ESPETÁCULO: Bunkyo recebe “Dança Ryukyu Buyo” neste domingo

Para marcar as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil – Japão as irmãs Grã-Mestras, Yoshiko Tamita e Mieko Kinjo e o coreógrafo Satoru Saito irão realizar o show da tradicional  “Dança Ryukyu Buyo”, neste domingo (15), às 14h, no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). Serão duas horas e meia de apresentação. A primeira parte abordará as danças do Reino de Ryukyu que foram desenvolvidas como fins de entretenimento em solenidades oficiais e a vida fora do reino com apresentações de danças populares, retratando o cotidiano da população okinawana. Na segunda, será apresentado um conjunto de danças modernas e inovador de uma forma dinâmica.

 

show da tradicional “Dança Ryukyu Buyo” (Foto: divulgação)

show da tradicional “Dança Ryukyu Buyo” (Foto: divulgação)

 

Satoru Saito (Foto: divulgação)

Satoru Saito (Foto: divulgação)

Em visita a redação do Jornal Nippak, o produtor, coordenador e coreógrafo, Satoru Saito declara a importância do espetáculo com a presença das grã-mestras Yoshiko Tamita e Mieko Kinjo. “É uma honra muito grande em poder fazer a produção e coordenar o espetáculo”, afirma. “O espetáculo traz 23 pessoas do Japão, com destaque para as minhas grã-mestras Yoshiko Tamita e Mieko Kinjo, que são as minhas professoras também”, destaca Saito.

 

Mieko Kinjo (foto: divulgação)

Mieko Kinjo (foto: divulgação)

Gratidão – “Esse show na verdade é uma forma de gratidão por tudo e toda contribuição que elas fizeram e ensinaram durante os meus 24 anos de carreira”, admite. “Espero que não só descendentes, mas o nosso objetivo é que toda a população tenha a oportunidade de conhecer as artes tradicionais da Ilha de Okinawa. Eu acredito e gostaria que muita gente possa apreciar o espetáculo que está sendo preparado em Okinawa e Brasil com muito capricho e carinho”, garante Satoru.

No show, todas as danças serão executadas com músicas ao vivo ao som de instrumentos típicos de Okinawa, mostrando ao público brasileiro a oportunidade de conhecer mais sobre as artes okinawanas e sentir as origens da cultura e a identidade uchinanchu. O espetáculo tem o patrocínio da Agency for Cultural Affairs, Government of Japan e realização do Stage Support Okinawa (Massami Ono – Okinawa).

Yoshiko Tanita (Foto: divulgação)

Yoshiko Tanita (Foto: divulgação)

Tradição – A participação das fundadoras da academia de dança Tamagusuku-ryu Senjukai, as irmãs Yoshiko Tanita e Mieko Kinjo, designadas pelo governo japonês como detentoras do título de Importante Patrimônio Cultural Intangível do Japão. No Brasil elas estão representadas pelo professor e coreógrafo, Satoru Saito que, em 2006, recebeu o diploma para lecionar as danças típicas da província de Okinawa – e que também se apresentará no espetáculo.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     


     

     

    Ryukyu Buyo – espetáculo de Dança de Ryukyu em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão

    Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP (próx. à Estação São Joaquim do Metrô)

    Ingressos: R$ 100,00 (meia entrada: R$ 50,00)

    Pontos de venda de ingressos:

    Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – (11) 3208-1755

    Associação Okinawa Kenjin do Brasil – Rua Tomas de Kima, 72 – Liberdade – (11) 3106-8823

    Ferragens Yogi – Av. Conselheiro Carrão, 2329 – Vila Carrão – (11) 3729-3134

    Interban Turismo – Av. Paulista, 807 – Bela Vista – (11) 3285-0411

     

     


     

     

    Tamagusukuryu Senjukai

    A academia de dança Tamagusuku-ryu Senjukai foi fundada pelas irmãs Yoshiko Tanita e Mieko Kinjo. A escola é composta por mestres, professores e estudantes em filiais localizadas em diversas partes do mundo como Brasil, Havaí, Los Angeles, Nagoya, Gifu e Osaka. As fundadoras da escola iniciaram a prática da dança típica de Okinawa em 1945, quando de sua evacuação para Taiwan, durante a Segunda Guerra Mundial. Após retornarem a Okinawa, Tanita e Kinjo começaram seus treinos formais sob a tutela do gran mestre Seigi Tamagusuku, em 1950. O dojo, local de prática, de ambas foi estabelecido em 1961, na cidade Naha, Okinawa. O Tamagusukuryu Senjukai foi fundada em 1976.

    As diretoras Tanita e Kinjo participaram, ainda, de inúmeros espetáculos em outras localidades tais como Europa, América e em países do sudeste asiático.

    Receberam inúmeros prêmios e reconhecimento por seus esforços a fim de perpetuar e promover as artes tradicionais da província de Okinawa. Em 1993, ambas receberam o Prêmio de Artes Cênicas do Departamento Nacional de Cultura. Em 1998, foram agraciadas com o Special Judge’s Award no Festival de Artes Cênicas de Nagoya. Foram, também, designadas pelo governo japonês como detentoras do título de Importante Patrimônio Cultural Intangível do Japão. No Brasil, as diretoras da Tamagusuku-ryu Senjukai estão representadas pelo professor Satoru Saito que, em 2006, recebeu o diploma para lecionar as danças típicas da província japonesa.

     

     

     

    Related Post

    BEISEBOL: Atibaia homenageará Claudio Yamada e Rob...   A equipe de Atibaia irá prestar homenagem a dois atletas que estão deixando a categoria adulto. No dia 24 de novembro, por ocasião do jog...
    CIDADES/MARINGÁ: Pamela Ashihara é eleita Miss Par... Pámela Ashihara foi coroada a nova Miss Parque do Japão 2012. A eleição foi realizada no último dia 27, no salão de eventos da Acema (Associação Cultu...
    SOCIAL: Cerimônia de Boas-Vindas ao novo cônsul ge... BOAS-VINDAS – Confira mais fotos da Cerimônia de Boas-Vindas ao novo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, organizadas pelas principai...
    EMPRESAS: Bairro do Brooklin ganha uma livraria co... Localizada no número 74 da Rua Carolina do Sul, a SBS (Special Book Service ) Livraria Internacional, unidade do Brooklin, com aproximadamente 61m², o...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *