AKIRA SAITO: BUSHIDO

 

“O Caminho do guerreiro vai além de suas próprias convicções, pois servir a um propósito maior é a verdadeira essência”

 

Muitos relacionam a prática das Artes Marciais Japonesas à figura do Samurai e adotam sua filosofia como discurso. Mas na maioria das vezes o fazem com o pensamento em si mesmo, agindo de acordo com sua própria conveniência e utilizando a filosofia apenas no que lhe agrada. A palavra “Samurai” deriva exatamente do verbo “Servir” ou seja Samurai é aquele que serve. É aquele que obedece, cumpre ordens, aquele que segue a regra, aquele que entende que lealdade e fidelidade são mais importantes do que sua própria vontade.

Honra é exatamente o pilar de sua existência, onde sua palavra tem valor de uma vida. Seu conceito moral é inabalável, onde a mentira e a ganância não deveriam existir. Sua conduta ética é exemplar, sem objeções.

Servir a uma Arte Marcial e seus propósitos não devem ser acompanhados de um desejo de recompensa. A humildade se faz presente exatamente no instante em que não se recebe nada em troca.

A prática de uma Arte Marcial Japonesa é repleta de paradoxos e seus ensinamentos são testes constantes. A humildade, por exemplo, é mais difícil de ser cultivada em praticantes mais antigos (onde deveria ser exatamente o inverso), por este já estar coberto por ego e vaidades. A teoria não serve de nada se não for acompanhada pela prática, ou seja, não fale aos outros o que não se consegue cumprir.

Se todos compreendessem o verdadeiro significado da palavra “Servir” a Arte Marcial teria mais valia para uma sociedade melhor e mais justa.

Vamos juntos “Servir” a um propósito maior, para um mundo melhor para nós e nossos filhos!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AKIRA SAITO: TOKYO 2020 – Entrevista para a SporTV... Término dos Jogos Olímpicos sempre deixam aquele vazio, aquela sensação de saudade. Tudo saiu MUITO melhor do que o esperado, para a felicidade de tod...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Culto pela chegada do outono...   Aspecto do culto (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)   Foi realizado no dia 24, no Templo Honpa Hongwanji de Lins. Esse culto é realiza...
AKIRA SAITO: CRÍTICA, AÇÃO E RESPEITO   “O ato de criticar, não necessariamente precisa ser de forma contundente e agressivo, visto que o pensamento principal deveria ser o de ajud...
AKIRA SAITO: LEALDADE   “A beleza da relação entre duas ou mais pessoas é simplesmente a capacidade de se manterem leais umas com as outras.” No antigo código de con...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *