AKIRA SAITO: BUSHIDO 5 – JIN

 

“A vida de um homem só terá sentido se for cultivada a compaixão e a benevolência em suas ações e pensamentos”

 

Um bom Samurai tratava com a mesma proporção o rigor de seus princípios morais com a compaixão pelo seu semelhante. Acreditava sempre que seus atos deveriam ser ferramentas de evolução do espírito e da alma. Um guerreiro sem compaixão e benevolência em sua alma, não seria mais do que um animal enraivecido, violento e sem propósito.

JIN – Compaixão, Benevolência

Um Samurai aprendia desde muito cedo o rigor em sua educação. Os princípios morais eram os pilares de sua formação e de suas ações. O treinamento austero de suas técnicas, a arte usada como meio de defesa e a participação em batalhas, faziam-nos grandes guerreiros.

Um guerreiro tinha exatamente na compaixão e na benevolência o diferencial entre um Samurai e um “Grande Samurai”. Em um ambiente propício a batalhas e guerras, não é difícil nutrir o sentimento de ódio e cólera que faz querer destruir seus inimigos, porém, para aqueles que buscam um propósito maior e sabem o significado real de suas conquistas, ter compaixão e benevolência é uma dádiva a ser alcançada.

Não apenas a compaixão, muitas vezes para com o inimigo derrotado, mas a benevolência com as pessoas comuns. Fazer o bem sem interesse, servir para o bem mútuo.  Ser um Samurai não era portar um status ou título, e sim, “SER” exatamente e literalmente o seu propósito que era “SERVIR”.

A busca pela nossa evolução espiritual deve se iniciar o quanto antes, e para isso é preciso reconhecer nossas falhas e erros. Nesta atual sociedade precisamos urgentemente ter mais compaixão com o próximo e agir de forma mais benevolente com todos.

Um mundo melhor precisa de pessoas que desejem além de tudo, viver pacificamente e de bem com o próximo. Vamos juntos batalhar para transformar o mundo em um lugar melhor, cada um fazendo a sua parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CANTO DO BACURI > Mari Satake: O retrato   Chamada às pressas, correu ao endereço para acompanhar o bloco dos despossuídos. O garoto cismou que neste carnaval ele também sairia fa...
JORGE NAGAO: “Até Quando Você Quer Viver?”   Você assistiu a este “reality show” exibido no fim de 2012 pelo canal GNT?. O programa causou polêmica. Muitos gostaram mas a blogueira Iara...
AKIRA SAITO: MAKOTO   “Se viver de forma sincera e verdadeira em todas as suas ações e pensamentos, não deixando espaço para desculpas ou justificativas, o homem ...
MEIRY KAMIA: O poder do sorriso Você sabia que o sorriso pode ser um grande diferencial para atrair amigos e conquistar clientes? E é de graça! O sorriso é uma reação humana, gera...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *