22º HARU MATSURI: Comunidade nipo-brasileira de Curitiba comemora chegada da Primavera

 

Para celebrar a chegada da Primavera, que inicia oficialmente dia 22 de setembro (sábado), a comunidade nipo-brasileira promove o 22° Haru Matsuri (Festival da Primavera). O evento será realizado sábado e domingo (22 e 23), no pátio do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico. Durante dois dias o público terá a oportunidade de apreciar apresentações culturais e o degustar o melhor da gastronomia oriental.

No Japão a primavera é uma estação muito aguardada, pois as flores simbolizam o renascimento e a alegria após um rigoroso inverno. Foi para reverenciar as flores e mostrar o amor que os nipônicos nutrem pela natureza que em 1991 o jornalista e artista plástico Cláudio Seto idealizou o Haru Matsuri em Curitiba. “Nestes 22 anos o evento cresceu e se tornou um sucesso”, diz Jorge Ishii, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba.

 

Programação – O Haru Matsuri abre no sábado (22) às 11hs e se estende até às 21 hs. No domingo (23) a festa inicia às 11 hs e encerra às 17 hs. A entrada é franca.

No centro gastronômico estarão sendo vendidos pratos como sashimi, tempura, sushi, tepanyaki, yakissoba, okashi, udon, yakitori e muitos outros.

O público poderá assistir a várias apresentações culturais como taiko (show de tambor), odori (dança), karaokê (musica), banda e grupos de dança e artes marciais como kendo e aikido.

No domingo, às 13h30, será realizado um desfile de trajes típicos com crianças de 3 , 5 e  7 anos ( shiti, go, sam – idades marcantes para os orientais) estarão mostrando os trajes  adequados para cada idade. Os jovens também estarão demonstrando kimonos  utilizados nas formaturas e ocasiões especiais.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SUZANO: Festa da Dália aguarda 8 mil visitantes em... Neste domingo e no próximo (9 e 16), será realizada na cidade de Suzano (SP) a 20ª Festa da Dália, evento promovido pela Beneficência Nipo-Brasile...
Bazar Beneficente Osaka Naniwa-Kai A Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-kai realiza no dia 02 de abril (domingo), o seu tradicional Bazar Beneficente. ​​ Haverá v...
OLIMPIPA: Pipa celebra 10 anos e realiza apresenta... Uma oportunidade para mostrar habilidade física, trabalho em equipe e vários talentos musicais. A 12ª Apresentação das Crianças do Pipa trará as crian...
MIMIPARTY: 4ª edição do Festival da Cultura ‘Fofa’... Considerado o principal evento da cultura kawaii no Brasil, o MimiParty chega a sua quarta edição neste fim de semana (2 e 3), em novo endereço. Este ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *