AKIRA SAITO: BUSHIDO 4 – MAKOTO

 

“A vida de um homem só tem real valor se seus atos forem dignos de uma verdade suprema”

 

Um Samurai tinha em sua convicção que a justiça era baseada em uma verdade. A sinceridade para com suas ações era imprescindível para que o resultado fosse honroso e digno de pureza. Apenas a verdade importava, não havendo desculpas ou justificativas, seu caminho era claro e sem atalhos.

MAKOTO – Verdade Suprema, Sinceridade

No cumprimento do código de honra que dignificava seu Status de Samurai, um guerreiro não poderia discernir o certo do errado em se tratando de justiça, sem ter como princípio uma verdade suprema. A mentira e a falta de palavra eram consideradas faltas graves e desonrosas, qualificando a pessoa como sendo fraca e de caráter duvidoso, desmoralizando qualquer possibilidade de cargo de confiança.

Estes guerreiros entendiam o valor do cumprimento de suas obrigações e acreditavam na verdade de suas ações. Suas conquistas foram valiosas por serem construídas por suas verdades. Um guerreiro sabia que em batalha poderia perder sua própria vida, mas acreditava na verdade de seus ideais e propósitos e era sincero com sua vontade, neste caso, se tivesse que morrer, seria honroso e sem apegos.

Nossa sociedade poderia ser melhor se as pessoas fossem mais sinceras e verdadeiras, não apenas com o próximo, mas acima de tudo com elas mesmas. A mentira e a falta de palavra estão cada vez mais presentes nas pessoas e a aceitação cada vez mais comum deste fato, conduz o indivíduo a uma degradação de seu próprio caráter. Valores morais são esquecidos e a falta de verdade e sinceridade consigo mesmo, desencadeia um ciclo de perdas, onde as conquistas por algum objetivo se tornam gradativamente mais difíceis.

A sociedade necessita de pessoas melhores, verdadeiras e sinceras, dignas de confiança, para podermos ter ao nosso redor e transformar o mundo em um lugar melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MEMAI: ENVIE UMA BALEIA DE ORIGAMI   Por Marília Kubota     Desde 2009, o grupo ambientalista Greenpeace criou uma campanha para protestar contra a caça à...
ERIKA TAMURA: Novamente Brasil Estou de volta ao Brasil, para um compromisso que assumi com o Consulado do Japão em São Paulo, onde fui convidada para participar de uma reunião....
JORGE NAGAO: Hoyama, Kano e Kobayashi   Pingue: Você sabe quem são eles? Pongue: (ôps, antes que alguém se ofenda, pingue-pongue é um jogo de perguntas e respostas objetivas.) P...
BEM ESTAR: O QUE REALMENTE IMPORTA?   “O tempo possui um modo espantoso de nos mostrar o que realmente importa.”     Crédito de imagem: https://encrypted-tbn2.gst...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *