AKIRA SAITO: MAKOTO

 

“Se viver de forma sincera e verdadeira em todas as suas ações e pensamentos, não deixando espaço para desculpas ou justificativas, o homem poderá contemplar a razão de sua existência”.

 

Makoto (sinceridade suprema) faz parte dos ensinamentos de várias religiões e também das Artes Marciais Japonesas. É também uma das sete virtudes relacionadas ao código de conduta dos antigos Samurais (Bushidô) e está enraizada na Cultura do povo japonês.

Consiste em por em suas ações a máxima de sua verdade interior, despertando naquele instante uma conexão entre o ato, o espírito e o universo. Literalmente seria colocar sua “alma” naquilo que vocês está se propondo em fazer.

Quando nas Artes Marciais fazemos o “Otagai ni Rei” (mesura mútua) devemos demonstrar o máximo do Makoto nesta hora. Estamos nos expondo à verdade perante o nosso oponente. Quando se é aplicado um ataque, é necessário que haja uma verdade que faça sentido a esta ação, para que a defesa tenha sentido de reação. A mesura mútua precisa conter esta verdade sincera, pois se tratando de uma Arte Marcial, que no passado era utilizado para guerras, o ato significa entregar com todo respeito a sua vida a um propósito maior.

Nos nossos pequenos atos cotidianos podemos desfrutar mais desta lição, dispondo de mais sinceridade e mais verdade em tudo que fazemos. Preocuparmo-nos menos com a opinião de terceiros e mais com a nossa própria convicção.

Um homem dificilmente se mostrará digno de confiança a qualquer outra pessoa se não conseguir ser verdadeiro e sincero consigo mesmo em suas ações.

Um mundo melhor precisa de mais sinceridade e de mais verdade, vamos juntos batalhar por isso!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Compadre Paulo   Inadmissível esse interminááável silêncio nosso, depois da partida da comadre Roseli, e você, Paulo, tem razão pensando assim. Parece estran...
AKIRA SAITO: BUSHIDO 5 – JIN   “A vida de um homem só terá sentido se for cultivada a compaixão e a benevolência em suas ações e pensamentos”   Um bom Samurai trata...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: OS RISCOS DO MAL BANALIZAR... Depois de longo e tenebroso inverno resolvi enviar uma carta à seção Leitor da revista VEJA e... a publicaram (edição 2428 – ano 48 – nº 22, 03/6/2015...
JORGE NAGAO: Momentos Dilma Vida e Wander Shirukay... Momentos Dilma Vida Cedo ou tarde, a vida da presidenta Dilma será tema de um filme ou uma série. Baseado em fatos reais pois nenhum ficcionista imag...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *