AKIRA SAITO: LEALDADE

 

“A beleza da relação entre duas ou mais pessoas é simplesmente a capacidade de se manterem leais umas com as outras.”

No antigo código de conduta Samurai (Bushidô) havia entre as sete virtudes, a Lealdade, já que a palavra Samurai deriva do verbo “servir”. As façanhas mais impressionantes desta casta de guerreiros estavam ligadas sempre às provas de lealdade, seja para com seus senhores ou para com seus ideais.

Infelizmente nos dias de hoje esta virtude está sendo esquecida e as pessoas estão cada vez mais egoístas e convenientes. Agindo sempre sem pensar no próximo e sempre que há uma chance, levando vantagem sobre ele.

Ainda acredito que uma estrutura forte, seja ela familiar, de amizade ou de uma empresa, necessite de lealdade, do compromisso da alma em cobrir sempre a retaguarda de seu companheiro, de não abandoná-lo nunca, em qualquer circunstância.

Nas Artes Marciais japonesas (Budô) esta lealdade é parte imprescindível daqueles que querem seguir o caminho sério da arte.  A lealdade entre discípulo e Mestre é exatamente o que denota o caráter deste discípulo. Um bom praticante nunca se esquece da lealdade. Lealdade para com seu Mestre, lealdade para com seus companheiros de treino, lealdade para com sua escola e arte.

Em um Dojô (local sagrado de treinamento) o discípulo deveria se despir de qualquer sentimento egoísta e conveniente para que pudesse provar sua lealdade em servir e proteger o caminho, apenas isso.

O mundo precisa de mais pessoas leais, para que assim possamos transformar o mundo em um lugar melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: O Bom Dia do Irineu   Há dez anos, às 6 da manhã, eu despertava com a mensagem de bom dia na bonita voz de Irineu Toledo. O programa era o Transnotícias, na T...
BEM ESTAR: Esforço Inútil Todos  esforçam para alcançar algum tipo de meta ou objetivo, por alguma razão. Os esforços são redobrados, sacrificados, doloridos, extrapolam os ...
MUNDO VIRTUAL: Sobre a responsabilidade dos admini... Nos dias atuais, está cada vez mais popular a utilização dos grupos, seja em redes sociais, seja em aplicativos de celular, para se ter acesso a forma...
LEGISLAÇÃO COM FELÍCIA HARADA: Mensagem de Natal...   O fim de ano é uma época de muitas avaliações dos ganhos e das perdas, não só financeiras mas, emocionais, de perda de  pessoas queridas, de...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *