ACESA: Associação Cultural e Esportiva de Santana comemora 50 anos de atividades

Domingo dia 24, a ACESA – Associação Cultural e Esportiva de Santana, uma das mais tradicionais associações da comunidade nikkei da zona Norte da  Capital, completará 50 anos de fundação.

Para comemorar a data, a diretoria programou uma série de atividades, como homenagens aos associados mais antigos que prestaram relevantes serviços à associação e várias atrações artísticas.

 

Plantio de Pau-Brasil no Arboreto 500 anos. Foto: divulgação

 

Como parte das comemorações, está em andamento a II Exposição de Origami (dobraduras de papel), que ficará aberta à visitação na sede da Associação entre os dias 7 e 22 de outubro. Esse projeto da II Exposição de Origami foi iniciado em 2016, com a confecção de dobraduras temáticas, envolvendo todos os departamentos da Associação, em especial dos alunos do curso de língua japonesa sob a orientação da professora Fumie Kobayashi, como na edição anterior, na virada do milênio.

Atualmente, o quadro associativo da ACESA conta com 160 famílias, com frequência em torno de 600 pessoas que participam de eventos sociais e culturais, como “Dia das Mães”, “Dia dos Pais”, “Engueikai”, “Gakugueikai”, “Keirokai” e “Bonenkai”, entre alunos, associados, parentes e amigos, em grandiosas festas de confraternização e integração.

Todos os anos, a ACESA realiza o tradicional “Undokai”, gincana poliesportiva, em atividade externa, para a realização de competições e apresentações de ginástica Liang Gong, Kenko Taiso e Bon Odori, eventos que reúnem as famílias acesianas de todas as faixas etárias. No final de ano, a ACESA realiza também o seu tradicional “Motitsuki” para que todas as famílias tenham sucesso e prosperidade no Ano Novo.

“O Curso de Língua Japonesa tem grande importância dentro da nossa Associação, pois é a base para o aprendizado da língua e ao conhecimento da cultura japonesa”, conta a professora Fumie Kobayashi, sempre atualizada e traçando metas para a evolução dos alunos, e adequando às necessidades individuais e comunitárias.

A ACESA está na era da informática, oferecendo aos associados conexão Wi-Fi no salão desde 2011. Conta com uma sala de Inclusão Digital para a 3a Idade com o objetivo de incentivar pessoas com mais de 60 anos a utilizar computadores, capacitando-os ao uso das novas tecnologias, seus aplicativos e acesso à internet.

 

Undokai da ACESA. Foto: divulgação

 

Mas não só de trabalho vive a ACESA: para entretenimento dos associados há aulas de dança de salão, que são ministradas e complementadas com o Baile Acesa, com música ao vivo, evento de sucesso entre as entidades nikkeis da região.

Acontecem também outras atividades voltadas para os associados, objetivando a prevenção das doenças e a melhoria na qualidade de vida, trabalhando a flexibilidade e a concentração, como nas aulas de ginástica Liang Gong, Kenko Taiso, Karaokê, aulas de coral, tênis de mesa e ensaio de dança e teatro.

Às sextas-feiras, no espaço de confraternização, há convivência entre as pessoas de todas as idades, e os associados participam de bate-papos, jogos no salão ou na quadra de esportes. O espaço é utilizado também para ensaio de Yosakoi Soran, a dança moderna japonesa, para os mais jovens.

Na década passada, entre 2005 a 2009, a ACESA coordenou em parceria com o Instituto Florestal, o Festival da Cerejeira do Horto Florestal”, no “Arboreto 500 anos”,  local onde foram plantadas espécies nativas e cerejeiras da variedade Himalaia.

Neste ano, por conta dos 50 anos da sua fundação, a ACESA esteve presente com o plantio da árvore “Pau-Brasil”, com a placa de identificação: “ACESA 50 ANOS COMPROMISSADA COM A CULTURA JAPONESA”, Associação Cultural e Esportiva de Santana, São Paulo, 03 de junho de 2017, no “Arboreto 500 anos”, que foi revitalizado, com o replantio de mais de uma centena de árvores nativas, após o declínio das floradas das cerejeiras.

Além dessas atividades, a ACESA em parceria com a Fundação A. C. Camargo – Câncer Center, maior hospital de referência em diagnóstico de câncer da América Latina, realiza anualmente, campanha de prevenção do câncer com seus associados e moradores lindeiros.

“O desenvolvimento contínuo da ACESA acontece graças ao esforço, a dedicação e o comprometimento de seus dirigentes, além da colaboração de associados, que contribuem com abnegação maciça em trabalho voluntário para a realização dos objetivos propostos”, afirma o presidente Mário Suga.

 

Informações sobre as atividades da ACESA podem ser obtidas no site www.acesasantana.com.br, ainda pelo facebook.com/acesasantana

Sede social da Associação Cultural e Esportiva de Santana – Rua José Dantas Magalhães Gloria, 179 – Alto do Mandaqui – telefone 2231-6713.

Related Post

INDAIATUBA: 25ª edição da Festa do Sushi celebra c... A Acenbi (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) realiza neste fim de semana (dias 15 e 16), no Pavilhão da Viber, a 25ª ediçã...
SOCIAL: O show “Saa Hajimeyou” idealizado pela can... SAA HAJIMEYOU – Idealizado pela cantora japonesa Mariko Nakahira, que neste ano realiza sua 13ª turnê pelo Brasil, o show “Saa Hajimeyou” em prol das ...
VAI CORINTHIANS!: Kamia é convidado a cantar ofici...   O brasileiro tem a estigma de deixar tudo para a última hora, isto é fato. Às vésperas dos jogos do mundial no Japão, aqui no Brasil o deten...
RIO DE JANEIRO: Projeto “Japan Presentation” no Ri... Durante o período da Copa FIFA 2014, o Governo do Japão e empresas japonesas estão realizando no Rio de Janeiro o "Japan Presentation", projeto prepar...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *