ACONTECE: Itariri comemora o Centenário de Imigração Japonesa com muita música

Para celebrar os 100 Anos de Imigração Japonesa em Itariri, os habitantes nikkeis da cidade, em sua maioria descendentes da província de Okinawa irão promover a “Festa do Centenário de Itariri” no dia 11 de outubro, na sede da Associação Nipo-Brasileira de Itariri, no interior paulista. O evento será marcado por muitas atrações musicais como Nobohiro Hirata, Karen Ito, Ryukyu Miyo, Grupo de Shamisen de Itariri. Com apresentações do coreógrafo Satoru Saito e alunos, taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Também terá uma praça de alimentação, onde o público poderá degustar de pratos como sushi, sobá, temaki, e o destaque será a famosa hijá nu shiru (sopa de cabrito).

 

Nobuhiro Hirata canta no Centenáio de Itariri (Foto: Luci Judice Yizima)

Nobuhiro Hirata canta no Centenáio de Itariri (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A presidente da Associação Nipo-Brasileira de Itariri, Noriko Higa fala sobre as tradições da colônia japonesa em Itariri. “Aqui em Itariri é uma cidade pequena, com 16 mil habitantes, onde os nikkeis fizeram história na construção da ferrovia de Santos à Junquiá – São Paulo Railways, na agricultura o destaque era o arroz”, diz. “Na festa do centenário pretendemos mostrar um pouco da nossa cultura através da música, dança e gastronomia”, explica Noriko.

O coreógrafo Satoru Saito é uma das atrações. (Foto: Luci Judice Yizima)

O coreógrafo Satoru Saito é uma das atrações. (Foto: Luci Judice Yizima)

“Nesses 100 anos de imigração, os japoneses foram atraídos a Itariri pelo solo fértil, e a quantidade de rios da região. A cidade que está cravada entre o Vale do Ribeira e o litoral paulista, em plena Serra do Mar, tem como um dos principais atrativos econômicos a bananicultura. Itariri proporciona uma oportunidade quase única de apreciação do que ainda resta da Mata Atlântica na costa paulista”, destaca Higa.

“Em Itariri, o maior cultivo hoje é bananicultura, além de legumes e verduras.Temos orgulho dos nossos antepassados que começaram com plantação de arroz, pois passaram muitas necessidades, mas não desistiram, progrediram e deixaram um legado”, conclui Noriko Higa.

O aposentado Tadayasu Oshiro, nascido e criado em Itariri, hoje radicado em São Paulo, declara seu amor a terra natal onde andava nos arredores da cidade, entre os rios e as cachoeiras de fácil acesso, garantia de uma bela paisagem. Ele também comenta da cultura japonesa enraizada na cultura da cidade.

Outro que tem orgulho de ser itaririense é Eduardo Hanashiro que, destaca o centenário “como uma comemoração digina dos esforços dos primeiros imigrantes, que se instabilizaram e desenvolveram a região”. E completa, “o maior desafio foi ganhar dinheiro e voltar para o Japão”, se referindo ao pioneiro da imigração em Itariri, Magokishi Oshiro.

 

 


 

 

Serviço

“Festa do Centenário de Itariri”

Onde: Sede da Associação Nipo-Brasileira de Itariri – Rua Benedito Muniz, 275 – Centro – Itariri – SP

Quando: 11 de outubro

Horário: Das 09h às 20h

Entrada Gratuita

 

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

     

    Related Post

    SOCIAL: Depois de três anos longe dos palcos brasi... MÁRCIA – Depois de três anos longe dos palcos brasileiros, a cantora Márcia Nishie matou a saudade dos fãs com a realização, no último dia 23, do “Sho...
    MOGI DAS CRUZES: HORTIFRUTIS EXPOSTOS NO AKIMATSUR... Os mais de 700 itens hortifrutigranjeiros expostos no Pavilhão Agrícola durante o 32º Festival do Outono Akimatsuri foram doados pelo Bunkyo de Mogi d...
    120 ANOS DE AMIZADE: ‘Tínhamos grandes esperanças ... O atual presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, deputado Luiz Nishimori (PR-PR) criticou a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de cancelar...
    BUNKYO: Eleição para o Conselho Deliberativo é mar... O anúncio da candidatura Harumi Goya – primeira mulher indicada para concorrer à eleição para presidente no Bunkyo – parece ainda não ter contagiado o...

    One Comment

    1. Luciana Kaibara Oshiro says:

      KAREN ITO em Itariri!!!!!!!!!!

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *