ANDRADINA: Andradina terá encontro regional de mulheres nipo-brasileiras

A prefeita de Andradina (SP), Tamiko Inoue (PCdoB), convidou a cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Hitomi Sekuguchi, e a presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Harumi Goya, para participarem de um encontro regional de mulheres nipo-brasileiras que acontecerá em Andradina, com data prevista entre a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de julho.

 

A prefeita de Andradina, Tamiko Inoue (dir), e Jamil Ono durante visita à presidente do Bunkyo. Foto: Secom/Prefeitura

 

O convite foi feito pessoalmente no último dia 27, durante visita da prefeita ao Consulado Geral do Japão em São Paulo e ao Bunkyo.

O encontro inédito vai envolver mulheres nipo-brasileiras da região noroeste e será feito em homenagem aos 80 anos de fundação do município de Andradina, além de ser uma prévia das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que ocorre em 2018.

“Tanto a cônsul como a presidente do Bunkyo ficaram muito felizes com o convite, e sinalizaram que estarão presente no encontro, já que será a primeira vez que ambas visitam a região oeste do Estado”, disse Tamiko, que é umas das primeiras prefeitas nikkeis do país, destacando que Harumi também é a primeira mulher a ocupar a Presidência do Bunkyo.

Participaram também das discussões o Assessor de Assuntos Estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, o Ouvidor Público, Edu Hara, e a assessora Andreia Silva.  Jamil explica que o Consulado é a janela de entrada dos países. “Toda parte de desenvolvimento, cultural, esportiva, social da relação entre países começa pelo consulado”.

Durante as reuniões, além de debater 110 anos da imigração japonesa no Brasil , a prefeita de Andradina aproveitou para estreitar o relacionamento com os dois importantes órgãos e conversar sobre vários assuntos, como a Japan House, que abre duas portas para o público neste sábado (6), na Avenida Paulista.

 

 

 

 

Related Post

BEISEBOL: Marília fatura o 15º Torneio Interclubes... A categoria Infantil do Nikkey Clube de Marília sagrou-se campeã do 15º Torneio Internacional de Beisebol Interclubes Infantil “Taça Luiz Simizi” 2015...
PRÓ-SAVANA: Missão liderada por Luiz Nishimori emb... No próximo dia 15, uma comitiva liderada pelo deputado federal Luiz Nishimori (PSDB-PR) estará embarcando para Moçambique para conhecer a área destina...
SAÚDE: Governo do Japão anuncia apoio para combate... O governo do Japão se uniu ao Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para o enfrentamento da epidemia de vírus zika na América Latina e o Caribe...
CUIABÁ-MT: 3º Festival do Japão de Mato Grosso ...   Aproximadamente 80 mil pessoas devem prestigiar os três dias da terceira edição do Festival do Japão Tanabata Matsuri, em Cuiabá. A maior expr...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *