AKIRA SAITO: SIMPLESMENTE EDUCAÇÃO

 

“Quando nos preocupamos mais em não causar transtornos ao próximo do que no nosso próprio benefício, poderemos nos considerar civilizados.”

 

Uma cena que percorreu o mundo, e principalmente nas redes sociais do Brasil, foi a dos torcedores japoneses recolhendo o lixo das arquibancadas da Arena Pernambuco, logo após a derrota da Seleção do Japão para a Costa do Marfim. Por um lado me despertou o orgulho por ter no sangue a descendência de um povo tão educado e respeitoso. Por outro me causou uma certa decepção, já que este ato deveria ser comum e cotidiano a qualquer pessoa, ou não? Aprendi desde cedo com meus pais e com meus avós, que nunca (NUNCA) deveríamos jogar qualquer coisa no chão e que lixo deveria ser sempre jogado no lixo. Que quando vamos a uma casa ou lugar de outras pessoas, devemos ser educados, que não devemos bagunçar nada e que deixamos o local igual a como encontramos. Questão de educação, única e simplesmente.

Espero que todas as pessoas que compartilharam esta notícia, em uma próxima oportunidade, levem suas bandejas até o lixo na Praça de alimentação, guardem seus papéis de bala/chiclete no bolso/bolsa até encontrarem uma lixeira, que não joguem suas bitucas de cigarro pela janela do carro. Isto sim ajudará o nosso país, com mudanças práticas, não apenas quando lhe é conveniente.

Não adianta reclamar dos problemas do nosso país, se você é parte integrante, diária e constante deste problema. Não importa qual a sua justificativa ou desculpa, não importa a sua conveniência momentânea, educação se aprende e se ensina em casa e com exemplos.

Vamos aproveitar os vários bons exemplos que estão aí demonstrados por todos os nossos visitantes estrangeiros, e cada um fazendo verdadeiramente a sua parte, transformar o nosso país em um lugar melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
AKIRA SAITO: Ações e palavras   “Assim como uma teoria só tem valor se pode ser comprovada na prática, palavras só serão válidas se forem seguidas de ações”   Muitas...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Ainda sobre o vexame!̷... Juro! Prometo que não mais retomarei o tema após esta Nipônica. E explico porque o estou fazendo agora, antes que me chamem de “bobinho” por minha ins...
JORGE NAGAO: Como Dilma chegou lá contracapa do livro de Ricardo B. Amaral Em 2009, quando Lula lançou a ministra Dilma como candidata do PT, o espanto foi geral. Ele quer eleger u...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *