AKIRA SAITO: SOMOS TODOS IGUAIS, MAS DIFERENTES

 

“A maior prova de igualdade que um ser humano pode exercer é o total respeito pelas diferenças do próximo”

 

 

Em nosso país muito se fala em igualdade, em não ter preconceito, em não haver racismo, em não ter discriminação. Pena que isto se limite apenas em conceitos e teorias, pois na prática isto se mostra totalmente o oposto.

Com a chegada da copa, o que os estrangeiros provaram é que a igualdade impera somente no fato de todos eles não falarem o português do Brasil. Os costumes, crenças, educação, são todos diferentes, isto sem falar no quesito externo que cada nação apresenta uma fisionomia típica.

O que torna esta grande festa uma demonstração de sociedade e cidadania é o fato de todos respeitarem exatamente estas diferenças, sem julgamento, sem um pré-conceito estabelecido, sem intenção de moldar o próximo à sua própria imagem ou opinião.

O povo brasileiro é famoso em acolher bem seus convidados, com isso podemos aproveitar esta grande oportunidade de ter em nosso país tantas pessoas diferentes, tantas culturas, tantos idiomas, tantas opiniões e aprender a respeitar mais. Deixar como lição após o término da Copa este respeito pelas diferenças, este respeito pelo próximo.

Espero profundamente que esta Copa possa deixar bons frutos ao nosso país que já foi tão castigado com desvios milionários, corrupção promessas não cumpridas. Sim, espero que a Copa possa deixar esta boa lição à nossa população: SOMOS TODOS IGUAIS, MAS DIFERENTES – respeito acima de tudo.

O mundo pode se transformar em um lugar melhor, com todos fazendo a sua parte, respeitando toda e qualquer diferença!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *