AKIRA SAITO: BUSHIDO

 

“O Caminho do guerreiro vai além de suas próprias convicções, pois servir a um propósito maior é a verdadeira essência”

 

Muitos relacionam a prática das Artes Marciais Japonesas à figura do Samurai e adotam sua filosofia como discurso. Mas na maioria das vezes o fazem com o pensamento em si mesmo, agindo de acordo com sua própria conveniência e utilizando a filosofia apenas no que lhe agrada. A palavra “Samurai” deriva exatamente do verbo “Servir” ou seja Samurai é aquele que serve. É aquele que obedece, cumpre ordens, aquele que segue a regra, aquele que entende que lealdade e fidelidade são mais importantes do que sua própria vontade.

Honra é exatamente o pilar de sua existência, onde sua palavra tem valor de uma vida. Seu conceito moral é inabalável, onde a mentira e a ganância não deveriam existir. Sua conduta ética é exemplar, sem objeções.

Servir a uma Arte Marcial e seus propósitos não devem ser acompanhados de um desejo de recompensa. A humildade se faz presente exatamente no instante em que não se recebe nada em troca.

A prática de uma Arte Marcial Japonesa é repleta de paradoxos e seus ensinamentos são testes constantes. A humildade, por exemplo, é mais difícil de ser cultivada em praticantes mais antigos (onde deveria ser exatamente o inverso), por este já estar coberto por ego e vaidades. A teoria não serve de nada se não for acompanhada pela prática, ou seja, não fale aos outros o que não se consegue cumprir.

Se todos compreendessem o verdadeiro significado da palavra “Servir” a Arte Marcial teria mais valia para uma sociedade melhor e mais justa.

Vamos juntos “Servir” a um propósito maior, para um mundo melhor para nós e nossos filhos!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
CANTO DO BACURI > Mari Satake: Hitono nozomino yor... Hitono nozomino yorokobiyo     Em português, O desejo da minha alma. É o primeiro filme longa metragem de Masakazu Sugita, jovem ...
MUNDO VIRTUAL: Redes sociais e intimidade    A primeira interrogação que a meu ver precisa ser respondida envolve o conceito de intimidade nos dias atuais; para a maioria dos dicionários, i...
ERIKA TAMURA: Ataque norte coreano   Pela primeira vez, nesses 15 anos de Japão, senti um certo medo em morar aqui. A culpa de tudo isso é a Coréia do Norte, que está fazendo um...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *