AKIRA SAITO: BUSHIDO 1 – REI

 

“O respeito é a base de qualquer existência na sociedade, sem ele nenhuma conquista terá real valor ou sentido de honra”

 

O código de honra dos Samurais era chamado de Bushido e sua conduta era determinada pelo cumprimento integral de seus preceitos. O valor de um Samurai era determinado pela grandeza de seus feitos e de acordo com sua postura perante as adversidades. O código era composto por sete preceitos que eram considerados suas virtudes. Tal código é de tamanha importância, que serve até hoje no Japão de base para sua cultura, sua sociedade, suas regras e seus preceitos morais.

Uma das Sete Virtudes era “REI” – Respeito, Cortesia, Polidez:

O respeito era imprescindível, por tudo e por todos. Até mesmo em uma situação de guerra e combate, havia o respeito por seus inimigos e sua honra. O cultivo do respeito e da cortesia é que fazia destes guerreiros, também pessoas admiráveis. Além de sua importância militar no sentido de proteger, é inegável sua contribuição na formação estrutural nos alicerces desta atual sociedade japonesa. Desde os tempos remotos, já era visto com tamanha importância a correta educação, seu nível de cultura e conhecimento, não apenas nas técnicas de combate, mas também estratégias de guerra, filosofia, história, religião, estudo das escritas e das artes. O guerreiro era também um homem culto e letrado.

Este respeito, esta cortesia e esta polidez é que fizeram esta classe de guerreiros ser de tamanha importância, mesmo após a destituição de seu status, e continuar a contribuir de forma tão eficaz e atuante até nossos dias.

Uma forma de pensar que perdura até hoje no Japão, é que só há duas opções para qualquer coisa, que se algo não está certo, então só pode estar errado. Simples e objetivo, sem meio certo ou meio errado. Se pensarmos em Respeito, Cortesia e Polidez e simplificarmos apenas em certo e errado, a sociedade seria mais justa e correta.

O mundo pode se transformar em um lugar melhor, com todos sendo mais polidos, tendo mais Respeito e mais cortesia!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Leitor comenta mytext Histórias de Ka...   Um distinto leitor, que prefere ficar no anonimoita, com vasta experiência no Japão, discordou educadamente de algumas afirmações minhas...
ERIKA TAMURA: Semana de brasileiros no Japão Tivemos uma semana bastante movimentada no Japão. A visita do presidente do Brasil, Michel Temer, comitivas políticas, comitivas empresariais, tur...
JORGE NAGAO: Marilia Kubota, poeta que bota pra q... Lançamento da antologia Retratos Japoneses no Brasil, com dez autores nipo-brasileiros: Adalgisa Naraoka, Alexandre Inagaki, Itiro Takahashi, Gabriel...
AKIRA SAITO: Viva bem – Mexa-se!!!!! “Mais do que se preocupar apenas com a estética do corpo, devemos buscar o equilíbrio e a saúde física e mental.” Todos sabem que o exercício físico ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *