AKIRA SAITO: CORDIALIDADE

 

“O que demonstra a evolução de um ser humano é simplesmente a sua capacidade de ser cordial com os outros”.

Bom dia! Por Favor! Por gentileza! Muito obrigado! Tenha um bom dia! São palavras que deveriam ser usadas, independentemente das circunstâncias ou das respostas. Infelizmente muitas pessoas da nossa atual sociedade não mais sentem esta “vontade” cordial para com os outros sob os mais diversos pretextos.

A cordialidade deveria existir mesmo em um ambiente hostil, pois mesmo que a resposta não seja cordial, não muda o fato do que somos. Uma atitude errada que é tomada por uma grande parte das pessoas é o fato de que por já esperarem não serem correspondidas, tomam a iniciativa de não serem cordiais. Dar um bom dia com um sorriso, mesmo que a outra pessoa nem sequer lhe responda, não muda o valor de sua intenção, não altera o que aprendemos com a nossa educação.

Temos que ser cordiais e educados com a nossa forma de falar e de tratar as outras pessoas, dentro de uma hierarquia, tanto com os mais velhos quanto com os mais novos. Palavras de baixo calão ou mesmo ofensivas não devem se tornar corriqueiras ou parte do vocabulário comum, já que isso insita uma certa energia de hostilidade.

Podemos sim ser mais cordiais com as pessoas que nos cercam, sermos menos prepotentes e mais gentis. O ser humano é dotado de raciocínio e totalmente capaz de discernir que a hostilidade só gera mais hostilidade.

O mundo pode sim se transformar em um lugar melhor para nós e nossos filhos, com pessoas com atitudes mais cordiais e menos egoístas, basta querermos e trabalharmos duro para isso!!!!!

 

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: O Banho-família   Num país parecido com o nosso, o Presidente, empolgado com o sucesso do programa Luz para todos, lançou uma espécie de Banho-Família, o Água...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: 100 anos do clã Yasunaga em ...   Foi celebrado no dia 20. A data exata é 10 de maio, mas a antecipação foi para aproveitar o feriado prolongado e facilitar a vinda dos que res...
BANCO BACURI: O primeiro sonoro de Yasujiro Ozu Quando se trata dos grandes cineastas japoneses do século passado, como isso tivesse sido há tanto tempo (?), não seria exagero considerar Yasujiro Oz...
JORGE NAGAO: Histórias de Karoshi     Histórias de Karoshi não têm nada a ver com as histórias da carochinhas destinadas às crianças. As de karoshi são trágicas, li...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *