AKIRA SAITO: BUSHIDO 1 – REI

 

“O respeito é a base de qualquer existência na sociedade, sem ele nenhuma conquista terá real valor ou sentido de honra”

 

O código de honra dos Samurais era chamado de Bushido e sua conduta era determinada pelo cumprimento integral de seus preceitos. O valor de um Samurai era determinado pela grandeza de seus feitos e de acordo com sua postura perante as adversidades. O código era composto por sete preceitos que eram considerados suas virtudes. Tal código é de tamanha importância, que serve até hoje no Japão de base para sua cultura, sua sociedade, suas regras e seus preceitos morais.

Uma das Sete Virtudes era “REI” – Respeito, Cortesia, Polidez:

O respeito era imprescindível, por tudo e por todos. Até mesmo em uma situação de guerra e combate, havia o respeito por seus inimigos e sua honra. O cultivo do respeito e da cortesia é que fazia destes guerreiros, também pessoas admiráveis. Além de sua importância militar no sentido de proteger, é inegável sua contribuição na formação estrutural nos alicerces desta atual sociedade japonesa. Desde os tempos remotos, já era visto com tamanha importância a correta educação, seu nível de cultura e conhecimento, não apenas nas técnicas de combate, mas também estratégias de guerra, filosofia, história, religião, estudo das escritas e das artes. O guerreiro era também um homem culto e letrado.

Este respeito, esta cortesia e esta polidez é que fizeram esta classe de guerreiros ser de tamanha importância, mesmo após a destituição de seu status, e continuar a contribuir de forma tão eficaz e atuante até nossos dias.

Uma forma de pensar que perdura até hoje no Japão, é que só há duas opções para qualquer coisa, que se algo não está certo, então só pode estar errado. Simples e objetivo, sem meio certo ou meio errado. Se pensarmos em Respeito, Cortesia e Polidez e simplificarmos apenas em certo e errado, a sociedade seria mais justa e correta.

O mundo pode se transformar em um lugar melhor, com todos sendo mais polidos, tendo mais Respeito e mais cortesia!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LEGISLAÇÃO COM FELÍCIA HARADA: Taxas Condominiais...   O art. 1336 do Código Civil arrola os deveres dos condôminos. Entre eles, em seu inciso I, traz o dever de contribuir para as despesas do...
HAICAI BRASILEIRO   O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Ma...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Dar ou não palmadas, eis a... A adoração por minha mãe sempre foi grande, e como “bom”(?) nikkei nem mesmo meus seis irmãos sabiam disso. Na verdade, nem ela própria. Mesmo sendo a...
JORGE NAGAO: Concurso de Crônicas Nikkei-go Laura Hasegawa, jurada, e Claudio Sampei, vencedor do concurso de 2014.   Crônicas Nikkei-go, vai que é tua! Laura Hasegawa está convid...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *