AGRICULTURA: 5º Bunkyo Rural está com inscrições abertas

 

Com o tema Empreendedor Rural, acontece no próximo dia 13, nas dependências do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), a quinta edição do Bunkyo Rural. É a primeira vez que o evento será realizado no Bunkyo e também será a primeira vez que acontece em um único dia. As edições anteriores foram realizadas em Pompéia (2009), Araçatuba (2010), Presidente Prudente (2011) e Mogi das Cruzes (2013).

 

Desta vez, não haverá a visita técnica que normalmente ocorre quando o evento é realizado no interior (foto: divulgação)

Desta vez, não haverá a visita técnica que normalmente ocorre quando o evento é realizado no interior (foto: divulgação)

 

Segundo o presidente da Comissão do Bunkyo Rural 2014, Tomio Katsuragawa, a escolha do local e a data foram definidas em função das eleições, cujo primeiro turno está marcado para o dia 5 de outubro.

Para esta quinta edição está prevista a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, “ou do secretário executivo da pasta”.

Serão abordados os temas: Empreendedorismo Rural; Tecnologia na Avicultura; Nutrição Mineral de Plantas; Agricultura Orgânica x Agricultura Convencional; Produzindo e Exportando Frutas; Controle Biológico de Pragas na Agricultura; Turismo Rural em Propriedade Agrícola como Alternativa de Renda; Legislação Ambiental – Discussão e Esclarecimento.

Entre os palestrantes estão confirmados o produtor Marcio Hassegawa; o dono da Granja Ito, Satoshi Ito; o professor da Faculdade de Agronomia de Botucatu, Julio Nakagawa; o engenheiro agrônomo Masami Yoshizumi; o fruticultor do Vale do Rio São Francisco, Suemi Koshiyama; o pesquisador Marcio Sato; o engenheiro agrônomo Issao Ishimura e o engenheiro Kenji Yoshida.

 

Katsuragawa e Fukuhara, presidente e vice da Comissão (foto: divulgação)

Katsuragawa e Fukuhara, presidente e vice da Comissão (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Objetivos – Voltado para técnicos, agricultores, agentes da saúde, produtores, dirigentes empresariais, entidades de classe, universitários, nutricionistas e pesquisadores, o Bunkyo Rural tem como objetivo, aprofundar as discussões sobre as mudanças socioculturais e ambientais que afetam o sistema da produção e abastecimento agrícola no Brasil, sendo necessário redirecionar e fortalecer os propósitos de proteger e ampliar as questões da saúde, educação e mudanças de hábitos, e ao mesmo tempo implementar integração entre os participantes.

 

Segundo organizadores, interesse vem crescendo ano a ano (foto: Aldo Shiguti)

Segundo organizadores, interesse vem crescendo ano a ano (foto: Aldo Shiguti)

 

Notoriedade – “Na verdade, a história do Bunkyo, desde os seus primórdios, está diretamente ligada à agricultura já que muitos pioneiros que ajudaram a sustentar a entidade eram agricultores”, lembra Katsurgawa, afirmando que o interesse pelo evento vem crescendo a cada ano. “Tanto que o número de inscrições também vem aumentando”, lembra o vice-presidente da Comissão, Carlos Kendi Fukuhara. “Em média, estamos recebendo entre 100 e 150 participantes”, conta Fukuhara, acrescentando que “as discussões sobre a agricultura estão muito atuais devido sua importância não só no cenário nacional como também no mundo todo”.

Para Katsuragawa, a importância do Bunkyo Rural, que “começou de forma tímida”, é a de permitir aos pequenos e médios agricultores acesso as informações que antes eles não tinham. “Hoje estamos sendo reconhecidos pelas principais autoridades da área e conquistando notoriedade perante a opinião pública”, destaca Fukuhara.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

5º BUNKYO RURAL – EMPREENDEDOR RURAL

Quando: Dia 13 de setembro

Onde: Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Pequeno Auditório – Liberdade – São Paulo – SP)

Informações e reservas pelo telefone:11/3208-1755 ou pelo e-mail: www.bunkyorural.com.br

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 13 (SÁBADO)

8h: Recepção, credenciamento e novas inscrições:

9h: Cerimônia de abertura – Presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller

10h: Coffee Break

10h15: Empreendedorismo Rural – Palestrante: Márcio Hassegawa (Produtor rural)

11h: Tecnologia na Avicultura – Palestrante: Satoshi Ito (Presidente da Granja Ito)

11h45: Nutrição Mineral de Plantas – Palestrante: Julio Nakagawa (Professor da Faculdade de Agronomia de Botucatu)

12h30: Almoço

13h30: Agricultura Orgânica X Agricultura Convencional – Palestrante: Masami Yoshizumi (Engenheiro Agrônomo e produtor)

14h15: Produzindo e Exportando Frutas – com Suemi Koshiyama (Fruticultor do Vale do Rio São Francisco)

15h: Coffee Break

15h15: Controle Biológico de Pragas na Agricultura – Palestrante: Mário Sato (Pesquisador Científico do Instituto Biológico de São Paulo)

16h: Turismo Rural em Propriedade Agrícola como Alternativa de Renda – Palestrante: Issao Ishimura (Engenheiro Agrônomo)

16h45: Legislação Rural – Discussão e Esclarecimento – Palestrante: Kenji Yoshida (Engenheiro da Sky Ambiental)

17h30: Encerramento

 

 

 

 

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EMPRESAS: Empresa japonesa de brinquedos chega ao ...   Com a filial no Brasil, o grupo Epoch pretende tonar a distribuição da Sylvanian Families exclusiva O grupo japonês Epoch, que fabrica e dist...
MOMENTS: Show foi especial e muito emocionante, di... O cantor Joe Hirata se apresentou no último dia 1º no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) no...
EMBU-GUAÇU: 59ª Caravana da Abeuni acontece de 18 ...   A Abeuni (Aliança Beneficente Universitária de São Paulo) estará organizando de18 a26 deste mês, no município de Embu-Guaçu (SP), a 59ª Cara...
INVESTIMENTOS: Toyota anuncia investimento de R$ 1...   O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, anunciou nesta quarta-feira (8) a construção de uma fábrica de motores no Brasil, em Porto Feli...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *