ABASTECIMENTO: Sincaesp é homenageado na Câmara Municipal de SP

Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (23), no Plenário 1º de Maio no Palácio Anchieta, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Salva de Prata ao Sincaesp (Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo). A homenagem foi proposta pelo vereador suplente Victor Kobayashi (PSD).

A mesa foi composta pelo deputado suplente Walter Ihoshi (PSD-SP); vereador Cláudio Prado (PDT) – que passou a presidência para o proponente –; por Cleiton Gentili, coordenador do Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios) – órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; pelo presidente do Sincaesp, José Robson Coringa Bezerra; e por Celso Tadashi Itiki e Osvaldo Koga, respectivamente, vice-presidente e diretor esportivo e social do Sincaesp. Também estiveram presentes o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita; e o presidente do Conseg Liberdade (Conselho Comunitário de Segurança da Liberdade) e do Instituto Ícaro, Akio Ogawa.

Victor Kobayashi entrega a placa ao presidente do Sincaesp ladeado por Gentili, Tadashi, Ihoshi e Koga (foto: Aldo Shiguti)

Na ocasião, o Sincaesp homenageou o empresário Mário Benassi; o presidente do Sindicato dos Carregadores Autônomos, José Pinheiro de Souza; e um dos fundadores do Sincaesp, Sadao Nagata, da Associação Embu-Hino; que ajudaram a construir a história do sindicato.

Antes da série de discursos, foi feito um minuto de silêncio em respeito à memória de Alice Koga, mãe de Osvaldo Koga.

Coube ao vice-presidente do sindicato, Celso Tadashi, a missão de contar a história do Sincaesp. Ele lembrou que o início do sindicato remonta a década de 50, quando ainda chamava-se Associação das Entidades Agrícolas do Estado de São Paulo (Agresp). Na década de 70, passou a denominar-se Associação dos Usuários de Centrais de Abastecimento do Estado de São Paulo (Assuesp) e somente em 1988 passou à condição de sindicato.

Sadao Nagata, Mario Benassi e José Pinheiro foram homenageados (foto: Aldo Shiguti)

Nesses anos, permissionários e atacadistas em todas as Centrais de Abastecimento do Estado de São Paulo, foram o foco da entidade seja para dinamizar o setor varejista ou para a implantação de novos varejões. Em suas atribuições, o Sincaesp participou da criação da Portaria 127 sobre padronização de embalagens e desde a formação do Mercosul, tem participado na discussão de projetos para padronização e a classificação de diversos produtos através da regularização do SGT – 3 “Regulamentos Técnicos” – Grupo AD – Hoc de Frutas e Hortaliças Frescas. Além disso, participa do SGT – 8 Política Agrícola – Ações Políticas para Implantação de Normas para o Mercosul e do Programa Paulista de Classificação e Padronização de Hortifrutis.

O coordenador do Codeagro aproveitou o “clima de festa” para “abrir as portas” da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para o setor. Constatou “sinergia” e “possibilidade de atuação em parceria”, mas destacou também que “existem muitos desafios pela frente, como as questões do agrotóxico, financiamento e logística”. No final de sua fala, Gentili pediu “união” para superar os obstáculos.

 

Desafios – O deputado federal Walter Ihoshi observou que “a história do Sincaesp se confunde com a luta dos agricultores da região metropolitana de hortifruti que se dedicaram ao abastecimento”. Reafirmou que os desafios “são grandes porque São Paulo é uma cidade que não para de crescer e é preciso resolver questões de logística e de padronização”. “O Sincaesp ainda tem um papel fundamental na sociedade”, ressaltou Ihoshi.

Walter Ihoshi: “Desafios” (foto: Aldo Shiguti)

Segundo Victor Kobayashi, o Sincaesp é o principal sindicato que defende os direitos e deveres dos permissionários, visando garantir o abastecimento da cidade de São Paulo. “Por isso, prestamos homenagem a essa entidade, pelos trabalhos realizados visando sempre uma melhor qualidade de trabalho aos permissionários junto ao Ceagesp”, justificou Kobayashi, lembrando que a homenagem foi proposta durante seu curto mandato mandato de um mês na Câmara Municipal de São Paulo. “Não poderia deixar de homenagear este importante sindicato que defende os trabalhadores, os permissionários e o abastecimento em São Paulo, a ponta final da cadeia alimentar”.

 

Kobayashi: “Reconhecimento” (foto: Aldo Shiguti

Desabafo – Em entrevista ao Jornal Nippak, José Robson Coringa Bezerra destacou a importância da homenagem. “Receber esta Salva de Prata é extremamente importante para o setor que representa o abastecimento pois significa estar mais próximo desta Casa. O Sincaesp convive com dificuldades desde que nasceu, na Cantareira, e continua convivendo na Vila Leopoldina. As dificuldades aperecem quando a cidade começa a se organizar e aí começam a surgir também as incompatibilidades, as insatisfações. Nesses momentos são necessários diálogos e estar sempre em parceria com o poder público, seja ele municipal, estadual ou federal. É preciso reconhecer a importância de quem produz, transporta, vende e faz a logística. É preciso reconhecer a importância de quem tem sensibilidade para enfrentar as intempéries da natureza e, mesmo assim, faz este meio de campo para que os produtos perecíveis cheguem até o consumidor”, explicou Coringa, acrescentando que o Sincaesp responde por 60% do abastecimento em São Paulo.

Coringa: “Dificuldades” (foto: Aldo Shiguti)

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ANDRADINA: Calendário de Festejos traz shows, Bon ...   O Calendário de Festejos do aniversário de 77 anos de Andradina traz shows, o Bon Odori e eventos tradicionais a partir desta quarta-feira (...
CONFRATERNIZAÇÃO NIKKEI: Delegação brasileira emba...   A cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, já está agitada com a realização de um evento bastante tradicional entre descendentes sul-a...
CÃES E GATOS: Aurélio Nomura quer levar atendiment... Projeto de Lei de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB) pode beneficiar donos de aninais domésticos na Capital. O texto, que prevê a criação de Un...
SILVIA IN TOKYO: “TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS” EM M... O filme  “Tudo Que Aprendemos Juntos” – chamado em japonês de “Street Orchestra”, dirigido por Sérgio Machado e estrelado por Lázaro Ramos, já passou ...

One Comment

  1. Parabéns VICTOR KOBAYASHI pela iniciativa em homenagear tão importante entidade que é o SINCAESP. PARABÉNSSSSSSS.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *