A VERDADE SOBRE A GUERRA DO PACÍFICO: ‘Aqui está o verdadeiro espírito de hospitalidade japonesa’, diz Koichi Mera

Realizado pelo jornal Nikkey Shimbun, a palestra “Desvendando o mistério por trás da Guerra do Pacífico – Fatos Verídicos da História”, ministrada no último dia 12 pelo professor Koichi Mera, na Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, contou com a presença de cerca de 200 pessoas. Na ocasião, foi lançado também o livro “A Verdade Sobre a Guerra do Pacífico – Por que o Japão lutou contra os Estados Unidos”, de Koichi Mera, Sadao Imamori e Yasuo Inoue (Editora Jornalística União Nikkei, 336 páginas, R$ 50,00).

 

O professor Koichi Mera deu palestra no dia 12 sobre o polêmico tema (FOTO: NKKEY SHIMBUN)

O professor Koichi Mera deu palestra no dia 12 sobre o polêmico tema (FOTO: NKKEY SHIMBUN)

 

O evento contou com apoio da Associação Brasil Japão de Pesquisadores (SBPN), Associação Nikkei do Brasil, Nihon Kaigi do Brasil, Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil e Asociacion Panamericana Nikkei.

Durante sua curta estadia em território brasileiro, o professor Koichi Mera ficou admirado com a “recepção calorosa” que recebeu no país. “Senti a profundeza do sentimento de todos quanto à consideração ao Japão. Percebi que, embora no Japão atualmente falem tanto da tal da ‘hospitalidade japonesa’, aqui está vivo o velho e tradicional ‘espírito de hospitalidade japonesa’”, destacou o professor, que no dia 11 conversou com alunos do Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo (USP) e se reuniu também com membros da Nippon Kaigi do Brasil, entidade que está apoiando a bandeira levantada por Koichi Mera. “Recebi estímulo de todos ao conversarmos abertamente até se estender ao “discurso de Abe”, disse, referindo-se ao primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

 

Koichi Mera ficou empolgado com o carinho dos brasileiros (Foto: NIKKEY SHIMBUN)

Koichi Mera ficou empolgado com o carinho dos brasileiros (Foto: NIKKEY SHIMBUN)

 

Já no dia 12, no principal evento desta sua visita, Koichi Mera discursou por mais de três horas sobre A Verdade sobre a Guerra do Pacífico na palestra realizada na sede da Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil. “Fato que me impressionou foi, independentemente de o conteúdo se tratar de uma particularidade relativa à história, cerca de 200 pessoas escutaram atentamente e, houve até quem prestara atenção fazendo anotações”, destacou o professor, acrescentando que “isso demonstra que os japoneses e seus descendentes de São Paulo possuem interesse no assunto que diz respeito à história do Japão, e que certamente possuem conhecimento sólido”.

Segundo ele, o encontro terminou em um clima de emoção. “Fiquei emocionado por ver muitas pessoas adquirindo tanto o livro original em japonês quanto a edição traduzida em português. Teve participante que chegou a comprar dez volumes de uma vez”, explicou, afirmando que “tenho notado nestas visitas a São Paulo, tanto no ano passado como nesta, que os japoneses e seus descendentes do Brasil são admiráveis. Ao contrário dos que vivem nos Estados Unidos, orgulham-se por serem de origem japonesa e agem com muita confiança. É contrastante comparada aos nipo-americanos que tentam se adaptar à principal corrente da sociedade norte-americana escondendo (desconsiderando os diferentes contextos históricos) o quanto possível o fato de que é de origem japonesa”, observou, lembrando que foi durante sua visita realizada em 2014 que surgiu a oportunidade de traduzir “Japoneses, despertem da maldição de MacArthur”, de sua autoria, para o português.

 

"Fiquei emocionado por ver tantas pessoas adquirindo o livro”, disse (FOTO: NIKKEY SHIMBUN)

“Fiquei emocionado por ver tantas pessoas adquirindo o livro”, disse (FOTO: NIKKEY SHIMBUN)

 

Condutores – “Na época, Hideo Kawai, da Associação Nikkey do Brasil, sugeriu dizendo que ‘se tivesse edição traduzida para o português mais pessoas poderiam lê-lo’. Dessa conversa surgiu então, com a colaboração do Jornal Nikkey Shimbun e das associações nipo-brasileiras, a chance para a publicação de A Verdade sobre a Guerra do Pacífico”, conta Mera, que destacou também a participação de nikkeis na USP. “Além de inúmeros descendentes ocuparem uma posição socialmente importante e muitos terem alcançados até mesmo a alta patente militar, dizem que o índice de docentes de origem japonesa na Universidade de São Paulo chega a 40%. É uma prova de que quando se acrescem confiança e orgulho às qualidades como honestidade e dedicação dos japoneses se obtém um resultado como este”, afirmou.

Segundo ele, “os cidadãos de origem japonesa do Brasil não possuem a postura autodepreciativa como de japoneses que nasceram e cresceram no Japão. Não são contaminados pela política de ocupação do general Mac Arthur imposta ao povo japonês no período pós-guerra”. “Portanto, ao mesmo tempo em que se pode dizer que os japoneses e seus descendentes que vivem no Brasil herdaram muito mais do bom caráter original do povo japonês, pelo fato de viverem em ‘terras estrangeiras’ possuem, querendo ou não, automaticamente uma visão internacional. Creio que, de agora em diante, não seria exagero dizer que temos o dever de expressar incansavelmente conforme nosso ponto de vista à nação japonesa. Podemos também desempenhar com isso o papel de conduzir a nação”, garantiu o professor, que considerou sua visita ao Brasil “um sucesso”. “Manifesto aqui meu profundo agradecimento ao Jornal Nikkey Shimbun e também uma sincera gratidão a todos que nos apoiaram de diversas formas. Espero ansiosamente pelo dia que possamos atuar juntos novamente em prol da causa”, afirmou.

 

Público lotou o salão do Hiroshima Kenjinkai (FOTO: NIKKEY SHIMBUN)

Público lotou o salão do Hiroshima Kenjinkai (FOTO: NIKKEY SHIMBUN)

 

Sobre o autor – Koichi Mera nasceu em Seul, atual capital da Coréia do Sul, em 1933. Graduado em Arquitetura pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio, concluiu o mestrado na mesma instituição, e em seguida partiu para os Estados Unidos como bolsista do programa de intercâmbio norte-americano Fulbright. Obteve o título de Doutor (PhD) pela Universidade Harvard (Departamento de Planejamento Regional Urbano).

Em sua carreira acadêmica, entre outras instituições de ensino, foi professor assistente da Faculdade de Economia da Universidade Harvard, professor da Faculdade de Ciências Política e de Planejamento da Universidade de Tsukuba (Coordenador do departamento de Planejamento Urbano), professor da Faculdade de Comércio da Universidade Internacional de Tóquio, e professor coordenador do curso de Negócios Internacionais da Universidade do Sul da Califórnia.

De 2006 em diante, focando em questões da história do Japão, fundou uma organização sem fins lucrativa denominada “Grupo de Estudo em Prol do Renascimento do Japão”. É representante dessa organização que hoje completa 14 anos. Para saber mais, acesse: https://gahtjp.org/ (GAHT – The Global Allience for Historical Truth).

 

O livro “A Verdade Sobre a Guerra do Pacífico” custa R$ 50,00 e pode ser adquirido no Nikkey Shimbun (telefone: 11/3340-6060); Fonomag (Telefone: 11/3104-3399); Livraria Sol (Telefone: 11/3208-6588) e Livraria Takano (Telefone: 11/3209-3313)

 

Related Post

SOCIAL: O cantor Joe Hirata foi uma das atrações ... O cantor se apresentou no dia 8 no Akimatsuri. Foto: Erodi Florencio.   JOE HIRATA – O cantor Joe Hirata foi uma das atrações do 32º Akima...
Comissão Organizadora divulga atrações do 7º Nikke... O 7º Nikkey Matsuri, tradicional festival de cultura japonesa e que este ano será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril no campo do Clube Escol...
SOFTBOL: Brasília Nipo é campeã do 18º Torneio Tai...   A equipe Brasília Nipo sagrou-se campeã do 18º Torneio Taiyo de Softbol. A competição foi realizada de 13 a 16, no Taiyo Thermas Hotel, em C...
COMUNIDADE: Nippon Fest ajuda a preservar cultura ... No último dia 28, os associados do Nippon Country Club, cuja sede de campo está localizada no município de Arujá (SP), aproveitaram o domingo de sol c...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *