24º PAULISTÃO: Cerimônia de abertura reúne políticos, dirigentes e autoridades locais

Como de costume, a cerimônia de abertura do Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, o Paulistão, que este ano chegou a sua 24ª edição nos dias 17 e 18 deste mês, no Centro de Eventos de Barueri, reuniu diversas autoridades e dirigentes do karaokê, além de políticos. Estiveram presentes, entre outros, o secretário municipal de Cultura de Barueri, Jean Gaspar (representando o prefeito Rubens Furlan); o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB); os vereadores Aurélio Nomura (PSDB) e George Hato (PMDB), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami; o secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabiku; a presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya e o presidente do Enkyo, Akeo Yogui, além do presidente da UPK (União Paulista de Karaokê), Elzo Sigueta e a presidente da Abrac (Associação Brasileira de Canção), Akemi Nishimori.

 

PAULISTÃO 2018 – Realizado, pela primeira vez, em dois dias (17 e 18 de fevereiro), no Centro de Eventos da Prefeitura de Barueri, o XXIV Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo (Paulistão). Foto: Aldo Shiguti

 

Akemi, Nishimoto, Elzo Sigueta E Walter Ihoshi. Foto: Aldo Shiguti

 

Em seu discurso, Elzo Sigueta destacou o trabalho das Regionais, “que dão todo o suporte necessário para que possamos realizar uma grande festa como essa, com a presença de mais de 650 cantores”. Ele destacou a música como uma importante terapia para enfrentar os momentos difíceis e recomendou cantar “duas ou três músicas” para aliviar a tensão do dia a dia.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Novas gerações – Já a presidente da Comissão Organizadora, Tiyomi Takase lembrou que, “para a realização deste grandioso evento, contamos com o importante apoio da Prefeitura de Barueri, que cedeu este magnífico espaço, engrandecendo ainda mais o nosso evento”. Harumi Goya destacou que a música sempre esteve muito presente entre os pioneiros da imigração da japonesa que, “após trabalharem horas e horas de sol a sol, tinham a música para aliviar o cansaço”. “E hoje, vendo as novas gerações desfilarem seus talentos neste palco, temos a certeza que este evento terá continuidade”.

 

Tiyomi Takase. Foto: Aldo Shiguti

 

Elzo Shigueta. Foto: Aldo Shiguti

 

Akeo Yogui lembrou os benefícios gerados por quem canta e afirmou que, “falar que o karaokê é apenas uma diversão é muito pouco”. “Nós que trabalhamos com pessoas idosas sabemos o quão bem faz. Se todas as pessoas pudessem cantar, certamente elas seriam mais saudáveis e, consequentemente, teriam uma vida mais longa”, explicou.

 

Akemi Nishimori. Foto: Aldo Shiguti

 

Hiroyuki Minami. Foto. Aldo Shiguti

 

Atrás das grades – Para o vereador Aurélio Nomura, o país passa porum momento difícil, “mas que toda essa sujeira está servindo para passar o país a limpo”. “Quem antes tratava as pessoas com desprezo e arrogância hoje estão atrás das grades respondendo por seus atos”, afirmou, acrescentando que “um evento como esse nos faz lembrarmos do nossos maiores, que com muito sangue, suor e lágrimas ajudaram a construir este país”. “Se hoje vemos a participação de nikkeis em todos os setores laboriosos da nossa sociedade é fruto do trabalho dos nossos antepassados”, disse Nomura. George Hato agradeceu as mensagens de apoio encaminhadas ao seu pi, o deputado estadual Jooji Hato, e revelou que a música está ajudando na sua recuperação.

 

Aurelio Nomura. Foto: Aldo Shiguti

 

George Hato. Foto: Aldo Shiguti

 

O deputado estadual Hélio Nishimoto lembrou que, apesar de não participar de concurso, seu pai cantava. “Quando a gente canta, ficamos alegres e passamos esta alegria para os outros. Passamos essa mensagem positiva, que é o que o mundo está precisando”, afirmou Nishimoto.

 

Helio Nishimoto. Foto: Aldo Shiguti

 

Japan House – Walter Ihoshi  Ihoshi parabenizou a UPK e as Regionais e destacou o trabalho das associações nipo-brasileiras na preservação e divulgação da cultura japonesa. “Acompanhei a visita que o embaixador do Japão, Akira Yamada, e o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, fizeram no final do ano passado às associações nikkeis da região Noroeste do estado e ficamos admirados com o empenho dos dirigentes em preservar a cultura japonesa. O karaokê é uma importante ferramenta desta cultura”, disse Ihoshi ressaltando ficar emocionado todas às vezes que vê um assunto ligado ao Japão.

 

Walter Ihoshi. Foto: Aldo Shiguti

 

“É um país que une a tradição e a modernidade. E agora, os brasileiros também podem conhecer um pouco mais desse Japão moderno através da Japan House São Paulo, que em tão pouco tempo de existência já bateu recorde de visitantes”, explicou Ihoshi, lembrando que este ano a comunidade japonesa comemora 110 anos de imigração. Encerrando os discursos, o secretário municipal de Cultura de Barueri observou a importância de se trabalhar com crianças e jovens. “Através das crianças e jovens vamos transformar passo a passo este país, transformando-o em um lugar melhor”, disse Jean Gaspar, afirmando que “Barueri está de braças abertos não só para a comunidade do karaokê, mas para a comunidade japonesa de uma forma geral”.

 

O secretário municipal de Cultura de Barueri, Jean Gaspar. FOTO: Aldo Shiguti

 

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    VERDE & MEIO AMBIENTE: 4ª Feira do Verde e Me... Para quem vai ficar na capital paulista no feriado de Páscoa, uma boa opção de passeio é visitar o Parque da Água Branca, na zona Oeste, que vai abrig...
    BAILE: BAILE ÉRIKA KAWAHASHI   Música ao Vivo com a Cantora e Jurada Erika Kawahashi e o vocalista Issamu. Personal Dancers da Academia Dançando na Lua. Onde: Associaçã...
    SILVIA IN TOKYO: LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS FICA MA... CNJ VAI REGULAMENTAR A APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO DA APOSTILA DE HAIA NO BRASIL     Entra em vigor em agosto de 2016, a Convenção da Ap...
    3º CHÁ DA TARDE RIBEIRA RYOFU DAIKO – REGISTRO/SP... Onde: Assoc. Cult. Nipo Brasileira de Registro – Salão (Rua Nakatsugawa 165, Registro/SP) Dia 23/08/2015 Horário: 14h Ingressos: R$10,00 (dir...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *