AKIRA SAITO: SUKI

 

“Só sentimos medo por termos algo a perder, quando praticamos o desapego ou chegamos ao fundo do poço, onde não se tem mais nada, o medo pode deixar de ser seu inimigo e se tornar um grande aliado.”

Nas Arte Marciais Japonesas, há um termo chamado “Suki” que define uma “brecha ou abertura” em nosso Kamae (postura). Isto vai além do conceito físico, não apenas define em uma luta, a “abertura” do sistema defensivo. É muito mais complexo, e utilizado principalmente para designar uma abertura no sistema energético e/ou mental. É preciso encontrar o momento exato deste “Suki” no adversário para que o ataque seja preciso e consiga atingir o alvo com toda eficácia.

Isto muitas vezes as pessoas não percebem, mas acontece frequentemente no dia a dia. Quando estamos focados, concentrados em nossos objetivos, pensando positivamente e tralhando para isso, poucas coisas acontecem que “atrapalhem” esta sincronia de atos. Por outro lado, quando estamos “estressados”, com muitos pensamentos e “problemas”, tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem se concentrar suficientemente nos objetivos principais, damos o “Suki” para que as energias negativas ajam, nos causando danos materiais e até físicos.

O medo é um grande ativador do Suki. Quando queremos vencer, disparamos o medo de perder, e isto causa no instante da luta a hesitação. Por outro lado, aquele que não tem nada a perder, não hesita para dar o passo rumo à vitória.  Isto tudo não significa que não devemos ter medo, muito pelo contrário, o medo é um fator determinante de precaução. O grande segredo neste caso é saber controlar este medo. Os antigos Samurais quando iam para as batalhas, praticavam o desapego à vida e não o medo da morte, o que exatamente lhes garantia a vitória e a continuidade de seus dias.

Não devemos ter medo dos dias ruins, mas sim nos concentrar firmemente no que iremos fazer para concluir nossos objetivos. Uma mente focada e concentrada não dará “Suki” para nenhum tipo de mal que nos possa afligir.

Assim poderemos buscar sem medo transformar o mundo em um lugar melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

 

Akira Saito

professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

E-mail: akira.karate@gmail.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AKIRA SAITO: Mo Ichi Do   “Aquele que persiste sempre alcançará seus objetivos, pois diante de um fracasso ou uma queda, ele se reerguerá e tentará mais uma vez”  ...
MUNDO VIRTUAL: Quando e como os e-mails têm valor... Para que chegássemos aos meios de comunicação que hoje existem no mundo virtual, eu me recordo que há algumas décadas haviam a máquina de escrever, o ...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: Quem tem uma presidente co... A personagem do momento, recordista de memes nas redes sociais, é a nossa presidente, e que culminou no pronunciamento que deu recentemente, na ONU, c...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Último Shinenkai do Rojin Ka...   A partir do próximo ano, a celebração do ano novo será unificada pela administração da ABCEL, Associação Beneficente, Cultural de Esportiva de Lins,...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *