AKIRA SAITO: PRINCÍPIOS MORAIS E DISCIPLINA

 

 

“Uma Arte Marcial prepara o cidadão para contribuir para uma sociedade melhor e mais justa”

 

 

Em todas as Artes Marciais japonesas (Budô) há um ensinamento de princípio moral que é parte intrínseca da essência de cada escola. Todo aluno que decide ali aprender as técnicas, deve compreender que qualquer arte não terá nenhuma valia se hoje não contribuir com a sociedade. Para isso deve formar cidadãos de bem.

Mais do que apenas cidadãos, uma Arte Marcial tem em seus ensinamentos, os conceitos dos antigos guerreiros, que faz de seus praticantes, pessoas que devem assumir mais responsabilidades.

Nos dias de hoje é preciso muita disciplina para conseguir alcançar suas metas. Manter os princípios morais não é diferente. Em uma sociedade onde a corrupção é nociva e os atos errados comuns, é preciso estar atento para manter-se correto e não comungar com o cotidiano da maioria. A grande parcela da sociedade é conveniente e conivente, onde a manifestação de insatisfação só é feita quando se sente prejudicado e lhe afeta individualmente, e não como princípio comum a todos.

Sem princípios morais fica muito difícil discernir o certo do errado e sem a disciplina para manter na prática a palavra, a conveniência se faz presente, assim como acontece em todos os aspectos de nossa atual sociedade.

Nossa sociedade precisa de pessoas com princípios morais, que lutem pelo bem geral e não apenas pelo seu próprio. Que almejem riqueza de uma nação e não somente de seu bolso. Educação, Saúde, Violência, são problemas que só serão solucionados quando o pensamento for coletivo e também a cobrança de seus órgãos governamentais.

Juntos podemos transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo. Vamos agir dentro dos princípios morais, com disciplina e unidos em um único objetivo!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAIKAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
MEIRY KAMIA: O poder do sorriso Você sabia que o sorriso pode ser um grande diferencial para atrair amigos e conquistar clientes? E é de graça! O sorriso é uma reação humana, gera...
ERIKA TAMURA: Bullying no Japão O assunto desta semana é delicado, e preza pela gravidade e o tabu que envolvem o tema: bullying, ou, como se diz aqui no Japão, iijime. Quando digo q...
JORGE NAGAO: Culto aos antepassados   Há mais de 80 anos, minha família materna saiu do país do sol nascente para uma aventura com poucas venturas e muitas desventuras rumo ao “p...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *