AKIRA SAITO: Bushido 3 – Chuu

 

“Um discípulo que não tem lealdade para com seu Mestre e não entende o dever em seus princípios, terá pouco a contribuir dentro de uma sociedade como cidadão”

 

 

Um Samurai era leal a uma casa, a uma família, a uma escola, a um ideal. Seu senso de dever o colocava em um patamar de confiança onde poucos ocupavam. Seu dever e lealdade eram mais importantes que seus próprios anseios, portanto ser “Samurai” que significa “Servir”, quase sempre se resumia em viver em função dos outros.

Chuu: Dever e Lealdade

Quando se nascia em uma família Samurai seu destino já estava quase todo traçado, faltava-lhe apenas preencher com conquistas e honrarias, pois o seguimento do código de honra, não lhe proporcionava muitas outras opções. Ser fiel a uma causa e cumprir sempre com o seu dever era fator determinante, já que sua falta poderia custar em alguns casos até a própria vida.

A grandeza destes guerreiros não está somente vinculada às suas conquistas em si, mas sim à forma como a conduziram. A lealdade e o senso de dever até o final de suas batalhas, muitas vezes não se importando com seus próprios desejos, era o que dignificava o valor de cada homem.

Cada um sabia de seu dever e sua lealdade remetia quão grande era seu caráter, a traição dificilmente era perdoada, e quando aceita, permitiam que o traidor cometesse o suicídio tradicional (Sepuku) para manter pelo menos a sua honra e do nome de sua família.

Hoje a sociedade consiste em mais cidadãos que cobram direitos e se esquecem de seus DEVERES e que sua LEALDADE vai até onde lhes é conveniente.

Precisamos para um mundo melhor, de mais pessoas que desejem cumprir com seus deveres e que sejam leais, leais ao que é correto,  ao que é justo, a uma sociedade melhor e a um País mais digno!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Sobre Nomes Japoneses   Os nomes e sobrenomes japoneses, até hoje, causam estranhamento aos ouvidos dos ocidentais. Por conta disso, nossos pais, avós e bisavós, ce...
SILVIO SANO: Mariza Letícia se foi… E daí?!... Mariza Letícia morreu, oficialmente, no dia 3 de fevereiro, mas desde o dia em que foi internada, em 24 de janeiro, no Hospital Sírio-libanês, após te...
AKIRA SAITO: BUSHIDO   “O Caminho do guerreiro vai além de suas próprias convicções, pois servir a um propósito maior é a verdadeira essência”   Muitos rela...
AKIRA SAITO: O PODER DE ENSINAR   “Aquele que busca ensinar através de seus exemplos na prática, jamais deixará de aprender”     Na língua japonesa chama-se de...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *