqui é a terra das oportunidades, que tem de tudo, onde, querendo, se consegue as coisas”, explica Saito.

Em sua 22ª edição, o Furusato Matsuri espera reunir cerca entre 20 e 30 mil visitantes em dois dias. Entre as atrações estão produtos agrícolas premiados, exposição e venda de flores, ikebanas, frutas e legumes, exposição e venda de veículos nacionais e importados e implementos agrícolas, além de um mini-shopping e comidas típicas japonesas.

“O objetivo do Festival é divulgar o potencial agrícola do Alto Tietê, que engloba Mogi das Cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim”, diz Saito, acrescentando que participam do Furusato Matsuri cerca de 500 produtores.

“Nosso forte são as verduras e legumes. Este ano, uma das novidades para os visitantes será a exposição de uma mini alface, cuja semente veio dos Estados Unidos e está sendo testada em Mogi”, revela Saito. “Outro atrativo para o público será a exposição de um pé de tomate cereja carregado. Acho que muitas pessoas conhecem essa variedade mas nunca viram um pé carregado”, observa Saito, acrescentando que no Pavilhão de Hortifrutigranjeiros os visitantes poderão encontrar ainda cogumelos e ovos de codorna.

Quem for, também poderá conferir uma programação artística com atrações ligadas às cultura nipônica e brasileira, como a capoeira. Entre as apresentações, destaques para o pequeno Ryu Jackson, nome artístico de Erick Ryu Murakami. Com apenas sete anos de idade, Ryu Jackson canta e faz imitações do astro pop Michael Jackson. Recentemente, o garoto levou a plateia do 3º JapanSul à loucura.

 

Entre as apresentações, destaques para o pequeno Ryu Jackson, nome artístico de Erick Ryu Murakami (foto: divulgação)

 

A abertura oficial acontece às 10 horas de sábado, com a presença de autoridades.

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

22º Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes

Quando: Dias 10 e 11. Sábado e domingo, a partir das 10 horas

Onde: Associação dos Agricultores de Cocuera (Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura – SP 088 – s/nº – Km 61,4 – Antiga estrada Mogi-Salesópolis, Km 9,5)

Entrada: R$ 6,00. Professores, estudantes (mediante apresentação da carteirinha) e pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada. Grátis crianças com até seis anos de idade acompanhadas do responsável.

Informações pelo tel.: 11/4792-2008

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EXPOSIÇÃO: Lins recebe exposição Mabe – O ol...   A Prefeitura Municipal de Lins e o Instituto  Manabu Mabe inauguram neste sábado (15), no Museu Histórico e Arqueológico de Lins, a exposiçã...
EXPOSIÇÃO: EXPO JAPÃO “KANSHA NO KIMOCHI” (maio/20... A exposição “Kansha No Kimochi” / “Gratidão” / “Gratefulness” levará à Embaixada do Brasil em Tóquio - Japão (maio de 2017), em torno de 18 telas do a...
LITERATURA: Escritor André Kondo lança ‘Contos do ... O escritor André Kondo, finalista deste ano do Prêmio Jabuti na categoria Infantil com “O Pequeno Samurai”, lançou no último dia 5, no Jardim Japonês ...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *