ALIANÇA: Livro revela ‘a verdadeira história’ das Três Alianças

capaLançado no ano passado no Japão, “Aliança – A Terra da Cooperação” (Editora Jornalística União Nikkei, 360 páginas), de Kai Kimura, acaba de ser traduzido para o português. Trata-se de um importante registro sobre a fundação da Colônia Aliança. Traduzido por Arnaldo Massato Oka, o livro será lançado esta semana em dois eventos. O primeiro acontece neste domingo (9), na Associação Aichi do Brasil (Rua Santa Luzia, 74), no bairro da Liberdade, na capital paulista, em comemoração aos 55 anos de fundação da Associação Cultural e Recreativa Nagano Kenjin do Brasil. O segundo está programado para o dia seguinte, segunda-feira (10), no Kaikan da Primeira Aliança, em Mirandópolis (SP), como parte das comemorações dos 90 anos de história da Aliança.

A data, aliás, foi o principal motivo que levou o jornal Nikkey Shimbun a publicar a obra de Kimura. “Achamos também que se trata de uma obra importante para os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, que serão celebrados em 2015”, explica o redator chefe do Nikkey Shimbun, Masayuki Fukusawa.

Segundo o jornalista, “o livro revela a verdadeira história da colonização das Três Alianças e que por muitos anos permaneceu esquecida”. “É um capítulo importante da nossa história que merece ser contada para as novas gerações”, diz Fukasawa, acrescentando que “mesmos os mais velhos não sabem ao certo o que realmente aconteceu”.

“A história da Aliança é peculiar. Diferentes de outras colonizações como Bastos e Tietê, por exemplo, que foram patrocinadas pelo governo japonês. A colonização da Aliança foi diferente porque foi um movimento do povo e para o povo”, conta Fukasawa, que deixa um grande ponto de interrogação.

“O que nos intriga é porque o governo japonês, e mesmo as entidades nipo-brasileiras, ocultaram esse importante capítulo da nossa história”, questiona o jornalista, lembrando que, “mesma na atual situação em que se encontra a Aliança, é imprescindível conhecermos a fundo essa história”.

Segundo ele, o autor, Kai Kimura, entrou em contato com a Aliança pela primeira em 1994, quando apresentou a peça Mokuren no Uta (O Canto da Magnólia) por ocasião das comemorações do Centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. O grupo fez 15 apresentações em 12 metrópoles brasileiras, além do povoado de Aliança.

Fundador do Teatro Toitsu (atual NPO Gendaiza), Kimura sentiu-se atraído pelo enigma da Aliança e iniciou, por conta própria, uma investigação que durariam décadas.

Mesmo morando no Japão, o autor passou a pesquisar sobre a imigração japonesa de antes da Segunda Guerra Mundial e conversou com diversas pessoas ligadas à migração, ao mesmo tempo que escrevia para o site Aliança Tsushin (Correspondência da Aliança). Durante o levantamento do material, Kimura esteve por quatro ou cinco vezes no Brasil e também recebeu colaboração de muitas pessoas tanto do Brasil como do Japão.

O livro, segundo ele, “é uma forma de homenagear os emigrantes e para ser capaz de continuar a dizer ‘não me esquecerei [dos imigrantes]’.

(Aldo Shiguti)

 

Lançamento do livro “Aliança – A Terra da Cooperação”

Quando: Dia 9 de novembro, a partir das 10 horas, na cerimônia comemorativa dos 55 anos da Associação Cultural e Recreativa Nagano Kenjin do Brasil

Onde: Associação Aichi Kenjin do Brasil (Rua Santa Luzia, 74 – Liberdade – SP)

 

Dia 10 de novembro, no Kaikan da Primeira Aliança, em Mirandópolis (SP)

 

Nos dois eventos, o livro estará sendo vendido a R$ 40,00, depois volta ao preço normal (R$ 50,00)

Após o lançamento, o livro poderá ser encontrado no Nikkey Shimbun (Tel.: 11/3340-6060), Fonomag (Tel.: 11/3104-3399), Livraria Sol (11/3208-6588) e Livraria Takano (Tel.: 11/3209-3313)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

INTERCÂMBIO: Inscrições para o JET Programme vai a...   O JET Programme é um programa do governo japonês que visa a promover o enriquecimento do intercâmbio cultural, o ensino de línguas estrangei...
INTERCÂMBIO: Universidades japonesas vão receber m...   Cerca de 1.300 alunos chegarão ao Japão todos os anos por programa do governo do Brasil   Segundo a ipcdigital.com - Universidades e ...
TOSA MATSURI: Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Animadne...   Se, no sábado, a banda Gaijin Sentai "roubou a cena" no primeiro dia do Tosa Matsuri, no domingo – em que o candidato a prefeito de São Paul...
LONDRINA: Lei coloca Expo Japão no calendário ofic...   O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, sancionou no último dia 18, a Lei nº11.923/2013 que inclui no calendário de comemorações of...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *