AKIRA SAITO: COPA DAS COPAS

 

“Um País se faz com Homens e Livros – Monteiro Lobato”

 

 

Esta semana se inicia o que deveria ser o maior evento esportivo em nosso país, o que nos encheria de orgulho. Poderíamos mostrar as maravilhas de nossa Pátria, as belezas naturais, as nossas belas edificações, monumentos, museus, boa gastronomia local e internacional, enfim, tudo o que um evento deste porte pode trazer de bom ao país anfitrião. Mas, infelizmente não é isso o que vemos, e sim protestos, violência, desorganização, corrupção, falta de compromisso, interesse político, corrupção (não, não errei, este deve ser lembrado várias vezes), superfaturamento, enfim, tudo o que há de ruim e que não gostaríamos que existisse, estará sendo compartilhado com o mundo todo.

Que fique bem claro que a culpa não é do futebol, dos jogadores, da Fifa ou qualquer outro esporte, a culpa neste caso é de uma má conduta política e que o povo insistentemente não combate e que por meio de eleição, contribui cada vez mais. Existe um problema de individualismo e conveniência que impossibilita qualquer luta conjunta por um único ideal. Os protestos, por exemplo, lutam sempre por um objetivo isolado e simplesmente ignorando o objetivo de outro protesto, às vezes no mesmo dia e horário, o que torna a vida de outras pessoas um caos. Que o Brasil não teria possibilidade de sediar tal evento, muitos já sabiam (não por falta de capacidade, mas sim, por falta de uma estrutura capaz de combater interesses próprios, superfaturamento, corrupção, falta de organização e planejamento) e mesmo assim, na época a grande maioria comemorou como se ganhássemos o hexacampeonato.

Todos nós deveríamos estar realmente torcendo pela nossa Seleção, satisfeitos com o fato de sermos o país sede de tão importante evento. Uma pena que não. Torcerei pela Seleção, mas não satisfeito com a administração de nosso país. Espero apenas que todos os gritos que entoavam “Saúde, Educação, Segurança, Combate à Corrupção” estejam presentes também nas eleições. Que o povo utilize o que está cobrando das autoridades, para cobrar a si mesmo. Vá atrás de informações, se eduque para poder escolher um candidato melhor e cobrar as ações de seus governos.

Uma pena que tudo acabará como sempre em nosso país. Pagará a conta aquele que não tem nada à ver. Os turistas, estrangeiros principalmente que não entendem a situação do país, acabarão por serem seriamente prejudicados com toda a situação e em todas as esferas.

Sejam bem vindos ao Brasil, que apesar de todos estes problemas acabará sendo a “Copa das Copas” de uma forma ou de outra.

Vamos pelo menos fazer a nossa parte como cidadão do bem e educados, para que a Copa não seja ainda pior, pois os outros não têm nada a ver com os nossos problemas!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AKIRA SAITO: OTAGAI “Se todos pensassem uns nos outros, a maioria dos problemas não existiria”   Muitas pessoas ao parar em fila dupla para deixar seu filho na e...
SILVIO SANO / NIPÔNICA: O FUTURO DO KARAOKÊ – PART...   Quem diria? Chegamos à Parte III de uma Nipônica que não teve essa intenção. É consequência da repercussão, conforme comprova emails e comen...
ERIKA TAMURA: 120 anos do Tratado de Amizade entre... Nesse ano de 2015, comemoraremos os 120 anos do tratado de amizade entre os dois países que mais amo. Considero os dois países como minha pátria. ...
JORGE NAGAO: Chico Anysio, compositor dos bons Muito se falou sobre os mais de 200 personagens criados por Chico Anysio mas quase nada se disse sobre as mais de 200 músicas de sua autoria. 197 dela...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *