4º T0-SA MATSURI: Evento recebe 50 mil pessoas e confirma status de ‘grande evento’

Realizado pelo Seinen da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, a quarta edição do To-Sa Matsuri – Festival da Cultura Brasil-Japão – que aconteceu nos dias 22 e 23, no Parque da Água Branca (zona Oeste de São Paulo), não só superou as expectativas dos organizadores como também foi considerado o melhor já realizado, na opinião do público. De acordo com números do parque, mais de 70 mil pessoas passaram pelo local no sábado e domingo. Apesar de não ter uma contagem oficial, os organizadores calculam que o festival atraiu cerca de 50 mil visitantes.

 

O deputado federal Walter Ihoshi entrega placa a Arnaldo Katayama ladeado por Takeda e Fabiano (Foto: Aldo Shiguti)

O deputado federal Walter Ihoshi entrega placa a Arnaldo Katayama ladeado por Takeda e Fabiano (Foto: Aldo Shiguti)

 

Público à parte, a verdade é que a reportagem do Jornal Nippak – que acompanha o festival desde sua primeira edição e esteve presente nos dois dias deste ano – constatou uma nítida evolução tanto no formato, como no layout e na organização. Pode-se dizer que o To-Sa, enfim, conquistou  “personalidade própria” e o tão cobiçado status de “um dos grandes eventos da comunidade nipo-brasileira”.

Prova disso foi a cerimônia de abertura, no sábado, que contou com as presenças do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), do deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e dos vereadores Aurélio Nomura (PSDB) e George Hato (PMDB), além do chefe de Gabinete da Subprefeitura da Sé, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves (representando o subprefeito Alcides Amazonas). Também prestigiaram o evento o tenente Jefferson Hideki Ishii, o delegado aposentado da Polícia Federal, Mario Ikeda,  Ryusaburo Mizuno, filho do “Pai da Imigração no Brasil” e os cantores Shunsuke Yamashita e Yasuhito Udaka, que formam a dupla “Ichimujin” da província de Kochi.

 

 

Autoridades e convidados participam do Kagami biraki (foto: Aldo Shiguti)

Autoridades e convidados participam do Kagami biraki (foto: Aldo Shiguti)

 

Homenagem – Walter Ihoshi, que horas antes estava cumprindo agenda em São José do Rio Pardo ao lado ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), fez questão de estar presente para fazer uma homenagem surpresa ao presidente do Kochi Kenjinkai, Arnaldo Katayama. “Trata-se de uma justa homenagem a uma pessoa empreendedora, um empresário do setor de alimentação e que faz um trabalho incansável na preservação e divulgação da cultura japonesa, seja à frente do Kochi Kenjinkai, que preside com tanto empenho, seja apoiando iniciativas como essa dos jovens”, justificou o parlamentar, acrescentando que o To-Sa Matsuri vem se consolidando a cada ano que passa “graças ao empenho e participação de todos”.

“É uma iniciativa que conta com nosso apoio pois oferece aos paulistanos não só uma opção de lazer gratuito como também proporciona a oportunidade de conhecer a cultura dos nossos ancestrais, em especial da província de Kochi, através da gastronomia, da música, da dança e das artes”, explicou Ihoshi, acrescentando que o país atravessa um momento difícil. “É um momento de olharmos para trás e nos inspiramos nos exemplos dos imigrantes, que deixaram um importante legado para nós. Se todos derem sua cota de contribuição, atravessaremos juntos essa crise”, destacou Walter Ihoshi. Emocionado, Arnaldo Katayama agradeceu e dedicou a homenagem aos jovens. “O mérito dessa festa é deles”, observou.

Autor da Lei que inseriu o To-Sa Matsuri no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, o vereador Aurélio Nomura disse que o festival é de “extrema importância para a valorização da cultura japonesa e para manter viva a chama dos pioneiros”. “Lembro quando, há quatro anos, o Augusto Takeda foi ao meu Gabinete solicitar apoio para a realização da primeira edição do To-Sa Matsuri. Hoje vejo que foi uma medida acertada. Que o exemplo dos nossos maiores sirva de inspiração para superarmos as dificuldades”, destacou Nomura.

George Hato também afirmou que não mediu esforços para que o evento pudesse ser realizado”. Já seu pai, o deputado estadual Jooji Hato, lembrou que o To-Sa Matsuri é um evento que serve para integrar os povos.

 

O vereador Ushitaro Kamia visitou o evento no domingo (Foto: Aldo Shiguti)

O vereador Ushitaro Kamia visitou o evento no domingo (Foto: Aldo Shiguti)

 

No domingo, quem apareceu para prestigiar o evento e cumprimentar os organizadores foi o vereador Ushitaro Kamia. Ele lembrou que este ano comemora-se os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

 

 

Tribos – Aliviado, mas revigorado, Augusto Takeda comemorou o resultado: “Ajudamos a escrever um capítulo da história do Kochi Kenjinkai”. Para ele, o sucesso da quarta edição “mostra que estamos no caminho certo”. “Conseguimos reunir várias tribos urbanas num mesmo espaço, como a tribo do skate, a tribo dos games, a tribo dos cosplayers… Acredito que a Parada Taiko, com o desfile de cosplayers também contribuiu para promover a integração, sem contar as parcerias deste ano com a Associação Brasileira de Nishikigoi e a Abrademi”, explicou Takeda, acrescentando que “chegamos num formato próximo daquilo que consideramos ideal pela estrutura do parque”.

Segundo ele, agora é hora de passar o bastão para frente. “Chega uma hora que você precisa repensar outros modelos. Considero que meu trabalho foi feito. Sempre vou estar por perto para ajudar, mas temos que ter a nobreza de passar o bastão. Até porque o To-Sa Matsuri está consolidado. O festival já faz parte da política do Kochi Kenjikai e vai continuar”, afirmou Takeda.

Durante dois dias, o público pode conferir uma programação diversificada, como apresentações de grupos de taikô e de danças, artes marciais e cantores como Joe Hirata, Mariana Suzuke, Mariko Nakahira, além de bazaristas, exposição de nishikigois, área cosplay e praça de alimentação.

(Aldo Shiguti)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    NESTE FIM DE SEMANA: 2º LIBERDADE JAPAN FESTIVAL É... Quem estiver no Bairro Oriental neste fim de semana (28 e 29) para conferir as atrações do Ano Novo Chinês, que acontece na Praça da Liberdade e imedi...
    CARNAVAL: A escola de samba Acadêmicos do Tatuapé ... CARNAVAL –  A escola de samba Acadêmicos do Tatuapé é a grande campeã do Grupo Especial de São Paulo deste ano. Fundada em 1952, a agremiação da zona ...
    ARTES: Carlos Kubo expõe na 5ª Semana da Cultura J...   O artista plástico Carlos Kubo apresentará 28 obras na 5ª Semana da Cultura Japonesa de Lins SP, que acontece entre os dias 6 e 12 de agosto...
    BELÉM/PA: Exposição ‘Artesanato do Japão’ prossegu... Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Manaus, a mostra itinerante Artesanato do Japão - Tradições e Técnicas já está em Belém, on...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *