AKIRA SAITO: DOUTRINA DO BEM

“Se não se preservam os conceitos que definem o certo do errado, certamente está se plantando um futuro de caos”

 

Com a modernidade, novas formas de ver a sociedade e as pessoas se tornaram “populares” e em alguns casos, passaram a ser regra. A educação das crianças passou por uma verdadeira revolução e o conceito de “Libertinagem” é hoje muito mais presente e aplicado. Crianças e jovens sem limites e sem nenhum tipo de respeito, seja por uma pessoa mais velha, uma pessoa de ensino ou para com qualquer regra que o desafie, é cada vez mais comum. Infelizmente em nosso país e no nosso sistema de educação (não o acadêmico) muito se “fala” e pouco se “faz”. Diz-se que em outros países as pessoas são mais educadas, são mais honestas, são mais respeitosas. Mas o que se faz aqui educando para que “nossas” pessoas também sejam assim também? Penso que ninguém nasce desta forma, é simplesmente um conceito de doutrina, aplicada desde o nascimento pelos próprios pais. Se desde muito cedo uma criança aprende que um ato errado é “bonitinho” ou irrelevante (principalmente se afeta o próximo), acredito que dificilmente se tornará um adulto com discernimento e/ou motivação para fazer o bem.

Nas Artes Marciais Japonesas chamadas comumente de Budô, a doutrina é rígida e contundente. A ideia é que o conceito de disciplina e respeito molde o caráter do praticante, tornando-o uma pessoa útil para a sociedade, de forma honesta e honrosa. Conceitos que devem ser aplicados no dia a dia, onde a humildade e o desapego servem paradoxalmente à busca pelas conquistas.

Ouço frequentemente: “Seus filhos são tão educados, você tem sorte, porque os meus são terríveis”. Será mesmo uma questão de sorte?

Nosso país pode se transformar em um lugar melhor, mas precisamos cada um fazer a sua parte, principalmente ensinando o que é certo e o errado!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

AKIRA SAITO

AKIRA SAITO

Renshi-Shihan (Mestre) 5 Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares: akira.karate@gmail.com
whatsapp – (11) 98462-6797
AKIRA SAITO

Últimos posts por AKIRA SAITO (exibir todos)

     

     

    Related Post

    JORGE NAGAO> Balão, de lindão a vilão Festa junina em Portugal   Um momento inesquecível da minha infância foi no dia de São Pedro de 1958. O Brasil conquistava a Copa do Mundo...
    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: Entre as divaga...     Entre as divagações   Em que casa haverá água Para lavar o barro em meus pés Que por caminhar pelas veredas da alma Ac...
    HAICAI BRASILEIRO   O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Ma...
    CANTO DO BACURI > Francisco Handa: O mundo se curv... O mundo se curva Cada vez mais curvado No tempo As árvores se curvam Em reverência. Seja num vento cortado Seja na brisa batida Sem nenhuma ido...

    One Comment

    1. Quando era criança os filhos de japoneses eram admiradíssimos como alunos de grandes qualidades, principalmente pelos professores. Penso por termos sido educados rigorosamente em casa.
      Hoje, na 3ª idade, sinto gratidão de ver que – à minha geração e outras – pertencem cidadãos notáveis que construíram o país.
      E, fazendo nossa parte, havemos de nossos descendentes trilharem esses belos caminhos!!
      GANBARIMASHOU (ESFORCEMO-NOS!!)
      Teruko Okagawa Monteiro, filha de imigrantes pioneiros japoneses

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *