AKIRA SAITO: O CAMINHO DE CADA UM

“No paradoxo constante do Budô, não basta apenas trilhar o caminho, mas sim, compreende-lo para que com sabedoria possa ensina-lo a outros”

 

Um verdadeiro Budo-Ka (pessoa que pratica o Caminho Marcial) busca constantemente além de seu aperfeiçoamento técnico através da prática, também sua evolução interna através do que dita o código de conduta. Claro que, assim como a técnica, o conceito filosófico e seu entendimento necessitam de anos de aplicação prática, vivência e amadurecimento para que se tenha algo perto do conclusivo. Nos dias atuais, porém, muitas pessoas ficaram mal acostumadas com a rapidez da informação e acreditam que o amadurecimento pessoal siga na mesma velocidade. Querem os resultados rápidos e às vezes pensam que os títulos valem mais do que a sabedoria adquirida. Seguindo esta linha de raciocínio surgem as pessoas “visionárias” e que criam mecanismos para satisfazer esta grande (infelizmente) parcela das pessoas.

Nas Artes Marciais não é diferente de nenhuma Empresa ou Universidade, suas graduações e títulos tem que obrigatoriamente ter procedência. Se a Arte praticada em questão (no caso das japonesas) não tem registro no Japão, qual a real validade de suas graduações e títulos? Creio que seja mera ostentação, o que no caso vai contra o conceito de humildade pregado pelo Budô, não?

Meu Mestre Konomoto Takashi tem hoje 89 anos e tem a graduação de 9 Dan e o título de Hanshi-Shihan (Mestre a ser seguido) e meu exemplo vivo do que se pode imaginar sobre Simplicidade, Humildade e Sabedoria. Sempre me ensinou os valores da perseverança, da disciplina, da obediência e da paciência. Demonstrava mais com ações do que com palavras, lições importantes de como se ensinar através de bons exemplos. Com certeza nunca procurou um caminho mais rápido ou fácil para chegar onde está.

Hoje pode ser que se tenham vários caminhos à sua escolha, basta apenas saber o que realmente se quer. Aprender de verdade ou apenas chegar?

Reflita, pois a escolha é sempre sua. Juntos podemos transformar o mundo em um lugar melhor, basta cada um fazer a sua parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

==================================================================

AKIRAAkira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Por que há poucos nikkeis em nosso fu...   Kaneco,Sergio Echigo e China (Ademir Ueta) com seu filho Rafael (FOTO: divulgação)   Nos anos 60, perto da Ponte Rasa, zona le...
ERIKA TAMURA: Japão e sua economia atual Logo após o resultado da eleição norte americana, foi um reboliço só na mídia japonesa. Muito se especulou, mas nada havia de concreto para nenhum...
CANTO DO BACURI > Mari Satake: 8 de março, Dia da ... A menina chega toda de lilás, pergunto a ela por que escolheu se vestir assim e ela me indaga: - mas você não sabe? A mãe intervém. Diz que ontem enqu...
MEMAI: POLÍTICA | OS TABUS DA HISTÓRIA DOS NIKKEIS...  Por Marilia Kubota   Dois projetos idealizados por nipo-brasileiros, Travessias em conflito, de Alexandre Kishimoto e Alice K.  e Abrangên...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *