AKIRA SAITO: CAFÉ E PLANO REAL

 

Em breve, depois de dezoito anos, retornarei ao Japão para uma breve visita e o que mais me fascina é o fato de que irei encontrar algumas coisas exatamente como eram. E as coisas que mudaram, com certeza foram para melhor. E em relação à inflação e aumento de preços, quando retornei do Japão em 1996, uma latinha de café custava nas “máquinas” 110 ienes e hoje custa “assustadores” 120 ienes (aumento de 9,1%). Aqui mês passado comemorou-se vinte anos do Plano Real e naquela época o litro da gasolina custava R$ 0,55 e hoje R$ 2,80 (aumento de 510%, infelizmente não dá nem para comparar, pois o atual governo diz não haver inflação).

Nosso país cresceu, isto sem sombra de dúvida, porém não é só isso que importa. Temos que esquecer jargões do tipo “rouba, mas faz” e cobrar mais dos políticos e governos. Um país só crescerá se os interesses forem comuns e que beneficiarão a sociedade como um todo e não alguns poucos escolhidos e convenientes. Nosso país melhorou, mas ainda há muito que se fazer. É preciso ter planos de governo para educação, saúde, segurança, mas isto todo mundo sabe e dá trabalho, leva tempo e precisa de pessoas e profissionais sérios e honestos, então é mais fácil investir em bolsa isso e bolsa aquilo (que dá mais resultado nas urnas, infelizmente).

Nosso país é o melhor país do mundo. Só precisamos ser um pouco mais patriotas e defende-lo melhor. Precisamos punir e banir sim os criminosos, os desonestos, os corruptos, os mal-educados, os desrespeitosos, os espertinhos, os maus-caracteres, os convenientes e tudo mais que, como um “Câncer” adoece nossa nação e impede este país de crescer o quanto deveria.

Juntos podemos combater este grande mal e transformar o lugar onde vivemos em um lugar melhor para todos. Basta cada um fazer a sua parte. Quem sabe tenhamos aqui, além da máquina de café, uma estabilidade financeira verdadeira, para que os governos não precisem “maquiar a nossa inflação”.

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

==================================================================

AKIRAAkira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO   O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Ma...
BELEZA BY YUMI KATAOKA: Make Verão – Look La...   Olá amigas! Feliz Ano Novo!   Vamos continuar arrasando nesse verão e a dica de hoje é como fazer um Look Laranja bem simples ...
MEMAI: GASTRONOMIA | PARA BRINDAR O ANO-NOVO   Por Marília Kubota   Chegamos a mais um final de ano, o mundo não acabou e agora iniciam-se as comemorações oficiais deste períod...
AKIRA SAITO: OTAGAI “Se todos pensassem uns nos outros, a maioria dos problemas não existiria”   Muitas pessoas ao parar em fila dupla para deixar seu filho na e...

One Comment

  1. Prezado Renshi-Shihan Akira Saito

    Que seja bem sucedido em sua ida ao Japão, para participação no 1º Seminário de Shihans da International Karate-do Goju-kai Association.
    Alegre seu Mestre com vitórias e o resultado de seu trabalho social pelo melhoramento do próprio meio e próprio tempo!!

    Teruko Okagawa Monteiro
    Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *