AKIRA SAITO: OTAGAI

 

“Uma sociedade precisa se conscientizar de que é preciso respeito mútuo, menos egoísmo e mais espírito de união, para que o convívio seja pleno e os problemas minimizados”.

No Japão o espírito de “Otagai” (que significa mútuo, recíproco) está presente no cotidiano das pessoas, na educação e na consciência de sua importância. Uma sociedade que quer desfrutar dos benefícios de ser civilizada precisa em primeiro lugar investir muito em sua educação, não apenas acadêmica, mas também moral e cívica.

Dificilmente uma pessoa mesmo bem instruída, com nível superior, com uma boa situação financeira, mas que não respeita o direito dos outros e que não se importa com o próximo, trará algum benefício válido àqueles que vivem na mesma sociedade.

No Budô (Caminho Marcial) aprendemos desde cedo que o nosso “companheiro de treino” é de suma importância e que o respeito entre ambos deve ser mútuo. Treinar firme não significa apenas querer a sua própria melhoria, mas também demonstrar respeito pelo seu companheiro, oferecendo a ele um oponente digno, para que esta melhoria possa ser desfrutada por ambos. Quando isto acontece, no momento do “Otagai ni Rei” (fazer mesura a ambos) o treinamento se torna algo mais do que apenas um conceito físico, há o “Awase” a junção das energias, onde seu nível de intensidade é determinado por ambos, e que vencer deixa de ser o objetivo principal, passando a um nível mais elevado, que é a do crescimento mútuo.

Uma sociedade elevada necessita de pessoas que atinjam este grau de elevação, pensar no próximo, o mesmo tanto que pensa em si mesmo, com os mesmos direitos.

Vamos juntos tomar algumas atitudes para que possamos transformar a nossa sociedade e o mundo em um lugar melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ERIKA TAMURA: Busca da felicidade   A maioria dos brasileiros que vivem no Japão, têm buscado estabilidade financeira, sucesso, realização profissional, etc...Mas será que algu...
BEM ESTAR: A casa da transformação Todos desejam mudanças. Não compreendem a razão do viver. Impotentes diante das dificuldades, contrariedades, imposições, das adversidades, das ...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Tchau, querida… e mu... Por culpa de um passado mais para alienação, principalmente no seio da comunidade nipo-brasileira, hábito que não se cura da noite pro dia, desconfio ...
JOJOSCOPE: Kemari: photo-história do futebol   Gravura de Toyohara Chikanobu, Kemari, 1897   Em tempos de Copa, vale lembrar que o jogo de chutar uma bolinha era praticado no ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *