AKIRA SAITO: SHOSHINSHA

 

“O verdadeiro valor a ser reconhecido naqueles que chegam ao topo, é a capacidade de manter a humildade e o espírito como o de um iniciante”

 

 

Nas Artes Marciais Japonesas, uma das lições mais importantes e que ficou enraizado na própria cultura de seu povo, é a Humildade. Não apenas a humildade de reconhecer que seu conhecimento é inferior perante um superior, mas a mais importante, que é a de mesmo sendo o superior, manter a mesma postura de um iniciante.

A palavra Shoshinsha significa “Sho” – Início, “Shin” – Espírito/Alma, “Sha” – pessoa. Que literalmente condiz com o praticante que está iniciando na arte. Mas ao trilhar o caminho da arte por um bom tempo, dependendo do grau de comprometimento do praticante, ele recebe a oportunidade de prestar exame para Shodan. Erroneamente a maioria das pessoas acredita que esta graduação identifica uma formatura e em algumas artes a pessoa até adquire uma “Faixa Preta”, porém a palavra “Sho” tem o mesmo significado de Início e “Dan” significa degrau, ou seja, é o que determina que o praticante foi aceito e está a partir de então iniciando no verdadeiro caminho.

Acredito que o segredo para a evolução de um ser, de forma prática, é mantendo sua humildade, não importando o quão longe e quão alto a pessoa chegue. É a capacidade de manter o espírito de um iniciante, com o mesmo entusiasmo, com a mesma forma de pensar, ouvindo mais do que falando.

O mundo pode se transformar em um lugar melhor, se todos assumirem cada um a sua parte. Sem pretensões em mandar e sem objeções em obedecer. Sem querer tanto ensinar e mais disposto a aprender. Procurando mais assumir e concertar seus próprios erros do que apontar os dos outros. Pensar em ser mais humilde do que se vangloriar de seus atos.

Sem ego, juntos nesta batalha.

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BEM ESTAR: O direito de escolha de cada um Assim que recebermos a licença de encarnação, temos o direito de escolha do que necessitamos para poder cumprir a missão a qual é sabida, após a refle...
JORGE NAGAO: Primeiramente e Gol Inesquecível Primeiramente, o lançamento!   Beth, Manu Araujo, Mauricio Kanno, Sonia Nabarrete e JN.   Após o golpe de 2016 que afastou Dilm...
ERIKA TAMURA: Meu encontro com Fernando Henrique C... (ARQUIVO PESSOAL) Sou intensa nas minhas paixões e muito segura do que quero e gosto. Nunca escondi de ninguém que amo o Japão, s...
JORGE NAGAO: O futebol é o óbvio do povo   Neymar, marcação tripla (foto: divulgação)   O movimento #nãovaitercopa não vingou como era óbvio. Contra a paixão popular, não ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *