AKIRA SAITO: Questão de Educação

 

“Uma sociedade com base na educação e na disciplina faz com que as regras e leis tenham sentido prático e as pessoas tenham melhores benefícios”

A educação vem de berço, já dizia um velho ditado. Porém, infelizmente o que se vê normalmente, são pais permissíveis e que tratam seus filhos com protecionismo exagerado, dando-lhes total liberdade e sem limites. Tudo isso amparado na justificativa de que “respeitam” a opinião dos filhos ou que não se pode contrariá-los, pois isso causaria algum tipo de trauma na criança.

Para muitos, a imposição de regras, de limites, de hierarquia, de disciplina, soa como algo militarista e autoritário, como se fosse uma ditadura. Com isso, muitos pais acreditam que adotando uma postura mais “moderna”, permitindo que seus filhos façam o que bem entendem, o transformam em pais democráticos. Ouço frequentemente pais dizendo que seus filhos tem uma postura de não emprestar nada para ninguém e que não podem fazer nada a respeito, simplesmente porque “eles são assim”. Que eu me lembro, sempre aprendi com meus pais a dividir as coisas, de emprestar algum brinquedo para um amigo, e também me lembro que na época, não queria emprestar. Isto é que eu chamo de papel fundamental dos pais, a de ensinar o que é certo, mesmo que quando crianças, pensamos de forma errada.  Ensinar o que é certo, mesmo que contrariando a vontade dos filhos, em minha opinião, é o que realmente o ajudará, até porque, a experiência prova, que se os pais não ensinarem seus filhos desta forma, a vida tratará de ensiná-los, o que na maioria das vezes é bem mais doloroso.

Só uma educação pelo que é certo, fará com que se formem adultos preparados para uma sociedade democrática justa e de bom senso.

Eduquemos bem nossos filhos para que eles possam também lutar por um mundo melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Palavras, Requiescat In Pace -Filha, me passa o tamborete? - pediu o pai Alberto. -Tamborete? O que é isso, pai? - estranhou a menina. -É isso que está ao seu lado- explicou...
ERIKA TAMURA: 4 ANOS DO TSUNAMI NO JAPÃO Há 4 anos atrás, o Japão passava por um fatídico terremoto seguido de tsunami, um tsunami devastador para o norte do país. E eu estava lá. Onde eu ...
ERIKA TAMURA: Espaço do Trabalhador Brasileiro no ... Desde que o ano de 2017 começou, o ETB (Espaço do Trabalhador Brasileiro) está fechado, sem previsão para abrir, por falta de verbas. Para quem não...
JORGE NAGAO: Monja Coen  Dois anos depois da tripla tragédia tsunami/terremoto/usina de Fukushima, peço licença para, humildemente, ceder o espaço da coluna para a Monja Coen...

One Comment

  1. Concordo com Akira Saito Sensei, porque sou mãe premiada: fiquei feliz de ler a frase – “Eduquemos bem nossos filhos para que eles possam também lutar por um mundo melhor!!!!!”
    Sim,é preciso que eles consigam gerar ação construtiva. Não somos eternos: há necessidade de que sejam benquistos por suas ações.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *