AKIRA SAITO: QUESTÃO DE HOMBRIDADE

 

“O valor de uma pessoa se mede pela sua dignidade”

Em uma sociedade em que se busca mais os resultados, muitas vezes pessoas se esquecem que as formas para se chegar deveriam seguir um padrão de honestidade e de valores morais e cívicos. Algumas pessoas realmente acreditam que um pequeno ato errado, pode ser perdoado, se o objetivo for alcançado, é o famoso “os fins justificam os meios”.

Talvez algumas pessoas ensinem seus filhos através de seus exemplos que uma pequena mentira não pode causar tanto problema, mas prefiro acreditar que uma boa formação de caráter nunca pode ser baseada em uma mentira, seja ela do tamanho e do motivo que for. Mentir é errado, seja ela pequena ou grande.

Hoje muitas pessoas fazem questão de status, de cargos, de títulos. Nada de errado com isso, desde que você seja merecedor, de que alguém superior lhe indicou reconhecendo seus valores e que você não tenha que ter manipulado nada com “politicagem” para isso.

No Bushidô (código de conduta dos antigos samurais) pessoas que não mantivessem sua dignidade, baseando-se em mentiras, trapaças, atitudes desonestas ou qualquer outro fator que ferisse o código para alcançar benefícios meramente pessoais, eram banidos com desonra, motivo de grande vergonha e de acordo com este código, isso era pago com a própria vida.

Acredito que o mundo estaria melhor se acreditasse mais nas pessoas do bem e menos nas pessoas que “se fazem do bem”. Se punisse com rigor os atos errados e não fosse tão condescendente com os infratores.

O mundo pode realmente se transformar em um lugar melhor, mas precisamos urgentemente de mais pessoas com dignidade, com honra, com valores morais e cívicos, pessoas com hombridade!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MUNDO VIRTUAL: Direito à imagem e proveito econômi... Em ocasião anterior, já abordei aqui o uso da imagem de alguém, com ênfase no intuito de zombaria, crítica e ofensa direta ao seu titular, através de ...
SHIGUEYUKI YOSHIKUMI: Réquiem ao Dr. Toshio Igaras...   A antropóloga americana Ruth Benedict estudou profundamente o povo japonês. Dentre as qualidades que mais lhe chamou a atenção foi o On – se...
ERIKA TAMURA: O futuro do trabalhador brasileiro n...   Sábado passado participei da reunião do conselho de cidadãos jurisdição Tóquio, onde o tema debatido foi o futuro do trabalhador brasileiro ...
BEM ESTAR: Como estão vivendo? Tudo que existe  nesse planeta, cumprem  devidamente os ciclos repetidamente, em harmonia, renovando cada vez mais. O ser humano também vive de aco...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *